Entre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lordello, Monique Ayupe Bueno
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15317
Resumo: Esta dissertação busca refletir as narrativas de vida de três estudantes privados de liberdade no ensino superior. O objeto de pesquisa centra a análise na compreensão dos instrumentos disponíveis necessários para obter êxito ou fracassar ao longo dessa trajetória. Acredita-se que através de relatos de vida é possível apreender de forma mais aprofundada os vários dispositivos que envolvem as experiências cotidianas e os processos sociais nos quais estão envolvidos estes universitários. A compreensão sobre as trajetórias individuais implica o diferencial entre os indivíduos que dispõe dos mesmos recursos, e cujas posições sociais aparentam ser muito similares, mas apresentam diferenças importantes no momento do enfrentamento. Portanto, o embasamento teórico para a reflexão volta-se para as discussões sobre a temática da Sociologia do Indivíduo e os processos de singularização e individuação, pautada principalmente pela teoria do Sociólogo peruano Danilo Martucelli. A partir da noção de provas e suportes, defendida em seus escritos, foi possível compreender os principais mecanismos que influenciaram o caminho dessas pessoas. A entrevista compreensiva utilizada como método foi responsável pelo aprofundamento no contato com o entrevistado. O roteiro de entrevista semi-estruturado foi o principal instrumento de coleta dos dados. A partir destas três histórias individuais pode-se perceber as estruturas sociais inerentes à este campo tão singular. A violação de direitos e dificuldades em prosseguir os estudos na universidade, estiveram presentes em ambas as histórias. O suportes, tanto materiais quanto simbólicos, foram essenciais para que conseguissem dar continuidade aos estudos na universidade
id UFF-2_a631a44765d4127625c2cdad09f819b4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15317
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Entre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superiorPrivação de liberdadeEnsino superiorNarrativas de vidaDeprivation of libertyHigher EducationLife narrativesEsta dissertação busca refletir as narrativas de vida de três estudantes privados de liberdade no ensino superior. O objeto de pesquisa centra a análise na compreensão dos instrumentos disponíveis necessários para obter êxito ou fracassar ao longo dessa trajetória. Acredita-se que através de relatos de vida é possível apreender de forma mais aprofundada os vários dispositivos que envolvem as experiências cotidianas e os processos sociais nos quais estão envolvidos estes universitários. A compreensão sobre as trajetórias individuais implica o diferencial entre os indivíduos que dispõe dos mesmos recursos, e cujas posições sociais aparentam ser muito similares, mas apresentam diferenças importantes no momento do enfrentamento. Portanto, o embasamento teórico para a reflexão volta-se para as discussões sobre a temática da Sociologia do Indivíduo e os processos de singularização e individuação, pautada principalmente pela teoria do Sociólogo peruano Danilo Martucelli. A partir da noção de provas e suportes, defendida em seus escritos, foi possível compreender os principais mecanismos que influenciaram o caminho dessas pessoas. A entrevista compreensiva utilizada como método foi responsável pelo aprofundamento no contato com o entrevistado. O roteiro de entrevista semi-estruturado foi o principal instrumento de coleta dos dados. A partir destas três histórias individuais pode-se perceber as estruturas sociais inerentes à este campo tão singular. A violação de direitos e dificuldades em prosseguir os estudos na universidade, estiveram presentes em ambas as histórias. O suportes, tanto materiais quanto simbólicos, foram essenciais para que conseguissem dar continuidade aos estudos na universidadeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation analyzes the life narratives of three students considered as deprived of liberty in the Higher Education. The object of this research is focusing on the comprehension of available tools that is necessary to succeed of fail along this trajectory. The argument that will be defended here is that through the life narratives is possible to seize deeply a range of devices related to both daily experiences and social processes in which these university students are involved. Analyzing the individuals trajectories allows to understand the diferences among individuals who possesses the same resources and who its social positions seem to be similars. Thus, the theoretical basis of this object leans upon the Sociology of Individual and the Singularization or Individuation processes, based especially on the sociologist Danilo Martucelli’s theory. From the notion