Ser/Estar professor? Eis a questão - vivências dos docentes de uma escola da Rede Estadual Pública do Rio de Janeiro durante a pandemia do Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canellas, Bruna Garcia da Cruz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25884
Resumo: Em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a situação de saúde pública causada pelo COVID-19 como uma pandemia. Alguns estados, como Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, anunciarem medidas para conter a disseminação do vírus como o fechamento de vários estabelecimentos, como as escolas. Incertezas, angústias, medo, a sensação de um novo desafio, foram alguns dos sentimentos compartilhados por professores, eu inclusa, em eventos para se discutir a pandemia. Após uma pesquisa exploratória, fui tocada pelas vivências de uma professora que atua na rede estadual pública do Rio de Janeiro, e percebi que queria explorar os outros professores dessa instituição, por ser um local que eu mesma tive experiências que me trouxeram até este momento do mestrado. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho foi: compreender como os aspectos da pandemia do COVID-19 impactaram a percepção de ser/estar professor dos docentes que atuam no ensino médio da rede estadual pública do Rio de Janeiro. Para os objetivos específicos pretendi: Perceber as alterações na relação professor-aluno; identificar quais mudanças tivemos no papel do professor; entender como mudou sua percepção de ser/estar professor; identificar quais estratégias os professores estão usando para atuar durante a pandemia. Utilizei o método da entrevista compreensiva (KAUFFMANN, 1996) para nortear este trabalho, uma metodologia qualitativa em que a coleta de informações é evidenciada para a reconstrução do discurso, permitindo uma análise aprofundada da subjetividade, envolvendo a questão central do tema pesquisado. Para discutir sobre o espaço escolar, trabalho docente e pandemia, utilizo Dayrell (1996), Freire (2003), Guizzo (et al., 2020), entre outros autores; e para discutir sobre as vivências dos professores utilizo Jerebtsov (2014), que disserta sobre as pesquisas científicas contemporâneas sob a visão da teoria histórica cultural de Vigotsky. O que encontrei na Escola X foram professores engajados na proposta de (re)estabelecer conexões com os alunos para além da mera aprendizagem, mesmo com as dificuldades estabelecidas pela pandemia da COVID-19. Estas (re)conexões tentaram ser construídas a partir da prática de autonomia, mas também a partir de um sentimento genuíno de afeto ao se importar com a vida dos seus alunos. Percebemos que é neste processo de questionar-se sobre seu papel, e seu ser ou estar professor, que observamos um impacto profundo dessas mudanças que vinham ocorrendo de maneira gradativa no cotidiano do docente e que a pandemia escancarou.
id UFF-2_a4b0edd76e90c7d18c2a10c72fab0e30
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25884
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ser/Estar professor? Eis a questão - vivências dos docentes de uma escola da Rede Estadual Pública do Rio de Janeiro durante a pandemia do Covid-19PandemiaEntrevista CompreensivaSer/Estar professorPandemiaCovid-19Escola públicaDocênciaPandemicComprehensive InterviewTo be/Being a teacherEm março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a situação de saúde pública causada pelo COVID-19 como uma pandemia. Alguns estados, como Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, anunciarem medidas para conter a disseminação do vírus como o fechamento de vários estabelecimentos, como as escolas. Incertezas, angústias, medo, a sensação de um novo desafio, foram alguns dos sentimentos compartilhados por professores, eu inclusa, em eventos para se discutir a pandemia. Após uma pesquisa exploratória, fui tocada pelas vivências de uma professora que atua na rede estadual pública do Rio de Janeiro, e percebi que queria explorar os outros professores dessa instituição, por ser um local que eu mesma tive experiências que me trouxeram até este momento do mestrado. