Estética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romão, Douglas Feitosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21806
Resumo: O objeto central desta dissertação são as origens do fotojornalismo moderno na Alemanha, entre os anos de 1925 e 1933. Verificando revistas ilustradas populares, como Berlliner Illustrirte Zeitung, e de sua crítica contemporânea, busca-se compreender se seria possível entendê-las com uma noção de “estética da transparência”. Para que se chegasse na pesquisa empírica, delineou-se algumas noções sobre o moderno e modernidade, na expectativa de se compreender os processos culturais e regimes de visualidade do início dos anos 1920 como seus desdobramentos, bem como partindo de algumas reflexões de Charles Baudelaire para se pensar a modernidade estética e com ela a fotografia. Além disso, buscou-se compreender se seria possível um diálogo entre realismo e modernismos, dentro do recorte alemão. Pensou-se a República de Weimar como espaço democrático de rearticulação política, econômica e social, no qual a fotografia teria sido articulada pelo campo artístico como a da Neues Sehen (Nova Visão), por Lászlo Moholy-Nagy, e da Neue Sachlichkeit (Nova Objetividade), por Albert Renger-Patzsch, exercendo sobre a produção fotográfica no jornalismo algumas de suas condições para sua modernização. Refletiu-se por fim, sobre a modernização do fotojornalismo na República de Weimar a partir das revistas ilustradas, tendo como base o uso das séries fotográficas potencialmente narrando fatos jornalísticos, principalmente a partir de algumas fotografias de Erich Salomon e Felix H. Man. O estudo permitiu verificar que o amadurecimento do fotojornalismo atendia uma demanda do público leitor alemão por fatos, reforçando uma certa ideologia profissional de objetividade. Tendo sido possível pela coincidência de relações, como fotógrafos dispostos a produzir muitas imagens de variadas formas estéticas sob uma diversidade de condições, aliados à liberdade do poder editorial e sua experimentação, além da formação de agências fotográficas que passaram a ordenar o trabalho fotográfico juntamente ao relato escrito.
id UFF-2_a6c48c469bc50e08259d2174f6fb2154
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21806
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933FotojornalismoFotografiaModernidadeEstéticaRealismoRevista ilustradaFotojornalismoFotografiaPhotojournalismPhotographyModernityAesheticsRealismIllustrated MagazinesO objeto central desta dissertação são as origens do fotojornalismo moderno na Alemanha, entre os anos de 1925 e 1933. Verificando revistas ilustradas populares, como Berlliner Illustrirte Zeitung, e de sua crítica contemporânea, busca-se compreender se seria possível entendê-las com uma noção de “estética da transparência”. Para que se chegasse na pesquisa empírica, delineou-se algumas noções sobre o moderno e modernidade, na expectativa de se compreender os processos culturais e regimes de visualidade do início dos anos 1920 como seus desdobramentos, bem como partindo de algumas reflexões de Charles Baudelaire para se pensar a modernidade estética e com ela a fotografia. Além disso, buscou-se compreender se seria possível um diálogo entre realismo e modernismos, dentro do recorte alemão. Pensou-se a República de Weimar como espaço democrático de rearticulação política, econômica e social, no qual a fotografia teria sido articulada pelo campo artístico como a da Neues Sehen (Nova Visão), por Lászlo Moholy-Nagy, e da Neue Sachlichkeit (Nova Objetividade), por Albert Renger-Patzsch, exercendo sobre a produção fotográfica no jornalismo algumas de suas condições para sua modernização. Refletiu-se por fim, sobre a modernização do fotojornalismo na República de Weimar a partir das revistas ilustradas, tendo como base o uso das séries fotográficas potencialmente narrando fatos jornalísticos, principalmente a partir de algumas fotografias de Erich Salomon e Felix H. Man. O estudo permitiu verificar que o amadurecimento do fotojornalismo atendia uma demanda do público leitor alemão por fatos, reforçando uma certa ideologia profissional de objetividade. Tendo sido possível pela coincidência de relações, como fotógrafos dispostos a produzir muitas imagens de variadas formas estéticas sob uma diversidade de condições, aliados à liberdade do poder editorial e sua experimentação, além da formação de agências fotográficas que passaram a ordenar o trabalho fotográfico juntamente ao relato escrito.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe origins of modern photojournalism in Germany, during the yeas 1925-1933, is the central object of this dissertation. Checking popular illustrated magazines, such as Berlliner Illustrirte Zeitung, and their contemporary critics, one seeks to know if could understand them with a notion of “aesthetic of transparency”. In order to arrive at the empirical research, some notions about the modern and modernity were delineated, hoping to understand the cultural processes and regimes of visuality of the beginning of 1920s as its unfolding, as well as starting from some reflections of Charles Baudelaire to think the aesthetic experience of modernity and its relation with photography. In addition, it was tried to understand if a dialogue between realism and modernisms could be possible, within the German context. The Weimar Republic was thought of as a democratic space for political, economic and social rearticulation, in which photography would have been articulated by the artistic