Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34308 |
Resumo: | A Física Moderna, além de ser um campo de conhecimento bastante intrigante por quebrar paradigmas científicos, contribuiu com diversos avanços científicos e tecnológicos, realizando mudanças significativas na dinâmica da sociedade. Porém, este ramo da Física não é amplamente trabalhado no Ensino Médio, não contextualizando a realidade atual de grande parte dos estudantes. Com isso, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo principal a criação de uma proposta de sequência didática, que trabalhe os conteúdos da Física Moderna presentes no Sirius, o acelerador de partículas nacional. O trabalho buscou entender como está organizado o Ensino de Física Moderna no país e relacionar as pesquisas e o funcionamento do grande equipamento brasileiro com as habilidades das competências específicas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias contidas na Base Nacional Comum Curricular |
id |
UFF-2_a5237f4c883fce89bbc0579edf7f8e39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34308 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas SiriusEnsino de Física ModernaSequência DidáticaAcelerador de PartículasSíriusEnsino de Física ModernaSequência didáticaAcelerador de partículasSiriusProdução intelectualTeaching Modern PhysicsDidactic SequenceParticle AcceleratorSiriusA Física Moderna, além de ser um campo de conhecimento bastante intrigante por quebrar paradigmas científicos, contribuiu com diversos avanços científicos e tecnológicos, realizando mudanças significativas na dinâmica da sociedade. Porém, este ramo da Física não é amplamente trabalhado no Ensino Médio, não contextualizando a realidade atual de grande parte dos estudantes. Com isso, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo principal a criação de uma proposta de sequência didática, que trabalhe os conteúdos da Física Moderna presentes no Sirius, o acelerador de partículas nacional. O trabalho buscou entender como está organizado o Ensino de Física Moderna no país e relacionar as pesquisas e o funcionamento do grande equipamento brasileiro com as habilidades das competências específicas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias contidas na Base Nacional Comum CurricularModern Physics, in addition to being a very intriguing field of knowledge for breaking scientific paradigms, has contributed to several scientific and technological advances, making significant changes in the dynamics of society. However, this branch of Physics is not widely covered in High School (EM), not contextualizing the current reality of most students. Therefore, this course conclusion work's main objective is to create a proposal for a didactic sequence, which works on the contents of Modern Physics present in Sirius, the national particle accelerator. The work sought to understand how Modern Physics Teaching is organized in the country and relate research and the operation of large Brazilian equipment with the skills of specific competencies in the area of Natural Sciences and its Technologies contained in the National Common Curricular Base.75 fBarbosa, Vitor AciolySilva, Leonardo Carvalho daSigaud, Lucas MauricioFonseca, Gabriel Santos2024-08-19T21:14:22Z2024-08-19T21:14:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFONSECA, Gabriel Santos. Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34308CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-19T21:14:27Zoai:app.uff.br:1/34308Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T21:14:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius |
title |
Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius |
spellingShingle |
Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius Fonseca, Gabriel Santos Ensino de Física Moderna Sequência Didática Acelerador de Partículas Sírius Ensino de Física Moderna Sequência didática Acelerador de partículas Sirius Produção intelectual Teaching Modern Physics Didactic Sequence Particle Accelerator Sirius |
title_short |
Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius |
title_full |
Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius |
title_fullStr |
Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius |
title_sort |
Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius |
author |
Fonseca, Gabriel Santos |
author_facet |
Fonseca, Gabriel Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Vitor Acioly Silva, Leonardo Carvalho da Sigaud, Lucas Mauricio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Gabriel Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Moderna Sequência Didática Acelerador de Partículas Sírius Ensino de Física Moderna Sequência didática Acelerador de partículas Sirius Produção intelectual Teaching Modern Physics Didactic Sequence Particle Accelerator Sirius |
topic |
Ensino de Física Moderna Sequência Didática Acelerador de Partículas Sírius Ensino de Física Moderna Sequência didática Acelerador de partículas Sirius Produção intelectual Teaching Modern Physics Didactic Sequence Particle Accelerator Sirius |
description |
A Física Moderna, além de ser um campo de conhecimento bastante intrigante por quebrar paradigmas científicos, contribuiu com diversos avanços científicos e tecnológicos, realizando mudanças significativas na dinâmica da sociedade. Porém, este ramo da Física não é amplamente trabalhado no Ensino Médio, não contextualizando a realidade atual de grande parte dos estudantes. Com isso, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo principal a criação de uma proposta de sequência didática, que trabalhe os conteúdos da Física Moderna presentes no Sirius, o acelerador de partículas nacional. O trabalho buscou entender como está organizado o Ensino de Física Moderna no país e relacionar as pesquisas e o funcionamento do grande equipamento brasileiro com as habilidades das competências específicas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias contidas na Base Nacional Comum Curricular |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-19T21:14:22Z 2024-08-19T21:14:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Gabriel Santos. Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. https://app.uff.br/riuff/handle/1/34308 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Gabriel Santos. Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823554013954048 |