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho foi: compreender como os aspectos da pandemia do COVID-19 impactaram a percepção de ser/estar professor dos docentes que atuam no ensino médio da rede estadual pública do Rio de Janeiro. Para os objetivos específicos pretendi: Perceber as alterações na relação professor-aluno; identificar quais mudanças tivemos no papel do professor; entender como mudou sua percepção de ser/estar professor; identificar quais estratégias os professores estão usando para atuar durante a pandemia. Utilizei o método da entrevista compreensiva (KAUFFMANN, 1996) para nortear este trabalho, uma metodologia qualitativa em que a coleta de informações é evidenciada para a reconstrução do discurso, permitindo uma análise aprofundada da subjetividade, envolvendo a questão central do tema pesquisado. Para discutir sobre o espaço escolar, trabalho docente e pandemia, utilizo Dayrell (1996), Freire (2003), Guizzo (et al., 2020), entre outros autores; e para discutir sobre as vivências dos professores utilizo Jerebtsov (2014), que disserta sobre as pesquisas científicas contemporâneas sob a visão da teoria histórica cultural de Vigotsky. O que encontrei na Escola X foram professores engajados na proposta de (re)estabelecer conexões com os alunos para além da mera aprendizagem, mesmo com as dificuldades estabelecidas pela pandemia da COVID-19. Estas (re)conexões tentaram ser construídas a partir da prática de autonomia, mas também a partir de um sentimento genuíno de afeto ao se importar com a vida dos seus alunos. Percebemos que é neste processo de questionar-se sobre seu papel, e seu ser ou estar professor, que observamos um impacto profundo dessas mudanças que vinham ocorrendo de maneira gradativa no cotidiano do docente e que a pandemia escancarou.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn March 2020, the World Health Organization (WHO) recognized the public health situation caused by COVID-19 as a pandemic. Some states, such as the Federal District, São Paulo and Rio de Janeiro, have announced measures to contain the spread of the virus, such as the closing of several establishments, such as schools. Uncertainties, anguish, fear, the feeling of a new challenge, were some of the feelings shared by teachers, me included, at events to discuss the pandemic. After exploratory research, I was moved by the experiences of a teacher who works in the public state network of Rio de Janeiro, and I realized that I wanted to explore the other teachers of this institution, because it is a place that I had experiences that brought me to this moment of the master's degree. Therefore, the general objective of this work was: to understand how aspects of the COVID-19 pandemic impacted the perception of being/being a teacher of teachers who work in high school in the public state network of Rio de Janeiro. For the specific objectives I intended to: Understand the changes in the teacher-student relationship; identify which changes we had in the teacher's role; understand how his perception of being a teacher changed; identify which strategies teachers are using to act during the pandemic. I used the comprehensive interview method (KAUFFMANN, 1996) to guide this work, a qualitative methodology in which the collection of information is evidenced for the reconstruction of the discourse, allowing an in-depth analysis of subjectivity, involving the central question of the researched topic. To discuss the school space, teaching work and the pandemic, I use Dayrell (1996), Freire (2003), Guizzo (et al., 2020), among other authors; and to discuss the teachers' experiences, I use Jerebtsov (2014), who talks about contemporary scientific research under the view of Vygotsky's cultural historical theory. What I found at Escola X were teachers engaged in the proposal to (re)establish connections with students beyond mere learning, even with the difficulties established by the COVID-19 pandemic. These (re)connections tried to be built from the practice of autonomy, but also from a genuine feeling of affection when caring about the lives of their students. We realize that it is in this process of questioning about their role, and their being a teacher, that we observe a profound impact of these changes that have been gradually occurring in the teacher's daily life and that the pandemic has widened.75 p.Valentim, Igor Vinicius LimaAraújo, Flávia Monteiro de BarrosCorais, Maria CristinaCanellas, Bruna Garcia da Cruz2022-07-28T15:22:33Z2022-07-28T15:22:33Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCANELLAS, Bruna Garcia da Cruz. Ser/Estar professor? Eis a questão - vivências dos docentes de uma escola da Rede Estadual Pública do Rio de Janeiro durante a pandemia do Covid-19. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25884CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-28T15:22:40Zoai:app.uff.br:1/25884Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-07-28T15:22:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser/Estar professor? Eis a questão - vivências dos docentes de uma escola da Rede Estadual Pública do Rio de Janeiro durante a pandemia do Covid-19
title Ser/Estar professor? Eis a questão - vivências dos docentes de uma escola da Rede Estadual Pública do Rio de Janeiro durante a pandemia do Covid-19
spellingShingle Ser/Estar professor? Eis a questão - vivências dos docentes de uma escola da Rede Estadual Pública do Rio de Janeiro durante a pandemia do Covid-19
Canellas, Bruna Garcia da Cruz
Pandemia
