O trabalho da/o assistente social na implementação da política de cotas sociais nas Universidades Federais do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezadri, Michely
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23252
Resumo: A presente pesquisa objetivou analisar o trabalho das/os Assistentes Sociais na implementação da política de cotas sociais nas universidades federais do Rio de Janeiro. Apresenta como metodologia a revisão bibliográfica, levantamento de dados acerca da política de educação e análise documental dos editais de reserva de vagas das universidades pesquisadas. Explicita a análise acerca da constituição das universidades no Brasil, a implementação da política de cotas nas universidades federais por meio da Lei 12.711/2012, com destaque para o trabalho do assistente social nas universidades, em especial a atividade de avaliação do critério de renda aos candidatos optantes pelas cotas sociais, aqueles com renda bruta familiar per capita inferior ou igual até 1,5 salários mínimos. Evidenciamos que a universidade brasileira desenvolveu-se refletindo as características da sociedade, gerando um modelo de educação superior hierarquizada que privilegiou o atendimento das classes dominantes apartando largas parcelas da população de seu acesso. A luta por ações afirmativas, dentre elas as cotas para universidade, busca corrigir as desigualdades sociais e raciais estruturais da formação social brasileira, esta luta ganha força com a promulgação da Lei federal de Cotas. Como resultados identificamos que o modelo adotado para a política, reflete o racismo institucional brasileiro ao secundarizar as cotas raciais, condicionando-as a origem escolar. O assistente social ao desenvolver a verificação da análise de renda, tem sua competência profissional, de realização de estudo socioeconômico, reduzida a análise de renda para verificação do requisito de acesso à universidade, sofrendo os rebatimentos deste processo no seu trabalho. Assim, se por um lado, as cotas sociais são um importante avanço no sentido de ampliar o acesso da população a universidades, as condições pelas quais a política tem sido implementada revelam como a burocracia e a precarização operam um mecanismo de exclusão.
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Explicita a análise acerca da constituição das universidades no Brasil, a implementação da política de cotas nas universidades federais por meio da Lei 12.711/2012, com destaque para o trabalho do assistente social nas universidades, em especial a atividade de avaliação do critério de renda aos candidatos optantes pelas cotas sociais, aqueles com renda bruta familiar per capita inferior ou igual até 1,5 salários mínimos. Evidenciamos que a universidade brasileira desenvolveu-se refletindo as características da sociedade, gerando um modelo de educação superior hierarquizada que privilegiou o atendimento das classes dominantes apartando largas parcelas da população de seu acesso. A luta por ações afirmativas, dentre elas as cotas para universidade, busca corrigir as desigualdades sociais e raciais estruturais da formação social brasileira, esta luta ganha força com a promulgação da Lei federal de Cotas. Como resultados identificamos que o modelo adotado para a política, reflete o racismo institucional brasileiro ao secundarizar as cotas raciais, condicionando-as a origem escolar. O assistente social ao desenvolver a verificação da análise de renda, tem sua competência profissional, de realização de estudo socioeconômico, reduzida a análise de renda para verificação do requisito de acesso à universidade, sofrendo os rebatimentos deste processo no seu trabalho. Assim, se por um lado, as cotas sociais são um importante avanço no sentido de ampliar o acesso da população a universidades, as condições pelas quais a política tem sido implementada revelam como a burocracia e a precarização operam um mecanismo de exclusão.This research aimed to analyze the labor of Social Workers in the implementation of social quota policy in Rio de Janeiro‟s federal universities. Methodologically was used the bibliographic review, data survey about the education policy and document analysis of researched‟s universities notices. This study analysis the constitution of Brazil‟s universities, the implementation of the Law 12.711 / 2012 that concerns the quota policy in federal universities, in emphasis social worker‟s labor in universities, especially the activity of assessing the income criteria for candidates who opting for social quotas, those with per capita family less than or equal to 1.5 minimum wages. We show that the development of Brazilian‟s university reflect the society‟s characteristics, once sendiment a hierarchical model of college education that privileged the dominant classes, separating large portions of the population from their access. The struggle for affirmative actions, among them the university quotas, seeks to correct the structural social and racial inequalities of Brazil‟s social formation, this fight gains strength with the promulgation Federal‟s Quota Law. As a result, we identified that the policy model adopted, reflects the Brazilian‟s institutional racismo once sideline the racial quotas, conditioning them to school origin. The social worker, when developing the verification of the income analysis with a socioeconomic study, as they professional competence, has reduced the income analysis to verify the requirement of access to the university, suffering the repercussions of this process in their labor. Thus, if in on the one hand, social quotas are an important step towards expanding the population's access to universities, on the other hand the conditions of the policy‟s implementetions reveal how bureaucracy and precariousness operate an exclusion mechanism.154f.N/ALima, Katia Regina de Souza LimaAlmeida, Ney Luiz Teixeira deSantos, Francine Helfreich Coutinho dosMezadri, Michely2021-09-17T17:35:01Z2021-09-17T17:35:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEZADRI, Michely. O trabalho da/o assistente social na implementação da política de cotas sociais nas Universidades Federais do Rio de Janeiro. 154 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Desenvolvimento Regional)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23252Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-17T17:35:01Zoai:app.uff.br:1/23252Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-17T17:35:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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