Análise de HAZOP aplicada à planta de hidrodessulfurização de correntes de diesel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24619 |
Resumo: | O aumento da demanda por diesel e o crescimento da preocupação de órgãos ambientais com respeito às emissões atmosféricas de poluentes tornou necessária a otimização dos processos de tratamento de correntes de diesel, no que se refere à remoção do enxofre. Esse processo pode ser realizado de diversas maneiras, sendo uma delas a hidrodessulfurização, que consiste na remoção dos componentes sulfurados por meio da adição de hidrogênio a altas temperaturas e pressões. O presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo de segurança a fim de identificar cenários de risco e prevenir possíveis acidentes, dada a severidade operacional do processo. A metodologia para o desenvolvimento do estudo foi o HAZOP (Hazard Operability Studies), por ser uma análise minuciosa e metódica sobre o processo, sendo capaz de abranger os mais diversos cenários. A partir dos resultados obtidos, foram identificados ao todo 150 cenários, dos quais 45% tiveram o risco classificado como não aceito, 19% como moderado e 36% como aceito. Além da discussão acerca das causas e efeitos para os cenários, foram propostas medidas capazes de prevenir os acidentes ou mitigar as consequências do evento, sendo elas de caráter obrigatório para cenários não aceitos e moderados. Para alguns dos cenários classificados como aceitos, também foram propostas medidas preventivas, porém com caráter de boas práticas apenas, não sendo obrigatória a realização |
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Análise de HAZOP aplicada à planta de hidrodessulfurização de correntes de dieselDieselenxofrehidrodessulfurizaçãoHAZOPsegurança de processoEstudo de perigo e operabilidadeCombustível dieselEngenharia químicaDieselsulfurhydrodesulfurizationHAZOPprocess safetyO aumento da demanda por diesel e o crescimento da preocupação de órgãos ambientais com respeito às emissões atmosféricas de poluentes tornou necessária a otimização dos processos de tratamento de correntes de diesel, no que se refere à remoção do enxofre. Esse processo pode ser realizado de diversas maneiras, sendo uma delas a hidrodessulfurização, que consiste na remoção dos componentes sulfurados por meio da adição de hidrogênio a altas temperaturas e pressões. O presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo de segurança a fim de identificar cenários de risco e prevenir possíveis acidentes, dada a severidade operacional do processo. A metodologia para o desenvolvimento do estudo foi o HAZOP (Hazard Operability Studies), por ser uma análise minuciosa e metódica sobre o processo, sendo capaz de abranger os mais diversos cenários. A partir dos resultados obtidos, foram identificados ao todo 150 cenários, dos quais 45% tiveram o risco classificado como não aceito, 19% como moderado e 36% como aceito. Além da discussão acerca das causas e efeitos para os cenários, foram propostas medidas capazes de prevenir os acidentes ou mitigar as consequências do evento, sendo elas de caráter obrigatório para cenários não aceitos e moderados. Para alguns dos cenários classificados como aceitos, também foram propostas medidas preventivas, porém com caráter de boas práticas apenas, não sendo obrigatória a realizaçãoThe increase in demand for diesel and the growing concern of environmental agencies with respect to atmospheric emissions of pollutants made it necessary to optimize the treatment processes of diesel streams, with regard to the removal of sulfur. This process can be carried out in several ways, one of which is hydrodesulfurization, which consists of removing the sulfur components through the addition of hydrogen at high temperatures and pressures. The present work aims to carry out a safety study in order to identify risk scenarios and prevent possible accidents, given the operational severity of the process. The methodology for the development of the study was the HAZOP (Hazard Operability Studies), as it is a thorough and methodical analysis of the process, being able to cover the most diverse scenarios. From the results obtained, a total of 150 scenarios were identified, of which 45% had the risk classified as not accepted, 19% as moderate and 36% as accepted. In addition to the discussion about the causes and effects for the scenarios, measures capable of preventing accidents or mitigating the consequences of the event were proposed, which are mandatory for non-accepted and moderate scenarios. For some of the scenarios classified as accepted, preventive measures were also proposed, but with a character of good practices only, and their implementation is not mandatory169 f.Niteróide Araujo, João Felipe MitreCoutinho, Ana Carla da Silveira Lomba Sant´AnaEvangelista, Vanessa de LimaAraújo, João Felipe Mitre deCoutinho, Ana Carla da S. Lomba S.Evangelista, Vanessa de LimaOliveira, Anna Christina Souza da CostaLopes, Izabella Marcolongo Gomes2022-02-23T13:13:27Z2022-02-23T13:13:27Z2022-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Anna Christina Souza da Costa ; LOPES, Izabella Marcolongo Gomes. Análise de HAZOP aplicada à planta de hidrodessulfurização de correntes de diesel. 2021. 169f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021http://app.uff.br/riuff/handle/1/24619Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-23T13:13:31Zoai:app.uff.br:1/24619Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-23T13:13:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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