Sobre a autonomia da forma na dança: Rudolf Laban confrontado a partir de Theodor Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Vivian Vieira Peçanha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31259
Resumo: Esta pesquisa abre uma discussão acerca da questão da autonomia da forma na dança a partir da análise do trabalho desenvolvido pelo teórico, bailarino e coreógrafo Rudolf von Laban (1879-1958). A proposta é situar este artista e teórico do movimento diante do projeto de emancipação das formas artísticas sugerido pelas vanguardas do início do século 20, e mais especificamente, situar sua dança e suas proposições teóricas de acordo com a visão de Theodor Adorno sobre as vanguardas históricas. Uma das principais preocupações das vanguardas, como se sabe, era a desvinculação das formas de arte aos problemas externos, enredos psicológicos ou políticos, além do resgate dos elementos e princípios mais fundamentais para cada tipo específico de arte. É como podemos observar na pintura abstracionista e na música dodecafônica, por exemplo: o olhar estava voltado para a configuração formal da arte em si, e para o estudo de seus elementos mais básicos. A reflexão que Theodor Adorno traz sobre o problema da autonomia da forma nas primeiras décadas do século 20, nos ajudará a lançar, então, um olhar sobre a própria dança moderna, a partir dos trabalhos artísticos e teóricos desenvolvidos por Rudolf von Laban na mesma época
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spelling Sobre a autonomia da forma na dança: Rudolf Laban confrontado a partir de Theodor AdornoOn the autonomy of form in Dance: Rudolf Laban confronted by Theodor AdornoRudolf von LabanDança modernaAutonomia da arteDança moderna - aspecto históricoLaban, Rudolf von, 1879-1958Rudolf von LabanModern danceAutonomy of artEsta pesquisa abre uma discussão acerca da questão da autonomia da forma na dança a partir da análise do trabalho desenvolvido pelo teórico, bailarino e coreógrafo Rudolf von Laban (1879-1958). A proposta é situar este artista e teórico do movimento diante do projeto de emancipação das formas artísticas sugerido pelas vanguardas do início do século 20, e mais especificamente, situar sua dança e suas proposições teóricas de acordo com a visão de Theodor Adorno sobre as vanguardas históricas. Uma das principais preocupações das vanguardas, como se sabe, era a desvinculação das formas de arte aos problemas externos, enredos psicológicos ou políticos, além do resgate dos elementos e princípios mais fundamentais para cada tipo específico de arte. É como podemos observar na pintura abstracionista e na música dodecafônica, por exemplo: o olhar estava voltado para a configuração formal da arte em si, e para o estudo de seus elementos mais básicos. A reflexão que Theodor Adorno traz sobre o problema da autonomia da forma nas primeiras décadas do século 20, nos ajudará a lançar, então, um olhar sobre a própria dança moderna, a partir dos trabalhos artísticos e teóricos desenvolvidos por Rudolf von Laban na mesma épocaThis research opens a discussion about the issue of autonomy of form in dance from the analysis of the work of the theorist, dancer and choreographer Rudolf von Laban (1879-1958). The proposal is to locate this artist and theoretician of movement in front the emancipation project of artistic forms suggested by the vanguards of the early 20th century, and more specifically, to situate their dance and their theoretical propositions in accordance with the Theodor Adorno s vision about the historical vanguards. One of the main concern of the vanguards, as we know, was the detachment of art forms to external problems, psychological or political entanglements, and the rescue of the most fundamental principles and elements for each specific type of art. It can be seen in the abstractionist painting and twelve-tone music, for example: the look was focused on the formal configuration art itself, and on the study of its more basic elements. The reflection that Theodor Adorno brings about the problem of autonomy of form in the first decades of the 20th century, will help us launch a look at modern dance, from the theoretical and artistic works developed by Rudolf von Laban at the same time134 p.Ramos, Pedro Hussak Van Velthenhttp://lattes.cnpq.br/2002089262954285Cerbino, BeatrizMachado, Marcus Viniciushttp://lattes.cnpq.br/9071148381102652Barbosa, Vivian Vieira Peçanha2023-11-28T01:43:47Z2023-11-28T01:43:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Vivian Vieira Peçanha. Sobre a autonomia da forma na dança: Rudolf Laban confrontado a partir de Theodor Adorno. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31259CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-28T01:43:51Zoai:app.uff.br:1/31259Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:00.166060Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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