A desobediência em Calabar: o elogio da traição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15804 |
Resumo: | No presente trabalho temos como objeto a peça Calabar: o elogio da traição, de Chico Buarque e Ruy Guerra, escrita em 1973. A nossa questão principal é entender o estatuto da traição existente na obra. Para tal, em um primeiro momento aproximaremos o conceito de traição ao de desobediência, percebendo que os atos traidores existentes em Calabar podem ser lidos como atos de desobediência. Em seguida abordamos a importância de analisar as vozes femininas e masculinas da peça de forma separada para compreender que tipos de denuncias são permitidas ou não a cada uma das personagens. Por fim, examinamos as modificações feitas pelos autores ao revisarem o texto no início do período da anistia, a relevância do contexto histórico em que os autores se encontravam no momento em que produziram o texto e o exame dos espelhamentos e extensões existentes entre os personagens. Ao fim pretendemos deixar claro que o elogio da traição manifesto na peça pode ser interpretado como elogio da desobediência |
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A desobediência em Calabar: o elogio da traiçãoCalabarDesobediênciaTraiçãoChico BuarqueRuy GuerraTeatro brasileiroBuarque, Chico, 1944-Guerra, Ruy, 1931-DisobedienceBetrayalNo presente trabalho temos como objeto a peça Calabar: o elogio da traição, de Chico Buarque e Ruy Guerra, escrita em 1973. A nossa questão principal é entender o estatuto da traição existente na obra. Para tal, em um primeiro momento aproximaremos o conceito de traição ao de desobediência, percebendo que os atos traidores existentes em Calabar podem ser lidos como atos de desobediência. Em seguida abordamos a importância de analisar as vozes femininas e masculinas da peça de forma separada para compreender que tipos de denuncias são permitidas ou não a cada uma das personagens. Por fim, examinamos as modificações feitas pelos autores ao revisarem o texto no início do período da anistia, a relevância do contexto histórico em que os autores se encontravam no momento em que produziram o texto e o exame dos espelhamentos e extensões existentes entre os personagens. Ao fim pretendemos deixar claro que o elogio da traição manifesto na peça pode ser interpretado como elogio da desobediênciaIn the present work we have as object the play Calabar: o elogio da traição written by Chico Buarque e Ruy Guerra in 1973. Our main question is to understand the betrayal status in the play. To this end, at first we being the concept of betrayal closer to the concept of disobedience, noticing that the acts of betrayal in Calabar can be read as acts of disobedience. Then we address the importance of analyzing the female and male voices of the play separately to understand what types of denunciation are allowed or not to each one of the characters. Finally, we examine the changes made by the authors when reviewing the text at the beginning of the amnesty period, the relevance of the historical context in which the authors were when they wrote the text and the examination of mirrors and extensions existing between the characters. At the end, we intend to make clear that the praise of betrayal manifested in the play can be interpreted as a praise of disobedienceDias, AndréSantos, Claudete Daflon dosScheel, MárcioBessa, Júlia Tavares2020-11-05T16:26:31Z2020-11-05T16:26:31Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15804CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T19:13:47Zoai:app.uff.br:1/15804Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-14T19:13:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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No presente trabalho temos como objeto a peça Calabar: o elogio da traição, de Chico Buarque e Ruy Guerra, escrita em 1973. A nossa questão principal é entender o estatuto da traição existente na obra. Para tal, em um primeiro momento aproximaremos o conceito de traição ao de desobediência, percebendo que os atos traidores existentes em Calabar podem ser lidos como atos de desobediência. Em seguida abordamos a importância de analisar as vozes femininas e masculinas da peça de forma separada para compreender que tipos de denuncias são permitidas ou não a cada uma das personagens. Por fim, examinamos as modificações feitas pelos autores ao revisarem o texto no início do período da anistia, a relevância do contexto histórico em que os autores se encontravam no momento em que produziram o texto e o exame dos espelhamentos e extensões existentes entre os personagens. Ao fim pretendemos deixar claro que o elogio da traição manifesto na peça pode ser interpretado como elogio da desobediência |
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