A biblioteca universitária e a educação superior a distância: estudo do planejamento dos serviços, compartilhamento da informação e do conhecimento nas universidades no Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos Filha, Mara Helena Forny
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10600
Resumo: Esta pesquisa é um estudo de caso exploratório que visa analisar a participação do bibliotecário no planejamento dos cursos de graduação na modalidade a distância no Estado do Rio de Janeiro, bem como o papel desempenhado pelas Bibliotecas de três universidades federais participantes do Consórcio CEDERJ no apoio à aprendizagem e no atendimento às necessidades informacionais dos estudantes off-campus. A investigação foi composta de análise teórica e pesquisa empírica. Inicialmente foi realizado levantamento de literatura das áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia e Educação a Distância, focando o planejamento dos cursos de educação a distância, o compartilhamento da informação e do conhecimento, e as contribuições de tais práticas para o desenvolvimento da competência informacional, como forma para abordar os problemas levantados na pesquisa. Para a pesquisa de campo foram aplicados questionários aos estudantes de três cursos de graduação a distância. Entrevistas foram realizadas com os coordenadores dos Sistemas de Bibliotecas Universitárias, e também com coordenadores dos cursos de graduação a distância, de modo a investigar se os serviços oferecidos aos usuários pelas bibliotecas acadêmicas são considerados no planejamento dos cursos de graduação off-campus. O estudo empírico permitiu verificar que além do uso dos serviços das bibliotecas universitárias não ser considerado no planejamento, também nunca houve a participação do bibliotecário na etapa da concepção dos cursos. Conclui-se que é possível promover maior participação das bibliotecas acadêmicas no planejamento e nos serviços oferecidos à comunidade que estuda fora do campus universitário, mediante a realização de algumas iniciativas para incentivar a socialização do conhecimento como criação e uso de ambientes para troca de experiências, debates e aprendizagem, tanto entre discentes, docentes, como também entre bibliotecários bem como da promoção do diálogo entre os coordenadores dos cursos e os coordenadores de bibliotecas como forma de contribuir para a melhoria nas condições de oferta de cursos com qualidade de Educação Superior a Distância pelas universidades públicas no Estado do Rio de Janeiro.
id UFF-2_a47f4dc28b6a6bdf8267102991641295
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10600
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A biblioteca universitária e a educação superior a distância: estudo do planejamento dos serviços, compartilhamento da informação e do conhecimento nas universidades no Estado do Rio de JaneiroEducação Superior a DistânciaBibliotecas UniversitáriasPlanejamentoCompartilhamento da Informação e do ConhecimentoGestão do ConhecimentoCompetência em InformaçãoCiência da Informação Arquivologia/BiblioteconomiaDistance Higher EducationUniversity LibrariesPlanningInformation and Knowledge SharingKnowledge ManagementInformation LiteracyEsta pesquisa é um estudo de caso exploratório que visa analisar a participação do bibliotecário no planejamento dos cursos de graduação na modalidade a distância no Estado do Rio de Janeiro, bem como o papel desempenhado pelas Bibliotecas de três universidades federais participantes do Consórcio CEDERJ no apoio à aprendizagem e no atendimento às necessidades informacionais dos estudantes off-campus. A investigação foi composta de análise teórica e pesquisa empírica. Inicialmente foi realizado levantamento de literatura das áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia e Educação a Distância, focando o planejamento dos cursos de educação a distância, o compartilhamento da informação e do conhecimento, e as contribuições de tais práticas para o desenvolvimento da competência informacional, como forma para abordar os problemas levantados na pesquisa. Para a pesquisa de campo foram aplicados questionários aos estudantes de três cursos de graduação a distância. Entrevistas foram realizadas com os coordenadores dos Sistemas de Bibliotecas Universitárias, e também com coordenadores dos cursos de graduação a distância, de modo a investigar se os serviços oferecidos aos usuários pelas bibliotecas acadêmicas são considerados no planejamento dos cursos de graduação off-campus. O estudo empírico permitiu verificar que além do uso dos serviços das bibliotecas universitárias não ser considerado no planejamento, também nunca houve a participação do bibliotecário na etapa da concepção dos cursos. Conclui-se que é possível promover maior participação das bibliotecas acadêmicas no planejamento e nos serviços oferecidos à comunidade que estuda fora do campus universitário, mediante a realização de algumas iniciativas para incentivar a socialização do conhecimento como criação e uso de ambientes para troca de experiências, debates e aprendizagem, tanto entre discentes, docentes, como também entre bibliotecários bem como da promoção do diálogo entre os coordenadores dos cursos e os coordenadores de bibliotecas como forma de contribuir para a melhoria nas condições de oferta de cursos com qualidade de Educação Superior a Distância pelas universidades públicas no Estado do Rio de Janeiro.This research is an exploratory case study that aims to provide analysis of the participation of University Libraries at Rio de Janeiro State in the Distance Education Planning, as well as the role played by libraries of three federal universities participating in the Consortium CEDERJ in supporting learning and information needs of the off-campus students. The research consisted of theoretical analysis and empirical research. Literature survey was initially conducted on Information Science, Library Science and Distance Education, focusing on the planning of courses of distance education, on information and knowledge sharing, and on the contributions of such practices for the development of information literacy. For the field research, questionnaires were applied to students in three Distance Learning Courses. Interviews were conducted with the coordinators of University Libraries Systems, and also with coordinators of undergraduate distance in order to investigate about the services offered to the students by academic libraries in the planning and creation of undergraduate courses off-campus. The empirical study shows that the services to users offered by university libraries are not considered in the planning of the distance learning