Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thiago Bou Reslan da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1553
Resumo: Este trabalho busca verificar e compreender um pouco mais sobre as favelas como destino turístico. Sendo inegável a presença da atividade turística nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, recebendo milhares de turistas a cada mês, pretende-se aqui averiguar as características deste consumidor, como funciona a atividade e de que maneira ela interfere nas comunidades onde á desenvolvida. Para isto, procurasse analisar o turismo como promotor do desenvolvimento e o tour em favelas sob o ponto de vista do produto turístico; aborda-se também características da demanda turística e do mercado atual. Adota-se ainda, como objeto de estudo, o empreendimento “Favela Tour”: empresa com experiência de quase 20 anos neste mercado e com reconhecimento internacional que realiza passeios em grupos em duas favelas da cidade do Rio de janeiro, Rocinha e Vila Canoas. Descreve-se o roteiro sob o olhar do autor que se coloca no lugar do consumidor e vivencia a experiência de conferir de perto as comunidades carentes. Por fim, verifica-se os resultados oriundos da aplicação de questionários aos clientes do Favela Tour, durante o mês de maio de 2010, com o objetivo de traçar o perfil destes turistas, e relacionando-os com o referencial teórico
id UFF-2_a7143e0c8c9ac8eab84d11791926c8b8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1553
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela TourTurismoFavelaFavela tourRocinha-RJVila Canoas-RJTurismoTuristificaçãoFavelaSéculo XXITourismFavelaFavela tourRocinha-RJVila Canoas-RJEste trabalho busca verificar e compreender um pouco mais sobre as favelas como destino turístico. Sendo inegável a presença da atividade turística nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, recebendo milhares de turistas a cada mês, pretende-se aqui averiguar as características deste consumidor, como funciona a atividade e de que maneira ela interfere nas comunidades onde á desenvolvida. Para isto, procurasse analisar o turismo como promotor do desenvolvimento e o tour em favelas sob o ponto de vista do produto turístico; aborda-se também características da demanda turística e do mercado atual. Adota-se ainda, como objeto de estudo, o empreendimento “Favela Tour”: empresa com experiência de quase 20 anos neste mercado e com reconhecimento internacional que realiza passeios em grupos em duas favelas da cidade do Rio de janeiro, Rocinha e Vila Canoas. Descreve-se o roteiro sob o olhar do autor que se coloca no lugar do consumidor e vivencia a experiência de conferir de perto as comunidades carentes. Por fim, verifica-se os resultados oriundos da aplicação de questionários aos clientes do Favela Tour, durante o mês de maio de 2010, com o objetivo de traçar o perfil destes turistas, e relacionando-os com o referencial teóricoThis paper has as its main aim verifying and understanding a little bit more about favelas as a touristic destination. The presence of touristic activity in Rio de Janeiro’s poorer communities is undeniable; they are visited by thousands of tourists every month. The objective here is to check these consumers’ characteristics, to find out how this activity works and in what ways it interferes on the communities where it is developed. For this, the intention is to analyze tourism as promoter of this development and the tours in favelas under a touristic product point of view. The characteristics of the touristic demand and from the current market are also dealt wit here. The object of study adopted is the Favela Tour, an internationally recognized company that has had almost twenty years of expertise in this market organizing tours for groups of tourists in two favelas from Rio de Janeiro, Rocinha and Vila Canoas. The itinerary is described by the author, who puts himself in the consumer’s shoes and experiences a close look into the needy communities. Finishing it up, the results coming from the application of questionnaires on Favela Tour clients on May 2010 are analyzed having the objective of profiling these tourists and relating them to the theoretical referentialFratucci, Aguinaldo CesarCheibub, Bernardo LazarySilva, Frederico Cascardo Alexandre eSilva, Thiago Bou Reslan da2016-03-23T15:42:26Z2016-03-23T15:42:26Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1553CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-15T17:37:44Zoai:app.uff.br:1/1553Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:14.341958Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour
title Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour
spellingShingle Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour
Silva, Thiago Bou Reslan da
Turismo
Favela
Favela tour
Rocinha-RJ
Vila Canoas-RJ
Turismo
Turistificação
Favela
Século XXI
Tourism
Favela
Favela tour
Rocinha-RJ
Vila Canoas-RJ
title_short Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour
title_full Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour
title_fullStr Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour
title_full_unstemmed Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour
title_sort Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour
author Silva, Thiago Bou Reslan da
author_facet Silva, Thiago Bou Reslan da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fratucci, Aguinaldo Cesar
Cheibub, Bernardo Lazary
Silva, Frederico Cascardo Alexandre e
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thiago Bou Reslan da
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Favela
Favela tour
Rocinha-RJ
Vila Canoas-RJ
Turismo
Turistificação
Favela
Século XXI
Tourism
Favela
Favela tour
Rocinha-RJ
Vila Canoas-RJ
topic Turismo
Favela
Favela tour
Rocinha-RJ
Vila Canoas-RJ
Turismo
Turistificação
Favela
Século XXI
Tourism
Favela
Favela tour
Rocinha-RJ
Vila Canoas-RJ
description Este trabalho busca verificar e compreender um pouco mais sobre as favelas como destino turístico. Sendo inegável a presença da atividade turística nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, recebendo milhares de turistas a cada mês, pretende-se aqui averiguar as características deste consumidor, como funciona a atividade e de que maneira ela interfere nas comunidades onde á desenvolvida. Para isto, procurasse analisar o turismo como promotor do desenvolvimento e o tour em favelas sob o ponto de vista do produto turístico; aborda-se também características da demanda turística e do mercado atual. Adota-se ainda, como objeto de estudo, o empreendimento “Favela Tour”: empresa com experiência de quase 20 anos neste mercado e com reconhecimento internacional que realiza passeios em grupos em duas favelas da cidade do Rio de janeiro, Rocinha e Vila Canoas. Descreve-se o roteiro sob o olhar do autor que se coloca no lugar do consumidor e vivencia a experiência de conferir de perto as comunidades carentes. Por fim, verifica-se os resultados oriundos da aplicação de questionários aos clientes do Favela Tour, durante o mês de maio de 2010, com o objetivo de traçar o perfil destes turistas, e relacionando-os com o referencial teórico
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-03-23T15:42:26Z
2016-03-23T15:42:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1553
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823707634532352