Ensino jurídico e (de)colonialidade do saber: uma análise quali-quantitativa dos Programas de Pós-Graduações em Direito do Estado do Rio de Janeiro (2010-2020)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25395 |
Resumo: | Este trabalho tem por objeto o ensino jurídico nos Programas de Pós-Graduações Stricto Sensu em Direito (PPGDs) das seguintes universidades: UFF; UFRJ; UERJ; PUC/Rio; UNIRIO; UCP; UVA; UNESA; UCAM e FGV/Rio. Enfrentando a hegemonia eurocêntrica, transita entre eixos multidisciplinares, dentre os quais o pedagógico, o sociológico, o político, o econômico e, sobretudo, as questões epistêmicas. A metodologia é a mista (qualiquantitativa), aplicada às diversas técnicas de investigação, como a empírica, a documental, a bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. A empiria foi formada por três dimensões: (a) o universo dos(as) docentes; (b) as fontes bibliográficas dos PPGDs; (c) e as dissertações e teses defendidas pelos(as) discentes, a fim de mapear aqueles cursos nas universidades eleitas. Entrelaçando o material empírico às entrevistas e às bases teóricas, a dissertação aporta na decolonialidade para que sejam reequilibradas as fontes bibliográficas nas disciplinas dos PPGDs, bem como sejam resgatadas as culturas oprimidas de todos os povos que foram sacrificados pela herança do processo colonial, em especial, a interculturalidade latinoamericana. Para tanto, a pesquisa é militante, relexiva e ativa, em busca de uma transformação pedagógica concreta, rumo ao giro epistêmico e em defesa das epistemologias do sul. |
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Ensino jurídico e (de)colonialidade do saber: uma análise quali-quantitativa dos Programas de Pós-Graduações em Direito do Estado do Rio de Janeiro (2010-2020)EstadoEducação em DireitoDireito ConstitucionalAmérica LatinaPensamento descolonialDireito, educaçãoDireito constitucionalEducação, Rio de Janeiro (Estado)Ensino jurídico, pós-graduação, Brasil.Educação superiorEstadoEducación en DerechoDerecho ConstitucionalAmérica LatinaPensamiento decolonialEste trabalho tem por objeto o ensino jurídico nos Programas de Pós-Graduações Stricto Sensu em Direito (PPGDs) das seguintes universidades: UFF; UFRJ; UERJ; PUC/Rio; UNIRIO; UCP; UVA; UNESA; UCAM e FGV/Rio. Enfrentando a hegemonia eurocêntrica, transita entre eixos multidisciplinares, dentre os quais o pedagógico, o sociológico, o político, o econômico e, sobretudo, as questões epistêmicas. A metodologia é a mista (qualiquantitativa), aplicada às diversas técnicas de investigação, como a empírica, a documental, a bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. A empiria foi formada por três dimensões: (a) o universo dos(as) docentes; (b) as fontes bibliográficas dos PPGDs; (c) e as dissertações e teses defendidas pelos(as) discentes, a fim de mapear aqueles cursos nas universidades eleitas. Entrelaçando o material empírico às entrevistas e às bases teóricas, a dissertação aporta na decolonialidade para que sejam reequilibradas as fontes bibliográficas nas disciplinas dos PPGDs, bem como sejam resgatadas as culturas oprimidas de todos os povos que foram sacrificados pela herança do processo colonial, em especial, a interculturalidade latinoamericana. Para tanto, a pesquisa é militante, relexiva e ativa, em busca de uma transformação pedagógica concreta, rumo ao giro epistêmico e em defesa das epistemologias do sul.El objeto es la educación jurídica en los Programas de Postgrado stricto sensu en Derecho (PPGDs) de las siguientes universidades: UFF; UFRJ; UERJ; PUC/Rio;UNIRIO; UCP; UVA; UNESA; UCAM y; FGV/Rio. Frente a la hegemonía eurocéntrica, el trabajo se mueve entre ejes multidisciplinarios, entre los cuales, los pedagógicos, los sociológicos, los políticos, los económicos y, sobre todo, en los temas epistémicos. La metodología es mixta (cuanti y cualitativa), aplicada a varias técnicas de investigación, comoempíricas, documentales, bibliográficas y entrevistas semiestructuradas. El empirismo está formado por tres dimensiones: (a) el universo de los maestros; (b) las fuentes bibliográficas de los PPGD‘s y; (c) las disertaciones y tesis defendidas por los estudiantes, con el fin de mapear esos cursos. Entretejiendo el material empírico con las entrevistas y las bases teóricas, la disertación contribuye a la descolonialidad para reequilibrar las fuentes bibliográficas en las disciplinas de los PPGD, así como,se rescatan las culturas oprimidas de todos los pueblos que fueron sacrificados por ellegado del proceso colonial, en particular, la interculturalidad latinoamericana. Para esto, la investigación es militante, reflexiva y activa, en busca de una pedagogía concreta, hacia el giro epistémico y en defensa de las epistemologías del sur.244Bello, Enzohttp://lattes.cnpq.br/8039201732135475Silva Júnior, Gladstone Leonel dahttp://lattes.cnpq.br/9795584262323915Falbo, Ricardo Neryhttp://lattes.cnpq.br/9770137300794768Rodrigues Júnior, Otávio Luizhttp://lattes.cnpq.br/1609405947054420Nascimento, Anderson Luís da Costa2022-06-24T20:06:01Z2022-06-24T20:06:01Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Anderson Luís Da Costa. Ensino jurídico e (de)colonialidade do saber: uma análise quali-quantitativa dos Programas de Pós-Graduações em Direito do Estado do Rio de Janeiro (2010-2020). Orientador: Enzo Bello. 2020. 244 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25395CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-24T20:06:05Zoai:app.uff.br:1/25395Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:53.824670Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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