field such as Neues Sehen (New Vision), by Lászlo Moholy-Nagy, and Neue Sachlichkeit Objectivity), by Albert Renger-Patzsch, exerting on the photographic production in journalism some of its conditions for its modernization. Finally, it was reflected on the modernization of the photojournalism in the Weimar Republic from the illustrated magazines study, based on the use of the photographic series potentially narrating journalistic facts, mainly from some photographs of Erich Salomon and Felix H. Man. This study allowed us to verify that the ripening of photojournalism met a demand of the German reading public for facts, reinforcing a certain professional ideology of objectivity. Having been possible by the coincidence of relations, as photographers willing to produce many images of various aesthetic forms under a diversity of conditions, allied to the freedom of editorial power and its experimentation, besides the rising of photographic agencies that began to order photographic work with the written report.177f.Silva, José Benjamim Picado Sousa eEssus, Ana MariaLissovsky, MaurícioRomão, Douglas Feitosa2021-04-29T13:05:11Z2021-04-29T13:05:11Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROMÃO, Douglas Feitosa. Estética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933. 2017. 177f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21806Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:31:57Zoai:app.uff.br:1/21806Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-24T20:31:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933
title Estética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933
spellingShingle Estética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933
Romão, Douglas Feitosa
Fotojornalismo
Fotografia
Modernidade
Estética
Realismo
Revista ilustrada
Fotojornalismo
Fotografia
Photojournalism
Photography
Modernity
Aeshetics
Realism
Illustrated Magazines
title_short Estética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933
title_full Estética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933
title_fullStr Estética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933
title_full_unstemmed Estética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933
title_sort Estética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933
author Romão, Douglas Feitosa
author_facet Romão, Douglas Feitosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, José Benjamim Picado Sousa e
Essus, Ana Maria
Lissovsky, Maurício
dc.contributor.author.fl_str_mv Romão, Douglas Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Fotojornalismo
Fotografia
Modernidade
Estética
Realismo
Revista ilustrada
Fotojornalismo
Fotografia
Photojournalism
Photography
Modernity
Aeshetics
Realism
Illustrated Magazines
topic Fotojornalismo
Fotografia
Modernidade
Estética
Realismo
Revista ilustrada
Fotojornalismo
Fotografia
Photojournalism
Photography
Modernity
Aeshetics
Realism
Illustrated Magazines
description O objeto central desta dissertação são as origens do fotojornalismo moderno na Alemanha, entre os anos de 1925 e 1933. Verificando revistas ilustradas populares, como Berlliner Illustrirte Zeitung, e de sua crítica contemporânea, busca-se compreender se seria possível entendê-las com uma noção de “estética da transparência”. Para que se chegasse na pesquisa empírica, delineou-se algumas noções sobre o moderno e modernidade, na expectativa de se compreender os processos culturais e regimes de visualidade do início dos anos 1920 como seus desdobramentos, bem como partindo de algumas reflexões de Charles Baudelaire para se pensar a modernidade estética e com ela a fotografia. Além disso, buscou-se compreender se seria possível um diálogo entre realismo e modernismos, dentro do recorte alemão. Pensou-se a República de Weimar como espaço democrático de rearticulação política, econômica e social, no qual a fotografia teria sido articulada pelo campo artístico como a da Neues Sehen (Nova Visão), por Lászlo Moholy-Nagy, e da Neue Sachlichkeit (Nova Objetividade), por Albert Renger-Patzsch, exercendo sobre a produção fotográfica no jornalismo algumas de suas condições para sua modernização. Refletiu-se por fim, sobre a modernização do fotojornalismo na República de Weimar a partir das revistas ilustradas, tendo como base o uso das séries fotográficas potencialmente narrando fatos jornalísticos, principalmente a partir de algumas fotografias de Erich Salomon e Felix H. Man. O estudo permitiu verificar que o amadurecimento do fotojornalismo atendia uma demanda do público leitor alemão por fatos, reforçando uma certa ideologia profissional de objetividade. Tendo sido possível pela coincidência de relações, como fotógrafos dispostos a produzir muitas imagens de variadas formas estéticas sob uma diversidade de condições, aliados à liberdade do poder editorial e sua experimentação, além da formação de agências fotográficas que passaram a ordenar o trabalho fotográfico juntamente ao relato escrito.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-04-29T13:05:11Z
2021-04-29T13:05:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROMÃO, Douglas Feitosa. Estética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933. 2017. 177f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21806
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv ROMÃO, Douglas Feitosa. Estética da transparência: as origens do fotojornalismo moderno na república de Weimar : 1925-1933. 2017. 177f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135340336545792