courses. It also shows that there has never been the participation of a Librarian in the design stage of the courses. One of the conclusions is that it is possible to promote greater participation of academic libraries in planning and in services offered to the off campus communities, by carrying out a number of initiatives to encourage the socialization of knowledge creation and use of such environments to exchange experiences, discussions and learning, both among students, teachers, librarians. The promotion of dialogue between the course coordinators and the coordinators of libraries should contribute to the improvement in the conditions for better quality of Distance Higher Education offered by public universities in the state of Rio de Janeiro.219 p.Cianconi, Regina de BarrosMattos Filha, Mara Helena Forny2019-07-29T15:48:07Z2019-07-29T15:48:07Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10600Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-30T16:40:24Zoai:app.uff.br:1/10600Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:30.414868Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca universitária e a educação superior a distância: estudo do planejamento dos serviços, compartilhamento da informação e do conhecimento nas universidades no Estado do Rio de Janeiro
title A biblioteca universitária e a educação superior a distância: estudo do planejamento dos serviços, compartilhamento da informação e do conhecimento nas universidades no Estado do Rio de Janeiro
spellingShingle A biblioteca universitária e a educação superior a distância: estudo do planejamento dos serviços, compartilhamento da informação e do conhecimento nas universidades no Estado do Rio de Janeiro
Mattos Filha, Mara Helena Forny
Educação Superior a Distância
Bibliotecas Universitárias
Planejamento
Compartilhamento da Informação e do Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Competência em Informação
Ciência da Informação Arquivologia/Biblioteconomia
Distance Higher Education
University Libraries
Planning
Information and Knowledge Sharing
Knowledge Management
Information Literacy
title_short A biblioteca universitária e a educação superior a distância: estudo do planejamento dos serviços, compartilhamento da informação e do conhecimento nas universidades no Estado do Rio de Janeiro
title_full A biblioteca universitária e a educação superior a distância: estudo do planejamento dos serviços, compartilhamento da informação e do conhecimento nas universidades no Estado do Rio de Janeiro
title_fullStr A biblioteca universitária e a educação superior a distância: estudo do planejamento dos serviços, compartilhamento da informação e do conhecimento nas universidades no Estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed A biblioteca universitária e a educação superior a distância: estudo do planejamento dos serviços, compartilhamento da informação e do conhecimento nas universidades no Estado do Rio de Janeiro
title_sort A biblioteca universitária e a educação superior a distância: estudo do planejamento dos serviços, compartilhamento da informação e do conhecimento nas universidades no Estado do Rio de Janeiro
author Mattos Filha, Mara Helena Forny
author_facet Mattos Filha, Mara Helena Forny
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cianconi, Regina de Barros
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos Filha, Mara Helena Forny
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior a Distância
Bibliotecas Universitárias
Planejamento
Compartilhamento da Informação e do Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Competência em Informação
Ciência da Informação Arquivologia/Biblioteconomia
Distance Higher Education
University Libraries
Planning
Information and Knowledge Sharing
Knowledge Management
Information Literacy
topic Educação Superior a Distância
Bibliotecas Universitárias
Planejamento
Compartilhamento da Informação e do Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Competência em Informação
Ciência da Informação Arquivologia/Biblioteconomia
Distance Higher Education
University Libraries
Planning
Information and Knowledge Sharing
Knowledge Management
Information Literacy
description Esta pesquisa é um estudo de caso exploratório que visa analisar a participação do bibliotecário no planejamento dos cursos de graduação na modalidade a distância no Estado do Rio de Janeiro, bem como o papel desempenhado pelas Bibliotecas de três universidades federais participantes do Consórcio CEDERJ no apoio à aprendizagem e no atendimento às necessidades informacionais dos estudantes off-campus. A investigação foi composta de análise teórica e pesquisa empírica. Inicialmente foi realizado levantamento de literatura das áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia e Educação a Distância, focando o planejamento dos cursos de educação a distância, o compartilhamento da informação e do conhecimento, e as contribuições de tais práticas para o desenvolvimento da competência informacional, como forma para abordar os problemas levantados na pesquisa. Para a pesquisa de campo foram aplicados questionários aos estudantes de três cursos de graduação a distância. Entrevistas foram realizadas com os coordenadores dos Sistemas de Bibliotecas Universitárias, e também com coordenadores dos cursos de graduação a distância, de modo a investigar se os serviços oferecidos aos usuários pelas bibliotecas acadêmicas são considerados no planejamento dos cursos de graduação off-campus. O estudo empírico permitiu verificar que além do uso dos serviços das bibliotecas universitárias não ser considerado no planejamento, também nunca houve a participação do bibliotecário na etapa da concepção dos cursos. Conclui-se que é possível promover maior participação das bibliotecas acadêmicas no planejamento e nos serviços oferecidos à comunidade que estuda fora do campus universitário, mediante a realização de algumas iniciativas para incentivar a socialização do conhecimento como criação e uso de ambientes para troca de experiências, debates e aprendizagem, tanto entre discentes, docentes, como também entre bibliotecários bem como da promoção do diálogo entre os coordenadores dos cursos e os coordenadores de bibliotecas como forma de contribuir para a melhoria nas condições de oferta de cursos com qualidade de Educação Superior a Distância pelas universidades públicas no Estado do Rio de Janeiro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-07-29T15:48:07Z
2019-07-29T15:48:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10600
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10600
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823624012693504