Análise de relatórios de sustentabilidade de indústrias de mineração no âmbito da gestão ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Isabella Alves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7222
Resumo: Nas últimas décadas, nota-se a crescente preocupação da sociedade pela preservação do meio ambiente. Tal fato tem estimulado que as indústrias, sendo responsáveis pelo fornecimento de bens e serviços, adotem medidas para que seu desenvolvimento e exploração dos recursos naturais não comprometam as futuras gerações. O relatório de sustentabilidade, como medida da sustentabilidade empresarial, passou a ser bastante difundido e permitiu que as empresas apresentassem às partes interessadas, de forma padronizada, seus resultados nos âmbitos sociais, econômicos e ambientais. O setor de mineração carente pela melhoria de sua imagem investiu na divulgação de relatórios para que seus negócios passassem a ser vistos de forma mais positiva. O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho ambiental apresentado por indústrias mineradoras a partir dos relatórios divulgados e avaliar se as práticas informadas contribuem efetivamente para a sustentabilidade. Foram considerados como relevantes e selecionados para análise comparativa, os aspectos referentes ao uso de água e energia, emissões e gestão de resíduos e efluentes de três empresas mineradoras. De modo geral, percebeu-se que as organizações têm monitorado seus parâmetros ambientais de forma mais criteriosa e estão em busca de estratégias mais nobres para diminuir e tratar os impactos de suas atividades. Entretanto, pode ser constatado que alguns quesitos não foram abordados de forma transparente e completa, levando o público leigo a crer que muitas práticas descritas são voluntárias por considerarem o tema importante, mas na verdade são compulsórias para que as empresas mantenham sua licença de operação. Conclui-se então, que o relatório de sustentabilidade ainda é utilizado como estratégia e marketing
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