of evidences and supports, elaborated in his theoretical model, it is possible to understand the main elements which influenced the trajectories of these people. Using the comprehensive interview as research method enabled me to improve and going deeper in the contact with the interviewees. The semi-structured interview script was the main instrument for collecting data. From these three individuals stories it can be seen the social structures related to this such singular field. The violation of rights and the difficulties in continuing the academical studyings, was highlighted in both narratives. The supports, either materials or symbolics, were essencial to keep these studyings rightly86 f.Carrano, PauloBrenner, Ana KarinaFávero, Osmarhttp://lattes.cnpq.br/7853552646037238http://lattes.cnpq.br/9106017105325057Lordello, Monique Ayupe Bueno2020-10-19T20:03:53Z2020-10-19T20:03:53Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfL0RDELLO, Monique Ayupe Bueno. Entre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superior. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15317openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-10T12:32:18Zoai:app.uff.br:1/15317Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:26.584855Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superior
title Entre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superior
spellingShingle Entre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superior
Lordello, Monique Ayupe Bueno
Privação de liberdade
Ensino superior
Narrativas de vida
Deprivation of liberty
Higher Education
Life narratives
title_short Entre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superior
title_full Entre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superior
title_fullStr Entre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superior
title_full_unstemmed Entre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superior
title_sort Entre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superior
author Lordello, Monique Ayupe Bueno
author_facet Lordello, Monique Ayupe Bueno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carrano, Paulo
Brenner, Ana Karina
Fávero, Osmar
http://lattes.cnpq.br/7853552646037238
http://lattes.cnpq.br/9106017105325057
dc.contributor.author.fl_str_mv Lordello, Monique Ayupe Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Privação de liberdade
Ensino superior
Narrativas de vida
Deprivation of liberty
Higher Education
Life narratives
topic Privação de liberdade
Ensino superior
Narrativas de vida
Deprivation of liberty
Higher Education
Life narratives
description Esta dissertação busca refletir as narrativas de vida de três estudantes privados de liberdade no ensino superior. O objeto de pesquisa centra a análise na compreensão dos instrumentos disponíveis necessários para obter êxito ou fracassar ao longo dessa trajetória. Acredita-se que através de relatos de vida é possível apreender de forma mais aprofundada os vários dispositivos que envolvem as experiências cotidianas e os processos sociais nos quais estão envolvidos estes universitários. A compreensão sobre as trajetórias individuais implica o diferencial entre os indivíduos que dispõe dos mesmos recursos, e cujas posições sociais aparentam ser muito similares, mas apresentam diferenças importantes no momento do enfrentamento. Portanto, o embasamento teórico para a reflexão volta-se para as discussões sobre a temática da Sociologia do Indivíduo e os processos de singularização e individuação, pautada principalmente pela teoria do Sociólogo peruano Danilo Martucelli. A partir da noção de provas e suportes, defendida em seus escritos, foi possível compreender os principais mecanismos que influenciaram o caminho dessas pessoas. A entrevista compreensiva utilizada como método foi responsável pelo aprofundamento no contato com o entrevistado. O roteiro de entrevista semi-estruturado foi o principal instrumento de coleta dos dados. A partir destas três histórias individuais pode-se perceber as estruturas sociais inerentes à este campo tão singular. A violação de direitos e dificuldades em prosseguir os estudos na universidade, estiveram presentes em ambas as histórias. O suportes, tanto materiais quanto simbólicos, foram essenciais para que conseguissem dar continuidade aos estudos na universidade
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-10-19T20:03:53Z
2020-10-19T20:03:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv L0RDELLO, Monique Ayupe Bueno. Entre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superior. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15317
identifier_str_mv L0RDELLO, Monique Ayupe Bueno. Entre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superior. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823560400830464