Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Larissa Farinazo de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2269
Resumo: o estudo traz uma reflexão sobre a pesquisa científica em Administração no Brasil e como esta tem sido conduzida no curso de graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda. O objetivo foi analisar a contribuição das disciplinas que orientam a pesquisa científica, as respostas dos alunos sobre a importância da investigação científica em sua formação. A pesquisa caracterizou-se como aplicada, quantitativa e descritiva e envolveu o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: um questionário para levantamento de opinião dos alunos, o levantamento de suas notas obtidas no artigo produzido no âmbito do programa intitulado Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS), e as notas nas atividades do trabalho de conclusão de curso (TCC). O primeiro resultado revela que o Laboratório de Gestão complementa as atividades da disciplina de Metodologia, o segundo indica uma relação entre o desempenho dos alunos no artigo realizado no Laboratório de Gestão e o desempenho destes no TCC e o terceiro resultado evidencia o reconhecimento dos alunos quanto a pesquisa como uma prática relevante ao bom desempenho no TCC. De modo geral, os resultados demonstram a importância da pesquisa científica e de sua boa condução para melhor formação dos alunos, e o sucesso do uso de uma metodologia inovadora que integra educação gerencial e pesquisa, o Laboratório de Gestão
id UFF-2_a3a587fac970d408ae91ecc1b9f280d8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2269
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicadaPesquisa científicaEnsino em administraçãoLaboratório de gestãoPesquisa científicaEnsino de administraçãoLaboratório de gestãoScientific researchTeaching in administrationManagement labo estudo traz uma reflexão sobre a pesquisa científica em Administração no Brasil e como esta tem sido conduzida no curso de graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda. O objetivo foi analisar a contribuição das disciplinas que orientam a pesquisa científica, as respostas dos alunos sobre a importância da investigação científica em sua formação. A pesquisa caracterizou-se como aplicada, quantitativa e descritiva e envolveu o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: um questionário para levantamento de opinião dos alunos, o levantamento de suas notas obtidas no artigo produzido no âmbito do programa intitulado Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS), e as notas nas atividades do trabalho de conclusão de curso (TCC). O primeiro resultado revela que o Laboratório de Gestão complementa as atividades da disciplina de Metodologia, o segundo indica uma relação entre o desempenho dos alunos no artigo realizado no Laboratório de Gestão e o desempenho destes no TCC e o terceiro resultado evidencia o reconhecimento dos alunos quanto a pesquisa como uma prática relevante ao bom desempenho no TCC. De modo geral, os resultados demonstram a importância da pesquisa científica e de sua boa condução para melhor formação dos alunos, e o sucesso do uso de uma metodologia inovadora que integra educação gerencial e pesquisa, o Laboratório de GestãoThe study provides an insight into a scientific research regarding Administration in Brazil and how it is being conducted in the graduation course of Administration at the Universidade Federal Fluminense, in Volta Redonda. This research's goal was to analyze the contribution ofthe material that guides the scientific research, the students' answers about the importance of the scientific research in its development. The research was characterized as applied, quantative and descriptive, and involved the use of standard data collection techniques; a survey to assess the. students' opining and an assessment of their grades obtained on the research paper produced in Simulated Organizational Management Lab and the grades obtained in the activities in the conclusion of the work course. The first finding shows that the Simulated Organizational Management Lab complement the activities of the Methodology of Research discipline; the second indicates the relation between the performance of the students in the work conducted in the Management Laboratory and their performance in the conclusion work; and the third finding is regarding the recognition of the students about the research as a relevant practice to the good performance in the conclusion work. Overall, the results show the importance of the scientific research and the importance of its well conducted to better form students, and the success of the usage of an innovative method that integrates management education and research, the Management LabOliveira, Murilo AlvarengaLeite, Ana Paula Todaro TaveiraPereira, Rodrigo Carlos MarquesSouza, Larissa Farinazo de2016-09-26T14:30:54Z2016-09-26T14:30:54Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2269CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-17T13:41:40Zoai:app.uff.br:1/2269Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:58.594124Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada
title Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada
spellingShingle Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada
Souza, Larissa Farinazo de
Pesquisa científica
Ensino em administração
Laboratório de gestão
Pesquisa científica
Ensino de administração
Laboratório de gestão
Scientific research
Teaching in administration
Management lab
title_short Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada
title_full Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada
title_fullStr Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada
title_full_unstemmed Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada
title_sort Orientação científica através do laboratório de gestão: a impressão dos alunos quanto a pesquisa aplicada
author Souza, Larissa Farinazo de
author_facet Souza, Larissa Farinazo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Murilo Alvarenga
Leite, Ana Paula Todaro Taveira
Pereira, Rodrigo Carlos Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Larissa Farinazo de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa científica
Ensino em administração
Laboratório de gestão
Pesquisa científica
Ensino de administração
Laboratório de gestão
Scientific research
Teaching in administration
Management lab
topic Pesquisa científica
Ensino em administração
Laboratório de gestão
Pesquisa científica
Ensino de administração
Laboratório de gestão
Scientific research
Teaching in administration
Management lab
description o estudo traz uma reflexão sobre a pesquisa científica em Administração no Brasil e como esta tem sido conduzida no curso de graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda. O objetivo foi analisar a contribuição das disciplinas que orientam a pesquisa científica, as respostas dos alunos sobre a importância da investigação científica em sua formação. A pesquisa caracterizou-se como aplicada, quantitativa e descritiva e envolveu o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: um questionário para levantamento de opinião dos alunos, o levantamento de suas notas obtidas no artigo produzido no âmbito do programa intitulado Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS), e as notas nas atividades do trabalho de conclusão de curso (TCC). O primeiro resultado revela que o Laboratório de Gestão complementa as atividades da disciplina de Metodologia, o segundo indica uma relação entre o desempenho dos alunos no artigo realizado no Laboratório de Gestão e o desempenho destes no TCC e o terceiro resultado evidencia o reconhecimento dos alunos quanto a pesquisa como uma prática relevante ao bom desempenho no TCC. De modo geral, os resultados demonstram a importância da pesquisa científica e de sua boa condução para melhor formação dos alunos, e o sucesso do uso de uma metodologia inovadora que integra educação gerencial e pesquisa, o Laboratório de Gestão
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-26T14:30:54Z
2016-09-26T14:30:54Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2269
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823601983160320