Turismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, Lubiane Dias do Nascimento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16370
http://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2020.m.14549813776
Resumo: A presente dissertação visa analisar a presença de conteúdos referentes ao turismo no contexto do ensino de geografia, em uma escola do município de Nova Iguaçu. Para tanto, considera-se a relevância do tópico no currículo, material didático, prática de ensino e o entendimento dos estudantes. A questão problematizadora deste estudo é a seguinte: qual o entendimento dos alunos do 5º ano do ensino fundamental a respeito do turismo, considerando que residem na área periférica da região metropolitana do Rio de Janeiro, cidade mundialmente relevante para a atividade e qual o papel da escola, em especial da disciplina de Geografia, no fomento a este tipo de conhecimento? A partir da pesquisa bibliográfica, as temáticas de turismo, ensino e geografia são discutidas e aprofundadas, contribuindo para o aporte teórico do estudo. Com a pesquisa documental, investiga-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o material didático de geografia. O estudo de casos analisa, especificamente, a instituição Elite Rede de Ensino. E, finalmente, a entrevista em profundidade é a técnica metodológica que questiona o professor e seus alunos, por meio de perguntas semiestruturadas e abertas, sobre as questões principais da pesquisa, a fim de que expressem seus pontos de vista. Enfim, por meio desta dissertação, foi possível verificar a existência do entendimento do turismo, a partir do ensino de geografia. Não obstante, reflexões acerca da importância da educação turística no ensino básico foram despertadas, pois esta deve ser explorada nas disciplinas escolares, favorecendo a compreensão e a participação dos alunos em relação aos fenômenos sociais, como o turismo
id UFF-2_a802600e7713e4e072cf7b2f3bf6561f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16370
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Turismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJTurismoEnsinoGeografiaEscola básicaEducação turísticaTurismoEnsino de geografiaEducaçãoTourismTeachingGeographyBasic schoolTourism educationA presente dissertação visa analisar a presença de conteúdos referentes ao turismo no contexto do ensino de geografia, em uma escola do município de Nova Iguaçu. Para tanto, considera-se a relevância do tópico no currículo, material didático, prática de ensino e o entendimento dos estudantes. A questão problematizadora deste estudo é a seguinte: qual o entendimento dos alunos do 5º ano do ensino fundamental a respeito do turismo, considerando que residem na área periférica da região metropolitana do Rio de Janeiro, cidade mundialmente relevante para a atividade e qual o papel da escola, em especial da disciplina de Geografia, no fomento a este tipo de conhecimento? A partir da pesquisa bibliográfica, as temáticas de turismo, ensino e geografia são discutidas e aprofundadas, contribuindo para o aporte teórico do estudo. Com a pesquisa documental, investiga-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o material didático de geografia. O estudo de casos analisa, especificamente, a instituição Elite Rede de Ensino. E, finalmente, a entrevista em profundidade é a técnica metodológica que questiona o professor e seus alunos, por meio de perguntas semiestruturadas e abertas, sobre as questões principais da pesquisa, a fim de que expressem seus pontos de vista. Enfim, por meio desta dissertação, foi possível verificar a existência do entendimento do turismo, a partir do ensino de geografia. Não obstante, reflexões acerca da importância da educação turística no ensino básico foram despertadas, pois esta deve ser explorada nas disciplinas escolares, favorecendo a compreensão e a participação dos alunos em relação aos fenômenos sociais, como o turismoThis dissertation aims to analyze the presence of content related to tourism in the context of teaching geography, in a school in the municipality of Nova Iguaçu. For this, the relevance of the topic in the curriculum, didactic material, teaching practice and the students' understanding is considered. The problematizing question of this study is the following: what is the understanding of the students of the 5th year of elementary education regarding tourism, considering that they live in the peripheral area of the metropolitan region of Rio de Janeiro, a city that is relevant worldwide for the activity and what is the role of the school, especially the discipline of Geography, in promoting this type of knowledge? From the bibliographic research, the themes of tourism, teaching and geography are discussed and deepened, contributing to the theoretical contribution of the study. With documentary research, the National Common Curricular Base and the didactic material of geography are investigated. The case study specifically analyzes the Elite Rede de Ensino institution. And finally, the in-depth interview is the methodological technique that questions the teacher and the students, through semi-structured and open questions, about the main research questions, in order to express their