Experimentação na formação em química: uma proposta para estudo de adsorção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carolina Carvalho de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25704
Resumo: O conhecimento químico é indispensável para o desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade, sobretudo no que diz respeito à busca por práticas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais, na qual está inserida a utilização de materiais adsorventes para fins de remediação de áreas contaminadas. Entretanto, observa-se uma desconexão entre a teoria e a prática profissional dos alunos nos cursos de Química do ensino superior, reforçando a necessidade de se romper com a visão simplista, tecnicista e hegemônica da ciência. Neste contexto, o presente estudo buscou aproximar o conteúdo de adsorção à prática profissional do educando sob um viés ambiental, por meio do experimento “Adsorção sobre sólidos” da disciplina de Físico-Química V Experimental dos cursos de Química da Universidade Federal Fluminense, localizada em Niterói, Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os fundamentos teóricos de adsorção, bem como foram identificados estudos acerca de adsorção sobre sólidos aplicados em remediação por meio de artigos publicados na revista Química Nova. Paralelamente, foram selecionadas propostas de ensino para atividades experimentais publicadas na mesma revista, a fim de compreender como elas vêm sendo abordadas e discutidas no ensino de Química, assim como foi analisado o capítulo referente ao experimento de adsorção presente no Manual de Laboratório da referida disciplina. Os dados foram analisados tomando por base os princípios da análise textual discursiva. A partir de propostas e sugestões para a apostila, buscou-se reforçar a importância de uma atividade experimental transcender a sala de aula, bem como o papel mediador do professor e o destaque à autonomia do aluno, considerando aspectos ambientais, sociais, econômicos e políticos. Para trabalhos futuros, sugere-se incluir ao referido experimento, adsorventes diferentes de carvão ativo, como o biocarvão, problematizando com os alunos outras possibilidades de aplicação prática do conteúdo na remediação de áreas contaminadas.
id UFF-2_a51f2e1b75f1017a76f310f156854e50
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25704
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Experimentação na formação em química: uma proposta para estudo de adsorçãoAdsorçãoExperimentaçãoPrática profissionalEnsino de químicaRemediaçãoAdsorçãoConhecimento teóricoDesenvolvimento científicoEnsino de químicaPrática profissionalRemediação AmbientalAdsorptionExperimentationProfessional practiceChemistry teachingRemediationO conhecimento químico é indispensável para o desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade, sobretudo no que diz respeito à busca por práticas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais, na qual está inserida a utilização de materiais adsorventes para fins de remediação de áreas contaminadas. Entretanto, observa-se uma desconexão entre a teoria e a prática profissional dos alunos nos cursos de Química do ensino superior, reforçando a necessidade de se romper com a visão simplista, tecnicista e hegemônica da ciência. Neste contexto, o presente estudo buscou aproximar o conteúdo de adsorção à prática profissional do educando sob um viés ambiental, por meio do experimento “Adsorção sobre sólidos” da disciplina de Físico-Química V Experimental dos cursos de Química da Universidade Federal Fluminense, localizada em Niterói, Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os fundamentos teóricos de adsorção, bem como foram identificados estudos acerca de adsorção sobre sólidos aplicados em remediação por meio de artigos publicados na revista Química Nova. Paralelamente, foram selecionadas propostas de ensino para atividades experimentais publicadas na mesma revista, a fim de compreender como elas vêm sendo abordadas e discutidas no ensino de Química, assim como foi analisado o capítulo referente ao experimento de adsorção presente no Manual de Laboratório da referida disciplina. Os dados foram analisados tomando por base os princípios da análise textual discursiva. A partir de propostas e sugestões para a apostila, buscou-se reforçar a importância de uma atividade experimental transcender a sala de aula, bem como o papel mediador do professor e o destaque à autonomia do aluno, considerando aspectos ambientais, sociais, econômicos e políticos. Para trabalhos futuros, sugere-se incluir ao referido experimento, adsorventes diferentes de carvão ativo, como o biocarvão, problematizando com os alunos outras possibilidades de aplicação prática do conteúdo na remediação de áreas contaminadas.Chemical knowledge is essential for the scientific and technological development of society, especially in the search for sustainable practices to minimize environmental impacts, which includes the use of adsorbent materials in the remediating contaminated areas. However, there is a dichotomy between theory and professional practice of students in undergraduate Chemistry courses, reinforcing the need to break with the simplistic, technicist and hegemonic view of science. In this context, the present study sought to relate the adsorption content to the student’s professional practice under an environmental bias, through the experiment "Adsorption by solids" from the Físico-Química V Experimental subject from the chemistry courses at the Universidade Federal Fluminense, in Niterói, Rio de Janeiro. For this, a bibliographic research was carried out about the theoretical principles of adsorption, as well as studies of adsorption by solids applied in remediation through articles published in the Revista Química Nova. In parallel, teaching proposals were searched for experimental activities published in the same journal, in order to understand how these activities have been presented and discussed in