Projetos digitais: estudo de caso sobre inovação no canal de atacado de uma grande empresa de moda no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Gustavo de Paula Moreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23415
Resumo: O presente estudo tem como objetivo pesquisar a importância e as restrições que existem para a inovação digital no mercado de atacado além de entender seu impacto e sugerir oportunidades. Esses projetos já estavam em etapas iniciais de planejamento e execução, mas foram acelerados pelo momento da pandemia desde março de 2020, para gerar alternativas de receita para os parceiros e para a empresa. Essa pesquisa é realizada por meio de uma pesquisa qualitativa com observação direta e de entrevistas estruturadas com os responsáveis diretos pelos projetos. Os resultados obtidos demonstram o impacto positivo dos projetos no canal, gerando receita adicional e podendo atingir até 19% de crescimento na movimentação financeira. Além disso foi possível visualizar as barreiras encontradas pelo receio dos lojistas e esboçar planos para melhoria por meio de informação e treinamentos
id UFF-2_a361daa21edbf194aa55bf1b03fb708b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23415
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Projetos digitais: estudo de caso sobre inovação no canal de atacado de uma grande empresa de moda no BrasilInovação digitalCanal de atacadoInovação tecnológicaComércio atacadistaModaDigital innovatonFashion wholesaleOmnichannelO presente estudo tem como objetivo pesquisar a importância e as restrições que existem para a inovação digital no mercado de atacado além de entender seu impacto e sugerir oportunidades. Esses projetos já estavam em etapas iniciais de planejamento e execução, mas foram acelerados pelo momento da pandemia desde março de 2020, para gerar alternativas de receita para os parceiros e para a empresa. Essa pesquisa é realizada por meio de uma pesquisa qualitativa com observação direta e de entrevistas estruturadas com os responsáveis diretos pelos projetos. Os resultados obtidos demonstram o impacto positivo dos projetos no canal, gerando receita adicional e podendo atingir até 19% de crescimento na movimentação financeira. Além disso foi possível visualizar as barreiras encontradas pelo receio dos lojistas e esboçar planos para melhoria por meio de informação e treinamentosThis study aims to research the importance and restrictions that exist for digital innovation in the wholesale fashion market, in addition to understanding its impact and suggesting future opportunities. These projects were already in the initial stages of planning and execution, but were accelerated by the moment of the pandemic since March 2020, to generate alternative income for partners and for the company. This research is carried out through qualitative research with direct observation and structured interviews with those directly responsible for the projects. The results obtained demonstrate the positive impact of the projects on the channel, generating additional sales and reaching up to 19% growth in financial transactions. In addition, it was possible to visualize the obstacles encountered by the fear of shopkeepers and outline plans for improvement through information and trainingAndrade, Emmanuel Paiva deNeves, Júlio César BispoBergiante, Nissia Carvalho RosaLins, Gustavo de Paula Moreira2021-09-29T13:28:29Z2021-09-29T13:28:29Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLINS, Gustavo de Paula Moreira. Projetos digitais: estudo de caso sobre inovação no canal de atacado de uma grande empresa de moda no Brasil. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23415http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-22T15:19:37Zoai:app.uff.br:1/23415Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:11.263907Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos digitais: estudo de caso sobre inovação no canal de atacado de uma grande empresa de moda no Brasil
title Projetos digitais: estudo de caso sobre inovação no canal de atacado de uma grande empresa de moda no Brasil
spellingShingle Projetos digitais: estudo de caso sobre inovação no canal de atacado de uma grande empresa de moda no Brasil
Lins, Gustavo de Paula Moreira
Inovação digital
Canal de atacado
Inovação tecnológica
Comércio atacadista
Moda
Digital innovaton
Fashion wholesale
Omnichannel
title_short Projetos digitais: estudo de caso sobre inovação no canal de atacado de uma grande empresa de moda no Brasil
title_full Projetos digitais: estudo de caso sobre inovação no canal de atacado de uma grande empresa de moda no Brasil
title_fullStr Projetos digitais: estudo de caso sobre inovação no canal de atacado de uma grande empresa de moda no Brasil
title_full_unstemmed Projetos digitais: estudo de caso sobre inovação no canal de atacado de uma grande empresa de moda no Brasil
title_sort Projetos digitais: estudo de caso sobre inovação no canal de atacado de uma grande empresa de moda no Brasil
author Lins, Gustavo de Paula Moreira
author_facet Lins, Gustavo de Paula Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Emmanuel Paiva de
Neves, Júlio César Bispo
Bergiante, Nissia Carvalho Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Gustavo de Paula Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação digital
Canal de atacado
Inovação tecnológica
Comércio atacadista
Moda
Digital innovaton
Fashion wholesale
Omnichannel
topic Inovação digital
Canal de atacado
Inovação tecnológica
Comércio atacadista
Moda
Digital innovaton
Fashion wholesale
Omnichannel
description O presente estudo tem como objetivo pesquisar a importância e as restrições que existem para a inovação digital no mercado de atacado além de entender seu impacto e sugerir oportunidades. Esses projetos já estavam em etapas iniciais de planejamento e execução, mas foram acelerados pelo momento da pandemia desde março de 2020, para gerar alternativas de receita para os parceiros e para a empresa. Essa pesquisa é realizada por meio de uma pesquisa qualitativa com observação direta e de entrevistas estruturadas com os responsáveis diretos pelos projetos. Os resultados obtidos demonstram o impacto positivo dos projetos no canal, gerando receita adicional e podendo atingir até 19% de crescimento na movimentação financeira. Além disso foi possível visualizar as barreiras encontradas pelo receio dos lojistas e esboçar planos para melhoria por meio de informação e treinamentos
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-29T13:28:29Z
2021-09-29T13:28:29Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LINS, Gustavo de Paula Moreira. Projetos digitais: estudo de caso sobre inovação no canal de atacado de uma grande empresa de moda no Brasil. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23415
identifier_str_mv LINS, Gustavo de Paula Moreira. Projetos digitais: estudo de caso sobre inovação no canal de atacado de uma grande empresa de moda no Brasil. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823669598486528