Entrevista Compreensiva
Ser/Estar professor
Pandemia
Covid-19
Escola pública
Docência
Pandemic
Comprehensive Interview
To be/Being a teacher
title_short Ser/Estar professor? Eis a questão - vivências dos docentes de uma escola da Rede Estadual Pública do Rio de Janeiro durante a pandemia do Covid-19
title_full Ser/Estar professor? Eis a questão - vivências dos docentes de uma escola da Rede Estadual Pública do Rio de Janeiro durante a pandemia do Covid-19
title_fullStr Ser/Estar professor? Eis a questão - vivências dos docentes de uma escola da Rede Estadual Pública do Rio de Janeiro durante a pandemia do Covid-19
title_full_unstemmed Ser/Estar professor? Eis a questão - vivências dos docentes de uma escola da Rede Estadual Pública do Rio de Janeiro durante a pandemia do Covid-19
title_sort Ser/Estar professor? Eis a questão - vivências dos docentes de uma escola da Rede Estadual Pública do Rio de Janeiro durante a pandemia do Covid-19
author Canellas, Bruna Garcia da Cruz
author_facet Canellas, Bruna Garcia da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valentim, Igor Vinicius Lima
Araújo, Flávia Monteiro de Barros
Corais, Maria Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Canellas, Bruna Garcia da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Entrevista Compreensiva
Ser/Estar professor
Pandemia
Covid-19
Escola pública
Docência
Pandemic
Comprehensive Interview
To be/Being a teacher
topic Pandemia
Entrevista Compreensiva
Ser/Estar professor
Pandemia
Covid-19
Escola pública
Docência
Pandemic
Comprehensive Interview
To be/Being a teacher
description Em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a situação de saúde pública causada pelo COVID-19 como uma pandemia. Alguns estados, como Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, anunciarem medidas para conter a disseminação do vírus como o fechamento de vários estabelecimentos, como as escolas. Incertezas, angústias, medo, a sensação de um novo desafio, foram alguns dos sentimentos compartilhados por professores, eu inclusa, em eventos para se discutir a pandemia. Após uma pesquisa exploratória, fui tocada pelas vivências de uma professora que atua na rede estadual pública do Rio de Janeiro, e percebi que queria explorar os outros professores dessa instituição, por ser um local que eu mesma tive experiências que me trouxeram até este momento do mestrado. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho foi: compreender como os aspectos da pandemia do COVID-19 impactaram a percepção de ser/estar professor dos docentes que atuam no ensino médio da rede estadual pública do Rio de Janeiro. Para os objetivos específicos pretendi: Perceber as alterações na relação professor-aluno; identificar quais mudanças tivemos no papel do professor; entender como mudou sua percepção de ser/estar professor; identificar quais estratégias os professores estão usando para atuar durante a pandemia. Utilizei o método da entrevista compreensiva (KAUFFMANN, 1996) para nortear este trabalho, uma metodologia qualitativa em que a coleta de informações é evidenciada para a reconstrução do discurso, permitindo uma análise aprofundada da subjetividade, envolvendo a questão central do tema pesquisado. Para discutir sobre o espaço escolar, trabalho docente e pandemia, utilizo Dayrell (1996), Freire (2003), Guizzo (et al., 2020), entre outros autores; e para discutir sobre as vivências dos professores utilizo Jerebtsov (2014), que disserta sobre as pesquisas científicas contemporâneas sob a visão da teoria histórica cultural de Vigotsky. O que encontrei na Escola X foram professores engajados na proposta de (re)estabelecer conexões com os alunos para além da mera aprendizagem, mesmo com as dificuldades estabelecidas pela pandemia da COVID-19. Estas (re)conexões tentaram ser construídas a partir da prática de autonomia, mas também a partir de um sentimento genuíno de afeto ao se importar com a vida dos seus alunos. Percebemos que é neste processo de questionar-se sobre seu papel, e seu ser ou estar professor, que observamos um impacto profundo dessas mudanças que vinham ocorrendo de maneira gradativa no cotidiano do docente e que a pandemia escancarou.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28T15:22:33Z
2022-07-28T15:22:33Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CANELLAS, Bruna Garcia da Cruz. Ser/Estar professor? Eis a questão - vivências dos docentes de uma escola da Rede Estadual Pública do Rio de Janeiro durante a pandemia do Covid-19. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25884
identifier_str_mv CANELLAS, Bruna Garcia da Cruz. Ser/Estar professor? Eis a questão - vivências dos docentes de uma escola da Rede Estadual Pública do Rio de Janeiro durante a pandemia do Covid-19. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135348483981312