De rolé na night carioca: R&B, geração tombamento e as festas da juventude preta do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29298 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo observar como a cultura Hip-Hop têm influenciado o cenário de festas da juventude negra no subúrbio carioca, que criam ambientes de sociabilidade e identificação para jovens e adolescentes. Esse processo de aquilombamento, ainda que temporário/virtual. tomando o feminismo interseccional como método de análise, como propõe Carrera (2021). O movimento Hip-Hop, como outros, há anos vem ajudando a amplificar as discussões dos movimentos negros e pessoas não organizadas em coletivos sobre a luta contra o racismo, prezando pela autoestima do povo negro, reivindicando um lugar de fala para a juventude negra. Com a evolução dos formatos de produção e distribuição musicais e os avanços das tecnologias, a circulação de música e cultura negra pelo Atlântico configurou novas ordenações de cenas musicais e grupamentos sociais em experiências locais, nas quais a dança (break, stiletto, voguing), arte (grafitti, lambe-lambe) e música (Rap e R&B) da cultura Hip-Hop são elementos centrais de identificação. A geração tombamento é uma geração de jovens (majoritariamente) da periferia, negros, que encontram na música, dança e arte de rua uma outra possibilidade de futuro, elevando assim sua autoestima. Isso vem permitindo, através principalmente do empoderamento estético, a quebra de algumas estruturas e paradigmas, trazendo um novo legado para a cultura negra brasileira. Aliando as noções de feminismo negro e interseccional e afrofuturismo, investigamos em saídas de campo e numa revisão bibliográfica, como festas que reúnem jovens negros se tornam referência de pertencimento, amor, entretenimento e vislumbre de novos horizontes para os jovens negros cariocas. |
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De rolé na night carioca: R&B, geração tombamento e as festas da juventude preta do Rio de JaneiroBlack MusicHip-HopFeminismo negroAfrofuturismoFeminismo interseccionalGeração tombamentoFeminismoJuventudeCultura popularRio de JaneiroBlack MusicBlack feminismAfrofuturismEmpowerment theoryY GenerationO presente trabalho tem como objetivo observar como a cultura Hip-Hop têm influenciado o cenário de festas da juventude negra no subúrbio carioca, que criam ambientes de sociabilidade e identificação para jovens e adolescentes. Esse processo de aquilombamento, ainda que temporário/virtual. tomando o feminismo interseccional como método de análise, como propõe Carrera (2021). O movimento Hip-Hop, como outros, há anos vem ajudando a amplificar as discussões dos movimentos negros e pessoas não organizadas em coletivos sobre a luta contra o racismo, prezando pela autoestima do povo negro, reivindicando um lugar de fala para a juventude negra. Com a evolução dos formatos de produção e distribuição musicais e os avanços das tecnologias, a circulação de música e cultura negra pelo Atlântico configurou novas ordenações de cenas musicais e grupamentos sociais em experiências locais, nas quais a dança (break, stiletto, voguing), arte (grafitti, lambe-lambe) e música (Rap e R&B) da cultura Hip-Hop são elementos centrais de identificação. A geração tombamento é uma geração de jovens (majoritariamente) da periferia, negros, que encontram na música, dança e arte de rua uma outra possibilidade de futuro, elevando assim sua autoestima. Isso vem permitindo, através principalmente do empoderamento estético, a quebra de algumas estruturas e paradigmas, trazendo um novo legado para a cultura negra brasileira. Aliando as noções de feminismo negro e interseccional e afrofuturismo, investigamos em saídas de campo e numa revisão bibliográfica, como festas que reúnem jovens negros se tornam referência de pertencimento, amor, entretenimento e vislumbre de novos horizontes para os jovens negros cariocas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe current research aims to investigate how Hip-Hop culture has influenced the scene of Black youth parties in the Rio de Janeiro working class neighborhoods, which produces conditions of sociability and identification for young people and adolescents, in a process of belonging (aquilombamento), even if temporary/virtual, using intersectional feminism as a method of analysis, as given by Carrera (2021). For years, the Hip-Hop movement, among others, has helped to highlight the conversations of Black movements and people who are not organized into collectives about the struggle against racism, protecting Black people's self-esteem, and claiming a space for Black youth to speak. With the evolution of music production and distribution methods, as well as technological advances, the transmission of Black music and culture across the Atlantic created new arrangements of musical scenes and social groupings in local experiences, where dance (break, stiletto, voguing), art (graffiti, lambe-lambe), and music (Rap and R&B) from Hip-Hop culture are essential aspects of identity. The geração tombamento is a generation of young people (mostly Black) from the working-class neighborhoods who find another possibility for the future in music, dance, and street art, thus increasing their self-esteem. This has allowed for the breaking down of various systems and paradigms, delivering a new legacy to Brazilian black culture, primarily through aesthetic empowerment. We examine how parties that bring together young black people become a reference of belonging, love, amusement, and a glimpse of new possibilities for young black people in Rio de Janeiro through field excursions and a bibliographical review, combining the conceptions of black and intersectional feminism and Afrofuturism.113 p.Picado, BenjamimMessias, JoséTrotta, FelipeOliveira, Luciana Xavierhttp://lattes.cnpq.br/6228174996148308Barros, Maria Beatriz dos Santos2023-07-10T13:31:13Z2023-07-10T13:31:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, Maria Beatriz. De rolé na night carioca: R&B, geração tombamento e as festas da juventude preta do Rio de Janeiro. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29298Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-10T13:31:17Zoai:app.uff.br:1/29298Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:53.175833Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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