points of view. Finally, through this dissertation it was possible to verify the existence of an understanding of tourism, from the teaching of geography. Nevertheless, reflections on the importance of tourism education in basic education were aroused, as this should be explored in school subjects, favoring students' understanding and participation in relation to social phenomena, such as tourism115f.Lopes Junior, Wilson MartinsCatramby, Teresa Cristina ViveirosBonfim, Izac de Oliveira BelinoFonseca Filho, Ari da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0560280495991312http://lattes.cnpq.br/9213724832027329http://lattes.cnpq.br/4128684140788016http://lattes.cnpq.br/5731247524141859http://lattes.cnpq.br/8429319957087376Serafim, Lubiane Dias do Nascimento2020-12-16T13:45:22Z2020-12-16T13:45:22Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSERAFIM, Lubiane Dias do Nascimento. Turismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJ. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16370Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2020.m.14549813776CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-03T13:52:22Zoai:app.uff.br:1/16370Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:55.793604Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJ
title Turismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJ
spellingShingle Turismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJ
Serafim, Lubiane Dias do Nascimento
Turismo
Ensino
Geografia
Escola básica
Educação turística
Turismo
Ensino de geografia
Educação
Tourism
Teaching
Geography
Basic school
Tourism education
title_short Turismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJ
title_full Turismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJ
title_fullStr Turismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJ
title_full_unstemmed Turismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJ
title_sort Turismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJ
author Serafim, Lubiane Dias do Nascimento
author_facet Serafim, Lubiane Dias do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes Junior, Wilson Martins
Catramby, Teresa Cristina Viveiros
Bonfim, Izac de Oliveira Belino
Fonseca Filho, Ari da Silva
http://lattes.cnpq.br/0560280495991312
http://lattes.cnpq.br/9213724832027329
http://lattes.cnpq.br/4128684140788016
http://lattes.cnpq.br/5731247524141859
http://lattes.cnpq.br/8429319957087376
dc.contributor.author.fl_str_mv Serafim, Lubiane Dias do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Ensino
Geografia
Escola básica
Educação turística
Turismo
Ensino de geografia
Educação
Tourism
Teaching
Geography
Basic school
Tourism education
topic Turismo
Ensino
Geografia
Escola básica
Educação turística
Turismo
Ensino de geografia
Educação
Tourism
Teaching
Geography
Basic school
Tourism education
description A presente dissertação visa analisar a presença de conteúdos referentes ao turismo no contexto do ensino de geografia, em uma escola do município de Nova Iguaçu. Para tanto, considera-se a relevância do tópico no currículo, material didático, prática de ensino e o entendimento dos estudantes. A questão problematizadora deste estudo é a seguinte: qual o entendimento dos alunos do 5º ano do ensino fundamental a respeito do turismo, considerando que residem na área periférica da região metropolitana do Rio de Janeiro, cidade mundialmente relevante para a atividade e qual o papel da escola, em especial da disciplina de Geografia, no fomento a este tipo de conhecimento? A partir da pesquisa bibliográfica, as temáticas de turismo, ensino e geografia são discutidas e aprofundadas, contribuindo para o aporte teórico do estudo. Com a pesquisa documental, investiga-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o material didático de geografia. O estudo de casos analisa, especificamente, a instituição Elite Rede de Ensino. E, finalmente, a entrevista em profundidade é a técnica metodológica que questiona o professor e seus alunos, por meio de perguntas semiestruturadas e abertas, sobre as questões principais da pesquisa, a fim de que expressem seus pontos de vista. Enfim, por meio desta dissertação, foi possível verificar a existência do entendimento do turismo, a partir do ensino de geografia. Não obstante, reflexões acerca da importância da educação turística no ensino básico foram despertadas, pois esta deve ser explorada nas disciplinas escolares, favorecendo a compreensão e a participação dos alunos em relação aos fenômenos sociais, como o turismo
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T13:45:22Z
2020-12-16T13:45:22Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SERAFIM, Lubiane Dias do Nascimento. Turismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJ. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16370
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2020.m.14549813776
identifier_str_mv SERAFIM, Lubiane Dias do Nascimento. Turismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJ. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16370
http://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2020.m.14549813776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823567966306304