Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13157 |
Resumo: | A Guerra do Iraque é diferente de qualquer outra. Suas batalhas são o confronto entre uma forma moderna e pós-moderna da guerra. É um conflito originado no coração do capitalismo contemporâneo. Uma guerra mais próxima à dominação das formas de vida do que da conquista territorial. Como o corpo deste conflito novo passa a existir como narrativa cinematográfica? Esta dissertação faz uma tentativa de compreender como imagens, narrativas e filmes desse conflito são elaboradas. Para isso examina três filmes recentes sobre a Guerra do Iraque, Guerra sem cortes (Brian de Palma, EUA, 2007), Guerra ao terror (Catherine Bigelow, EUA, 2010) e Zona Verde (Paul Greengrass, EUA, 2010). São justapostos a estes filmes outras imagens e narrativas da guerra. As similaridades e lacunas entre eles constroem um mapa aberto das narrativas da guerra. Multiplicidade e confronto de relatos, ausência de inimigos e mortos, ponto de vista fantasma, tensões entre substância e imaterialidade, um e múltiplos, são algumas das estratégias narrativas identificadas e analisadas nos filmes, imagens e relatos presentes nesta dissertação. |
id |
UFF-2_a612a79551f385f943b09421912ffa22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/13157 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do IraqueGuerra do IraqueAnálise narrativaFantasmaCinema contemporâneoCinema - aspecto históricoCinema novoGuerra do Iraque, 2003-Filme de guerraFicçãoIraq WarNarrative analysesGhostContemporary cinemaA Guerra do Iraque é diferente de qualquer outra. Suas batalhas são o confronto entre uma forma moderna e pós-moderna da guerra. É um conflito originado no coração do capitalismo contemporâneo. Uma guerra mais próxima à dominação das formas de vida do que da conquista territorial. Como o corpo deste conflito novo passa a existir como narrativa cinematográfica? Esta dissertação faz uma tentativa de compreender como imagens, narrativas e filmes desse conflito são elaboradas. Para isso examina três filmes recentes sobre a Guerra do Iraque, Guerra sem cortes (Brian de Palma, EUA, 2007), Guerra ao terror (Catherine Bigelow, EUA, 2010) e Zona Verde (Paul Greengrass, EUA, 2010). São justapostos a estes filmes outras imagens e narrativas da guerra. As similaridades e lacunas entre eles constroem um mapa aberto das narrativas da guerra. Multiplicidade e confronto de relatos, ausência de inimigos e mortos, ponto de vista fantasma, tensões entre substância e imaterialidade, um e múltiplos, são algumas das estratégias narrativas identificadas e analisadas nos filmes, imagens e relatos presentes nesta dissertação.The Iraq War is like no other conflict. Its battles are also the confrontation of a modern and post-modern form of war. A war made in the heart of contemporary capitalism. A warfare that is closer to the domination of lifeforms instead of territorial conquest. How this new body of conflict is transformed into cinematic narrative? This work attempts to understand how the images, narratives and films of this conflict are developed. To do this it investigates three recent films about the Iraq War, Redacted (Brian de Palma, EUA 2007), The hurtlocker (Catherine Bigelow, EUA 2010) and Green zone (Paul Greengrass, EUA 2010). These films are put side by side with other images and narratives of the war. The similarities and distances between them create an open map of the war’s narratives. Multiplicity and confrontation of accounts, absence of enemies and death, the ghost point of view shot, tensions between substance and no substance, one and multiple, are some of the narrative strategies present in the films, images and accounts analysed.90fCosta, Fernando Morais daResende, FernandoCapistrano, TadeuLima, Roberto Robalinho2020-03-25T14:55:57Z2020-03-25T14:55:57Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13157Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:25:10Zoai:app.uff.br:1/13157Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:11.116173Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque |
title |
Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque |
spellingShingle |
Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque Lima, Roberto Robalinho Guerra do Iraque Análise narrativa Fantasma Cinema contemporâneo Cinema - aspecto histórico Cinema novo Guerra do Iraque, 2003- Filme de guerra Ficção Iraq War Narrative analyses Ghost Contemporary cinema |
title_short |
Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque |
title_full |
Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque |
title_fullStr |
Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque |
title_full_unstemmed |
Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque |
title_sort |
Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque |
author |
Lima, Roberto Robalinho |
author_facet |
Lima, Roberto Robalinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Fernando Morais da Resende, Fernando Capistrano, Tadeu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Roberto Robalinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Guerra do Iraque Análise narrativa Fantasma Cinema contemporâneo Cinema - aspecto histórico Cinema novo Guerra do Iraque, 2003- Filme de guerra Ficção Iraq War Narrative analyses Ghost Contemporary cinema |
topic |
Guerra do Iraque Análise narrativa Fantasma Cinema contemporâneo Cinema - aspecto histórico Cinema novo Guerra do Iraque, 2003- Filme de guerra Ficção Iraq War Narrative analyses Ghost Contemporary cinema |
description |
A Guerra do Iraque é diferente de qualquer outra. Suas batalhas são o confronto entre uma forma moderna e pós-moderna da guerra. É um conflito originado no coração do capitalismo contemporâneo. Uma guerra mais próxima à dominação das formas de vida do que da conquista territorial. Como o corpo deste conflito novo passa a existir como narrativa cinematográfica? Esta dissertação faz uma tentativa de compreender como imagens, narrativas e filmes desse conflito são elaboradas. Para isso examina três filmes recentes sobre a Guerra do Iraque, Guerra sem cortes (Brian de Palma, EUA, 2007), Guerra ao terror (Catherine Bigelow, EUA, 2010) e Zona Verde (Paul Greengrass, EUA, 2010). São justapostos a estes filmes outras imagens e narrativas da guerra. As similaridades e lacunas entre eles constroem um mapa aberto das narrativas da guerra. Multiplicidade e confronto de relatos, ausência de inimigos e mortos, ponto de vista fantasma, tensões entre substância e imaterialidade, um e múltiplos, são algumas das estratégias narrativas identificadas e analisadas nos filmes, imagens e relatos presentes nesta dissertação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2020-03-25T14:55:57Z 2020-03-25T14:55:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13157 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13157 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823684466245632 |