E a alfabetização como vai? Análise de programas governamentais federais voltados à (não) alfabetização das crianças no século XXI: perspectivas do município de Cachoeiras de Macacu – RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freiman, Fabrício
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15668
Resumo: A presente pesquisa de mestrado surgiu das inquietações relacionadas às minhas vivências como Coordenador Local do Programa Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (2015-216), como professor da Educação Básica e como Assessor de Ensino-Aprendizagem (2017-2019) junto à Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cachoeiras de Macacu (RJ). Seu objetivo geral é analisar e refletir sobre os motivos que, em meio a tantos investimentos em Programas do Governo Federal no século XXI voltados à Alfabetização na educação básica brasileira, levam à não alfabetização de crianças que estão findando o Ciclo de Alfabetização na escola. Para o desenvolvimento desta investigação, foi empreendida uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental. Foram realizadas análises com base em relatórios oficiais da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu (RJ). Foram sistematizados seis Programas Federais voltados à alfabetização das crianças, ao longo de quase duas décadas do século XXI, em Cachoeiras de Macacu (RJ). Desses programas, pesquisados e discutidos neste trabalho, há apenas dois com registros sistematizados junto ao órgão pesquisado: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Programa Mais Alfabetização. A análise de ambos foi contundente para a compreensão do sentido de alfabetização adotado pelo município, bem como para a verificação de como se dá, na esfera municipal, a implementação de uma política pública educacional federal. Outro ponto fundamental desta pesquisa é a compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento. Alfabetização, no sentido stricto, refere-se ao domínio da leitura e escrita, enquanto no sentido mais amplo do conceito, lato, relaciona-se às práticas sociais de leitura e escrita (letramento). Assim, chego à compreensão da alfabetização como processo multifacetado – onde há necessidade de se lançar mão da lógica da escrita, nos diversos aspectos da sua construção –, bem como um ato político; levando à reflexão do porquê se escreve. Nesse sentido, é fundamental trabalhar com alfabetização na perspectiva do letramento. Os resultados desta pesquisa permitem esclarecer que o município de Cachoeiras de Macacu pouco fez de diferente na implementação ações dos Programas Governamentais voltados à alfabetização das crianças. Houve apenas a reprodução do que foi emanado pelo governo federal, sem discutir, com toda a comunidade escolar, formas de sua reformulação e implementação, levando em conta as especificidades do município. E apontam ainda, com base nos dados da alfabetização municipal, a precariedade do processo, reduzido a simples codificação e decodificação da língua
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Seu objetivo geral é analisar e refletir sobre os motivos que, em meio a tantos investimentos em Programas do Governo Federal no século XXI voltados à Alfabetização na educação básica brasileira, levam à não alfabetização de crianças que estão findando o Ciclo de Alfabetização na escola. Para o desenvolvimento desta investigação, foi empreendida uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental. Foram realizadas análises com base em relatórios oficiais da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu (RJ). Foram sistematizados seis Programas Federais voltados à alfabetização das crianças, ao longo de quase duas décadas do século XXI, em Cachoeiras de Macacu (RJ). Desses programas, pesquisados e discutidos neste trabalho, há apenas dois com registros sistematizados junto ao órgão pesquisado: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Programa Mais Alfabetização. A análise de ambos foi contundente para a compreensão do sentido de alfabetização adotado pelo município, bem como para a verificação de como se dá, na esfera municipal, a implementação de uma política pública educacional federal. Outro ponto fundamental desta pesquisa é a compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento. Alfabetização, no sentido stricto, refere-se ao domínio da leitura e escrita, enquanto no sentido mais amplo do conceito, lato, relaciona-se às práticas sociais de leitura e escrita (letramento). Assim, chego à compreensão da alfabetização como processo multifacetado – onde há necessidade de se lançar mão da lógica da escrita, nos diversos aspectos da sua construção –, bem como um ato político; levando à reflexão do porquê se escreve. Nesse sentido, é fundamental trabalhar com alfabetização na perspectiva do letramento. Os resultados desta pesquisa permitem esclarecer que o município de Cachoeiras de Macacu pouco fez de diferente na implementação ações dos Programas Governamentais voltados à alfabetização das crianças. Houve apenas a reprodução do que foi emanado pelo governo federal, sem discutir, com toda a comunidade escolar, formas de sua reformulação e implementação, levando em conta as especificidades do município. E apontam ainda, com base nos dados da alfabetização municipal, a precariedade do processo, reduzido a simples codificação e decodificação da línguaThe present Master's research arose from the concerns related to my experiences as Local Coordinator of the National Pact for Literacy at the Right Age (2015-216), as a Basic Education teacher and as a Teaching-Learning Advisor (2017-2019) with the Municipal Secretary of Education at Cachoeiras de Macacu (RJ). Its general objective is to analyze and reflect on the reasons that, in the midst of so many investments in Federal Government Programs in the 21st century aimed at Literacy in Brazilian basic education, lead to the non-literacy of children who are ending the AlphabetizationCycle at school. For the development of this investigation, a qualitative, bibliographic and documentary research was undertaken. Analyzes were performed based on official reports from Municipal Secretary of Education at Cachoeiras de Macacu (RJ). Six Federal Programs focused on children's alphabetization were systematized in Cachoeiras de Macacu (RJ) over almost two decades of the 21st century. Of these programs, which were researched and discussed in this work, there are only two with systematized records with the researched agency: National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC, in Portuguese) and the More Alphabetization Program. The analysis of both was decisive for understanding the sense of alphabetization adopted by the municipality, as well as for verifying howthe implementation of a federal educational public policy takes place in the municipal sphere. Another fundamental point of this research is the understanding of the concepts of alphabetization and literacy. Alphabetization, in the strictosense, refers to the domain of reading and writing, while in the broadest sense of the concept, lato, it relates to the social practices of reading and writing (literacy). Thus, I come to understand alphabetization as a multifaceted process - where there is a need to resort to the logic of writing, in the various aspects of its construction -, as well as a political act; leading to the reflection of why it is written. In this sense, it is essential to work with alphabetization from the perspective of literacy. The results of this research allow us to clarify that the municipality of Cachoeiras de Macacu did not perform so much difference in the implementation of actions of Government Programs aimed at children's alphabetization. There was only the reproduction of what was emanated by the federal government, without discussing ways of its reformulation and implementation with the entire school community, and not taking into account the specificities of the municipality. And they also point out, based on data from municipal alphabetization, the precariousness of the process, reduced to simple encoding and decoding of the language177 fPrestes, Zoia RibeiroVasconcelos, MônicaChaves, MartaFreiman, Fabrício2020-10-30T18:48:41Z2020-10-30T18:48:41Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFREIMAN, Fabríco. E a alfabetização como vai? análise de programas governamentais federais voltados à (não) alfabetização das crianças no século XXI: perspectivas do município de Cachoeiras de Macacu- RJ . 2020. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15668openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-01T15:07:01Zoai:app.uff.br:1/15668Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-01T15:07:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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