Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2269 |
Resumo: | o estudo traz uma reflexão sobre a pesquisa científica em Administração no Brasil e como esta tem sido conduzida no curso de graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda. O objetivo foi analisar a contribuição das disciplinas que orientam a pesquisa científica, as respostas dos alunos sobre a importância da investigação científica em sua formação. A pesquisa caracterizou-se como aplicada, quantitativa e descritiva e envolveu o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: um questionário para levantamento de opinião dos alunos, o levantamento de suas notas obtidas no artigo produzido no âmbito do programa intitulado Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS), e as notas nas atividades do trabalho de conclusão de curso (TCC). O primeiro resultado revela que o Laboratório de Gestão complementa as atividades da disciplina de Metodologia, o segundo indica uma relação entre o desempenho dos alunos no artigo realizado no Laboratório de Gestão e o desempenho destes no TCC e o terceiro resultado evidencia o reconhecimento dos alunos quanto a pesquisa como uma prática relevante ao bom desempenho no TCC. De modo geral, os resultados demonstram a importância da pesquisa científica e de sua boa condução para melhor formação dos alunos, e o sucesso do uso de uma metodologia inovadora que integra educação gerencial e pesquisa, o Laboratório de Gestão |
id |
UFF-2_a3a587fac970d408ae91ecc1b9f280d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/2269 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicadaPesquisa científicaEnsino em administraçãoLaboratório de gestãoPesquisa científicaEnsino de administraçãoLaboratório de gestãoScientific researchTeaching in administrationManagement labo estudo traz uma reflexão sobre a pesquisa científica em Administração no Brasil e como esta tem sido conduzida no curso de graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda. O objetivo foi analisar a contribuição das disciplinas que orientam a pesquisa científica, as respostas dos alunos sobre a importância da investigação científica em sua formação. A pesquisa caracterizou-se como aplicada, quantitativa e descritiva e envolveu o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: um questionário para levantamento de opinião dos alunos, o levantamento de suas notas obtidas no artigo produzido no âmbito do programa intitulado Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS), e as notas nas atividades do trabalho de conclusão de curso (TCC). O primeiro resultado revela que o Laboratório de Gestão complementa as atividades da disciplina de Metodologia, o segundo indica uma relação entre o desempenho dos alunos no artigo realizado no Laboratório de Gestão e o desempenho destes no TCC e o terceiro resultado evidencia o reconhecimento dos alunos quanto a pesquisa como uma prática relevante ao bom desempenho no TCC. De modo geral, os resultados demonstram a importância da pesquisa científica e de sua boa condução para melhor formação dos alunos, e o sucesso do uso de uma metodologia inovadora que integra educação gerencial e pesquisa, o Laboratório de GestãoThe study provides an insight into a scientific research regarding Administration in Brazil and how it is being conducted in the graduation course of Administration at the Universidade Federal Fluminense, in Volta Redonda. This research's goal was to analyze the contribution ofthe material that guides the scientific research, the students' answers about the importance of the scientific research in its development. The research was characterized as applied, quantative and descriptive, and involved the use of standard data collection techniques; a survey to assess the. students' opining and an assessment of their grades obtained on the research paper produced in Simulated Organizational Management Lab and the grades obtained in the activities in the conclusion of the work course. The first finding shows that the Simulated Organizational Management Lab complement the activities of the Methodology of Research discipline; the second indicates the relation between the performance of the students in the work conducted in the Management Laboratory and their performance in the conclusion work; and the third finding is regarding the recognition of the students about the research as a relevant practice to the good performance in the conclusion work. Overall, the results show the importance of the scientific research and the importance of its well conducted to better form students, and the success of the usage of an innovative method that integrates management education and research, the Management LabOliveira, Murilo AlvarengaLeite, Ana Paula Todaro TaveiraPereira, Rodrigo Carlos MarquesSouza, Larissa Farinazo de2016-09-26T14:30:54Z2016-09-26T14:30:54Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2269CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-17T13:41:40Zoai:app.uff.br:1/2269Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:58.594124Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada |
title |
Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada |
spellingShingle |
Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada Souza, Larissa Farinazo de Pesquisa científica Ensino em administração Laboratório de gestão Pesquisa científica Ensino de administração Laboratório de gestão Scientific research Teaching in administration Management lab |
title_short |
Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada |
title_full |
Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada |
title_fullStr |
Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada |
title_full_unstemmed |
Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada |
title_sort |
Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada |
author |
Souza, Larissa Farinazo de |
author_facet |
Souza, Larissa Farinazo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Murilo Alvarenga Leite, Ana Paula Todaro Taveira Pereira, Rodrigo Carlos Marques |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Larissa Farinazo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa científica Ensino em administração Laboratório de gestão Pesquisa científica Ensino de administração Laboratório de gestão Scientific research Teaching in administration Management lab |
topic |
Pesquisa científica Ensino em administração Laboratório de gestão Pesquisa científica Ensino de administração Laboratório de gestão Scientific research Teaching in administration Management lab |
description |
o estudo traz uma reflexão sobre a pesquisa científica em Administração no Brasil e como esta tem sido conduzida no curso de graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda. O objetivo foi analisar a contribuição das disciplinas que orientam a pesquisa científica, as respostas dos alunos sobre a importância da investigação científica em sua formação. A pesquisa caracterizou-se como aplicada, quantitativa e descritiva e envolveu o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: um questionário para levantamento de opinião dos alunos, o levantamento de suas notas obtidas no artigo produzido no âmbito do programa intitulado Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS), e as notas nas atividades do trabalho de conclusão de curso (TCC). O primeiro resultado revela que o Laboratório de Gestão complementa as atividades da disciplina de Metodologia, o segundo indica uma relação entre o desempenho dos alunos no artigo realizado no Laboratório de Gestão e o desempenho destes no TCC e o terceiro resultado evidencia o reconhecimento dos alunos quanto a pesquisa como uma prática relevante ao bom desempenho no TCC. De modo geral, os resultados demonstram a importância da pesquisa científica e de sua boa condução para melhor formação dos alunos, e o sucesso do uso de uma metodologia inovadora que integra educação gerencial e pesquisa, o Laboratório de Gestão |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-26T14:30:54Z 2016-09-26T14:30:54Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2269 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823601983160320 |