Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Roberto Robalinho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13157
Resumo: A Guerra do Iraque é diferente de qualquer outra. Suas batalhas são o confronto entre uma forma moderna e pós-moderna da guerra. É um conflito originado no coração do capitalismo contemporâneo. Uma guerra mais próxima à dominação das formas de vida do que da conquista territorial. Como o corpo deste conflito novo passa a existir como narrativa cinematográfica? Esta dissertação faz uma tentativa de compreender como imagens, narrativas e filmes desse conflito são elaboradas. Para isso examina três filmes recentes sobre a Guerra do Iraque, Guerra sem cortes (Brian de Palma, EUA, 2007), Guerra ao terror (Catherine Bigelow, EUA, 2010) e Zona Verde (Paul Greengrass, EUA, 2010). São justapostos a estes filmes outras imagens e narrativas da guerra. As similaridades e lacunas entre eles constroem um mapa aberto das narrativas da guerra. Multiplicidade e confronto de relatos, ausência de inimigos e mortos, ponto de vista fantasma, tensões entre substância e imaterialidade, um e múltiplos, são algumas das estratégias narrativas identificadas e analisadas nos filmes, imagens e relatos presentes nesta dissertação.
id UFF-2_a612a79551f385f943b09421912ffa22
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13157
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do IraqueGuerra do IraqueAnálise narrativaFantasmaCinema contemporâneoCinema - aspecto históricoCinema novoGuerra do Iraque, 2003-Filme de guerraFicçãoIraq WarNarrative analysesGhostContemporary cinemaA Guerra do Iraque é diferente de qualquer outra. Suas batalhas são o confronto entre uma forma moderna e pós-moderna da guerra. É um conflito originado no coração do capitalismo contemporâneo. Uma guerra mais próxima à dominação das formas de vida do que da conquista territorial. Como o corpo deste conflito novo passa a existir como narrativa cinematográfica? Esta dissertação faz uma tentativa de compreender como imagens, narrativas e filmes desse conflito são elaboradas. Para isso examina três filmes recentes sobre a Guerra do Iraque, Guerra sem cortes (Brian de Palma, EUA, 2007), Guerra ao terror (Catherine Bigelow, EUA, 2010) e Zona Verde (Paul Greengrass, EUA, 2010). São justapostos a estes filmes outras imagens e narrativas da guerra. As similaridades e lacunas entre eles constroem um mapa aberto das narrativas da guerra. Multiplicidade e confronto de relatos, ausência de inimigos e mortos, ponto de vista fantasma, tensões entre substância e imaterialidade, um e múltiplos, são algumas das estratégias narrativas identificadas e analisadas nos filmes, imagens e relatos presentes nesta dissertação.The Iraq War is like no other conflict. Its battles are also the confrontation of a modern and post-modern form of war. A war made in the heart of contemporary capitalism. A warfare that is closer to the domination of lifeforms instead of territorial conquest. How this new body of conflict is transformed into cinematic narrative? This work attempts to understand how the images, narratives and films of this conflict are developed. To do this it investigates three recent films about the Iraq War, Redacted (Brian de Palma, EUA 2007), The hurtlocker (Catherine Bigelow, EUA 2010) and Green zone (Paul Greengrass, EUA 2010). These films are put side by side with other images and narratives of the war. The similarities and distances between them create an open map of the war’s narratives. Multiplicity and confrontation of accounts, absence of enemies and death, the ghost point of view shot, tensions between substance and no substance, one and multiple, are some of the narrative strategies present in the films, images and accounts analysed.90fCosta, Fernando Morais daResende, FernandoCapistrano, TadeuLima, Roberto Robalinho2020-03-25T14:55:57Z2020-03-25T14:55:57Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13157Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:25:10Zoai:app.uff.br:1/13157Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:11.116173Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque
title Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque
spellingShingle Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque
Lima, Roberto Robalinho
Guerra do Iraque
Análise narrativa
Fantasma
Cinema contemporâneo
Cinema - aspecto histórico
Cinema novo
Guerra do Iraque, 2003-
Filme de guerra
Ficção
Iraq War
Narrative analyses
Ghost
Contemporary cinema
title_short Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque
title_full Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque
title_fullStr Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque
title_full_unstemmed Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque
title_sort Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque
author Lima, Roberto Robalinho
author_facet Lima, Roberto Robalinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando Morais da
Resende, Fernando
Capistrano, Tadeu
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Roberto Robalinho
dc.subject.por.fl_str_mv Guerra do Iraque
Análise narrativa
Fantasma
Cinema contemporâneo
Cinema - aspecto histórico
Cinema novo
Guerra do Iraque, 2003-
Filme de guerra
Ficção
Iraq War
Narrative analyses
Ghost
Contemporary cinema
topic Guerra do Iraque
Análise narrativa
Fantasma
Cinema contemporâneo
Cinema - aspecto histórico
Cinema novo
Guerra do Iraque, 2003-
Filme de guerra
Ficção
Iraq War
Narrative analyses
Ghost
Contemporary cinema
description A Guerra do Iraque é diferente de qualquer outra. Suas batalhas são o confronto entre uma forma moderna e pós-moderna da guerra. É um conflito originado no coração do capitalismo contemporâneo. Uma guerra mais próxima à dominação das formas de vida do que da conquista territorial. Como o corpo deste conflito novo passa a existir como narrativa cinematográfica? Esta dissertação faz uma tentativa de compreender como imagens, narrativas e filmes desse conflito são elaboradas. Para isso examina três filmes recentes sobre a Guerra do Iraque, Guerra sem cortes (Brian de Palma, EUA, 2007), Guerra ao terror (Catherine Bigelow, EUA, 2010) e Zona Verde (Paul Greengrass, EUA, 2010). São justapostos a estes filmes outras imagens e narrativas da guerra. As similaridades e lacunas entre eles constroem um mapa aberto das narrativas da guerra. Multiplicidade e confronto de relatos, ausência de inimigos e mortos, ponto de vista fantasma, tensões entre substância e imaterialidade, um e múltiplos, são algumas das estratégias narrativas identificadas e analisadas nos filmes, imagens e relatos presentes nesta dissertação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-03-25T14:55:57Z
2020-03-25T14:55:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/13157
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13157
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823684466245632