Identificando temas relacionados à depressão no Reddit usando modelagem de tópicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Luiz Felipe Matos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22751
Resumo: Nas últimas décadas, os níveis de prevalência do transtorno depressivo têm se elevado em todo o planeta. As consequências debilitantes da depressão impactam negativamente os mais variados âmbitos da vida de um acometido pelo transtorno. Um problema de saúde pública mundial, a depressão passou a ser o foco de diversos estudos destinados a identificar possíveis casos na população geral e prover tratamento adequado aos indivíduos. Por outro lado, nos últimos anos, as redes sociais tornaram-se ferramentas de comunicação predominantes e inerentes à vida moderna. Contudo, pouco se sabe sobre seus impactos na mente humana. Alguns estudos buscam mostrar ligações entre o uso excessivo das redes e o surgimento de sintomas de doenças mentais, incluindo depressão, enquanto outros mostram o potencial das redes no suporte a usuários com tais problemas. Dado que a depressão não se restringe à barreiras continentais ou idiomáticas, estudar o transtorno no âmbito de diferentes linguagens pode ser uma abordagem útil para ampliação de seu entendimento. No presente estudo, o objetivo é aplicar técnicas de processamento de linguagem natural como a modelagem de tópicos em fóruns de discussão relacionados à depressão na rede social Reddit. Desta forma, deseja-se levantar os temas relevantes para usuários de tais comunidades no contexto da depressão, nas línguas portuguesa e inglesa. Sendo assim será possível determinar: 1) a aplicabilidade das técnicas de processamento de linguagem natural para levantamento de temas associados a depressão no Reddit; e 2) as possíveis semelhanças e diferenças entre os tópicos relevantes para a depressão, para falantes de ambos os idiomas
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