Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1553 |
Resumo: | Este trabalho busca verificar e compreender um pouco mais sobre as favelas como destino turístico. Sendo inegável a presença da atividade turística nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, recebendo milhares de turistas a cada mês, pretende-se aqui averiguar as características deste consumidor, como funciona a atividade e de que maneira ela interfere nas comunidades onde á desenvolvida. Para isto, procurasse analisar o turismo como promotor do desenvolvimento e o tour em favelas sob o ponto de vista do produto turístico; aborda-se também características da demanda turística e do mercado atual. Adota-se ainda, como objeto de estudo, o empreendimento “Favela Tour”: empresa com experiência de quase 20 anos neste mercado e com reconhecimento internacional que realiza passeios em grupos em duas favelas da cidade do Rio de janeiro, Rocinha e Vila Canoas. Descreve-se o roteiro sob o olhar do autor que se coloca no lugar do consumidor e vivencia a experiência de conferir de perto as comunidades carentes. Por fim, verifica-se os resultados oriundos da aplicação de questionários aos clientes do Favela Tour, durante o mês de maio de 2010, com o objetivo de traçar o perfil destes turistas, e relacionando-os com o referencial teórico |
id |
UFF-2_a7143e0c8c9ac8eab84d11791926c8b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1553 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela TourTurismoFavelaFavela tourRocinha-RJVila Canoas-RJTurismoTuristificaçãoFavelaSéculo XXITourismFavelaFavela tourRocinha-RJVila Canoas-RJEste trabalho busca verificar e compreender um pouco mais sobre as favelas como destino turístico. Sendo inegável a presença da atividade turística nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, recebendo milhares de turistas a cada mês, pretende-se aqui averiguar as características deste consumidor, como funciona a atividade e de que maneira ela interfere nas comunidades onde á desenvolvida. Para isto, procurasse analisar o turismo como promotor do desenvolvimento e o tour em favelas sob o ponto de vista do produto turístico; aborda-se também características da demanda turística e do mercado atual. Adota-se ainda, como objeto de estudo, o empreendimento “Favela Tour”: empresa com experiência de quase 20 anos neste mercado e com reconhecimento internacional que realiza passeios em grupos em duas favelas da cidade do Rio de janeiro, Rocinha e Vila Canoas. Descreve-se o roteiro sob o olhar do autor que se coloca no lugar do consumidor e vivencia a experiência de conferir de perto as comunidades carentes. Por fim, verifica-se os resultados oriundos da aplicação de questionários aos clientes do Favela Tour, durante o mês de maio de 2010, com o objetivo de traçar o perfil destes turistas, e relacionando-os com o referencial teóricoThis paper has as its main aim verifying and understanding a little bit more about favelas as a touristic destination. The presence of touristic activity in Rio de Janeiro’s poorer communities is undeniable; they are visited by thousands of tourists every month. The objective here is to check these consumers’ characteristics, to find out how this activity works and in what ways it interferes on the communities where it is developed. For this, the intention is to analyze tourism as promoter of this development and the tours in favelas under a touristic product point of view. The characteristics of the touristic demand and from the current market are also dealt wit here. The object of study adopted is the Favela Tour, an internationally recognized company that has had almost twenty years of expertise in this market organizing tours for groups of tourists in two favelas from Rio de Janeiro, Rocinha and Vila Canoas. The itinerary is described by the author, who puts himself in the consumer’s shoes and experiences a close look into the needy communities. Finishing it up, the results coming from the application of questionnaires on Favela Tour clients on May 2010 are analyzed having the objective of profiling these tourists and relating them to the theoretical referentialFratucci, Aguinaldo CesarCheibub, Bernardo LazarySilva, Frederico Cascardo Alexandre eSilva, Thiago Bou Reslan da2016-03-23T15:42:26Z2016-03-23T15:42:26Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1553CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-15T17:37:44Zoai:app.uff.br:1/1553Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:14.341958Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour |
title |
Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour |
spellingShingle |
Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour Silva, Thiago Bou Reslan da Turismo Favela Favela tour Rocinha-RJ Vila Canoas-RJ Turismo Turistificação Favela Século XXI Tourism Favela Favela tour Rocinha-RJ Vila Canoas-RJ |
title_short |
Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour |
title_full |
Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour |
title_fullStr |
Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour |
title_full_unstemmed |
Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour |
title_sort |
Análise da favela como objeto de consumo no século XXI: um olhar sobre o produto Favela Tour |
author |
Silva, Thiago Bou Reslan da |
author_facet |
Silva, Thiago Bou Reslan da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fratucci, Aguinaldo Cesar Cheibub, Bernardo Lazary Silva, Frederico Cascardo Alexandre e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thiago Bou Reslan da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Favela Favela tour Rocinha-RJ Vila Canoas-RJ Turismo Turistificação Favela Século XXI Tourism Favela Favela tour Rocinha-RJ Vila Canoas-RJ |
topic |
Turismo Favela Favela tour Rocinha-RJ Vila Canoas-RJ Turismo Turistificação Favela Século XXI Tourism Favela Favela tour Rocinha-RJ Vila Canoas-RJ |
description |
Este trabalho busca verificar e compreender um pouco mais sobre as favelas como destino turístico. Sendo inegável a presença da atividade turística nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, recebendo milhares de turistas a cada mês, pretende-se aqui averiguar as características deste consumidor, como funciona a atividade e de que maneira ela interfere nas comunidades onde á desenvolvida. Para isto, procurasse analisar o turismo como promotor do desenvolvimento e o tour em favelas sob o ponto de vista do produto turístico; aborda-se também características da demanda turística e do mercado atual. Adota-se ainda, como objeto de estudo, o empreendimento “Favela Tour”: empresa com experiência de quase 20 anos neste mercado e com reconhecimento internacional que realiza passeios em grupos em duas favelas da cidade do Rio de janeiro, Rocinha e Vila Canoas. Descreve-se o roteiro sob o olhar do autor que se coloca no lugar do consumidor e vivencia a experiência de conferir de perto as comunidades carentes. Por fim, verifica-se os resultados oriundos da aplicação de questionários aos clientes do Favela Tour, durante o mês de maio de 2010, com o objetivo de traçar o perfil destes turistas, e relacionando-os com o referencial teórico |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-03-23T15:42:26Z 2016-03-23T15:42:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1553 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823707634532352 |