the Chemistry teaching, as well as the referred chapter of adsorption experiment present in the Laboratory Manual of that discipline. Data were analyzed based on the principles of discursive textual analysis. From proposals and suggestions for the manual, we sought to reinforce the importance of experimental activity transcending the classroom, as well as the teacher's mediating role and the student autonomy, considering environmental, social, economic and political aspects. For future works, the suggestion is to include in this experiment adsorbents other than active carbon, such as biochar, discussing with the students other possibilities of practical application of the adsorption content in the remediation of contaminated areas.67 f.Universidade Federal FluminenseNiteróiCova, Rose Mary LatiniOliveira, Fabiana Monteiro deAguiar, Joana Guilares deCova, Rose Mary LatiniOliveira, Fabiana Monteiro deAguiar, Joana Guilares deSouza, Carolina Carvalho de2022-07-14T17:31:51Z2022-07-14T17:31:51Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Carolina Carvalho de. Experimentação na formação em química: uma proposta para estudo de adsorção. 2021. 67 f. Graduação (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25704Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-14T17:31:55Zoai:app.uff.br:1/25704Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-07-14T17:31:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentação na formação em química: uma proposta para estudo de adsorção
title Experimentação na formação em química: uma proposta para estudo de adsorção
spellingShingle Experimentação na formação em química: uma proposta para estudo de adsorção
Souza, Carolina Carvalho de
Adsorção
Experimentação
Prática profissional
Ensino de química
Remediação
Adsorção
Conhecimento teórico
Desenvolvimento científico
Ensino de química
Prática profissional
Remediação Ambiental
Adsorption
Experimentation
Professional practice
Chemistry teaching
Remediation
title_short Experimentação na formação em química: uma proposta para estudo de adsorção
title_full Experimentação na formação em química: uma proposta para estudo de adsorção
title_fullStr Experimentação na formação em química: uma proposta para estudo de adsorção
title_full_unstemmed Experimentação na formação em química: uma proposta para estudo de adsorção
title_sort Experimentação na formação em química: uma proposta para estudo de adsorção
author Souza, Carolina Carvalho de
author_facet Souza, Carolina Carvalho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cova, Rose Mary Latini
Oliveira, Fabiana Monteiro de
Aguiar, Joana Guilares de
Cova, Rose Mary Latini
Oliveira, Fabiana Monteiro de
Aguiar, Joana Guilares de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carolina Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Adsorção
Experimentação
Prática profissional
Ensino de química
Remediação
Adsorção
Conhecimento teórico
Desenvolvimento científico
Ensino de química
Prática profissional
Remediação Ambiental
Adsorption
Experimentation
Professional practice
Chemistry teaching
Remediation
topic Adsorção
Experimentação
Prática profissional
Ensino de química
Remediação
Adsorção
Conhecimento teórico
Desenvolvimento científico
Ensino de química
Prática profissional
Remediação Ambiental
Adsorption
Experimentation
Professional practice
Chemistry teaching
Remediation
description O conhecimento químico é indispensável para o desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade, sobretudo no que diz respeito à busca por práticas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais, na qual está inserida a utilização de materiais adsorventes para fins de remediação de áreas contaminadas. Entretanto, observa-se uma desconexão entre a teoria e a prática profissional dos alunos nos cursos de Química do ensino superior, reforçando a necessidade de se romper com a visão simplista, tecnicista e hegemônica da ciência. Neste contexto, o presente estudo buscou aproximar o conteúdo de adsorção à prática profissional do educando sob um viés ambiental, por meio do experimento “Adsorção sobre sólidos” da disciplina de Físico-Química V Experimental dos cursos de Química da Universidade Federal Fluminense, localizada em Niterói, Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os fundamentos teóricos de adsorção, bem como foram identificados estudos acerca de adsorção sobre sólidos aplicados em remediação por meio de artigos publicados na revista Química Nova. Paralelamente, foram selecionadas propostas de ensino para atividades experimentais publicadas na mesma revista, a fim de compreender como elas vêm sendo abordadas e discutidas no ensino de Química, assim como foi analisado o capítulo referente ao experimento de adsorção presente no Manual de Laboratório da referida disciplina. Os dados foram analisados tomando por base os princípios da análise textual discursiva. A partir de propostas e sugestões para a apostila, buscou-se reforçar a importância de uma atividade experimental transcender a sala de aula, bem como o papel mediador do professor e o destaque à autonomia do aluno, considerando aspectos ambientais, sociais, econômicos e políticos. Para trabalhos futuros, sugere-se incluir ao referido experimento, adsorventes diferentes de carvão ativo, como o biocarvão, problematizando com os alunos outras possibilidades de aplicação prática do conteúdo na remediação de áreas contaminadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-07-14T17:31:51Z
2022-07-14T17:31:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Carolina Carvalho de. Experimentação na formação em química: uma proposta para estudo de adsorção. 2021. 67 f. Graduação (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25704
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SOUZA, Carolina Carvalho de. Experimentação na formação em química: uma proposta para estudo de adsorção. 2021. 67 f. Graduação (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135350394486784