Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os muros da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leandro Gouveia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14656
Resumo: Nesta pesquisa, busquei compreender a cultura, os ―modos de pensar, sentir e agir‖ (MORIN, 2004), apreendidas nas experiências dos corpos dos estudantes de um grupo de alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, do Campus Duque de Caxias durante a Educação Física Escolar, a partir de atividades em lugares que extrapolaram os ―muros‖ da escola. O referencial teórico-metodológico se ancorou nos princípios da Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli, da Epistemologia da Complexidade de Edgar Morin, da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand, além de se sustentar na Pesquisa Narrativa proposta por Iduina Chaves, dentre outros que pisam o mesmo solo paradigmático. No que tange ao campo de pesquisa, busquei capturar as ―ideias-força‖ (ARAÚJO, 2004), as imagens e os simbolismos, a partir das seguintes heurísticas: registros em caderno de campo que tiveram como objetivo retratar as vivências e experiências dos alunos do Ensino Médio do IFRJ Duque de Caxias (sujeitos desta pesquisa) nas aulas de Educação Física; oficinas realizadas em lugares diferenciados que foram além dos ―muros‖ da escola; fotos e filmagens como fontes de registros das atividades/oficinas, ou seja, do que foi ̳vivido em ato‘; mosaico realizado por meio de um trabalho de recorte e colagem de imagens, a partir das atividades/oficinas ministradas dentro da disciplina de Educação Física; pintura de telas que complementaram as oficinas e demais atividades; desenhos realizados na areia; letras de músicas evocadas logo após as atividades e entrevistas narrativas como representativas do sentido e significado da experiência vivida nas atividades programadas. As ideias-força se constituíram em torno do sensível, da liberdade, da confiança, da união, da alegria, do trabalho em equipe, da força, da criatividade e do respeito ao próximo. Como principais conclusões, a pesquisa apontou para importância da Educação Física Escolar na formação dos valores que regem a formação integral do aluno, a partir de atividades que ultrapassaram os ―muros‖ da escola, alcançando lugares diferenciados, levando em consideração a experiência vivida pelo corpo, suas nuanças e o sensível
id UFF-2_a97571186163fef43a8f43c7a7b137f3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14656
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os muros da escolaEducação física escolarCorpoSimbolismoEducação físicaSimbolismoEsporte escolarSchool physical educationBodySymbolismNesta pesquisa, busquei compreender a cultura, os ―modos de pensar, sentir e agir‖ (MORIN, 2004), apreendidas nas experiências dos corpos dos estudantes de um grupo de alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, do Campus Duque de Caxias durante a Educação Física Escolar, a partir de atividades em lugares que extrapolaram os ―muros‖ da escola. O referencial teórico-metodológico se ancorou nos princípios da Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli, da Epistemologia da Complexidade de Edgar Morin, da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand, além de se sustentar na Pesquisa Narrativa proposta por Iduina Chaves, dentre outros que pisam o mesmo solo paradigmático. No que tange ao campo de pesquisa, busquei capturar as ―ideias-força‖ (ARAÚJO, 2004), as imagens e os simbolismos, a partir das seguintes heurísticas: registros em caderno de campo que tiveram como objetivo retratar as vivências e experiências dos alunos do Ensino Médio do IFRJ Duque de Caxias (sujeitos desta pesquisa) nas aulas de Educação Física; oficinas realizadas em lugares diferenciados que foram além dos ―muros‖ da escola; fotos e filmagens como fontes de registros das atividades/oficinas, ou seja, do que foi ̳vivido em ato‘; mosaico realizado por meio de um trabalho de recorte e colagem de imagens, a partir das atividades/oficinas ministradas dentro da disciplina de Educação Física; pintura de telas que complementaram as oficinas e demais atividades; desenhos realizados na areia; letras de músicas evocadas logo após as atividades e entrevistas narrativas como representativas do sentido e significado da experiência vivida nas atividades programadas. As ideias-força se constituíram em torno do sensível, da liberdade, da confiança, da união, da alegria, do trabalho em equipe, da força, da criatividade e do respeito ao próximo. Como principais conclusões, a pesquisa apontou para importância da Educação Física Escolar na formação dos valores que regem a formação integral do aluno, a partir de atividades que ultrapassaram os ―muros‖ da escola, alcançando lugares diferenciados, levando em consideração a experiência vivida pelo corpo, suas nuanças e o sensívelCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorOn the course of this research, I sought to understand the culture, the ways of thinking, feeling and acting (MORIN, 2004), held through experiences from body of the students from High School group from ―Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ‖, in Duque de Caxias, during the Physical Education class with activities in places that surpass the school ―walls‖. The theoretical-methodological framework attached itself to the principles of ―Socioantropologia do Cotidiano‖ by Michel Maffesoli, on ―Epistemologia da Complexidade‖ by Edgar Morin, on Gilbert Durand with his ―Teoria do Imaginário‖ and the contribution from ―Pesquisa Narrativa‖ made by Iduina Chaves, among others that step on the same paradigmatic soil. Regarding the research field, I sought to understand the idea-strength (ARAÚJO, 2004), the images and symbolisms, from the following heuristics: registers in field notebooks facing the experiences from the High School students from IFRJ – Duque de Caxias (subjects of the research) in the Physical Education classes; workshops that took place in differentiated places, which went beyond the school ―walls‖; pictures and footage as record source from the activities/workshops; which means, from what was ―lived in act‖; mosaic made by a cut out and pasted image work by the workshops/activities provided inside the Physical Education discipline; oil panting that fulfill the workshops; drawings on sand; song lyrics evoked right after the activities and narratives interviews as representation from both sense and meaning from the experience witnessed through the programmed activities. The idea-strength formed itself around the sensitive, freedom, trust, union, joy, team work, strength, creativity and respect to others. As main conclusions, the research points out the importance of Physical Education in the development of values which rule the Student ́s integral formation, with activities that surpass the school ―walls‖ in differentiated places, taking into consideration the experience lived by the body, its changes and the sensitive181 f.Chaves, Iduina Mont‘AlverneMarendino, Rosane BarbosaSilva, Gilmar Oliveira daTavares, Ana Beatriz Correia de OliveiraFonseca, Ingrid FerreiraSouza, Gabriela Conceição deNhary, Tania Marta CostaAlmeida, Leandro Gouveia2020-08-18T12:24:10Z2020-08-18T12:24:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALMEIDA, Leandro Gouveia. Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os "muros" da escola. 2019. 181f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14656http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-03T17:38:17Zoai:app.uff.br:1/14656Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:40.947940Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os muros da escola
title Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os muros da escola
spellingShingle Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os muros da escola
Almeida, Leandro Gouveia
Educação física escolar
Corpo
Simbolismo
Educação física
Simbolismo
Esporte escolar
School physical education
Body
Symbolism
title_short Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os muros da escola
title_full Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os muros da escola
title_fullStr Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os muros da escola
title_full_unstemmed Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os muros da escola
title_sort Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os muros da escola
author Almeida, Leandro Gouveia
author_facet Almeida, Leandro Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaves, Iduina Mont‘Alverne
Marendino, Rosane Barbosa
Silva, Gilmar Oliveira da
Tavares, Ana Beatriz Correia de Oliveira
Fonseca, Ingrid Ferreira
Souza, Gabriela Conceição de
Nhary, Tania Marta Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Leandro Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Corpo
Simbolismo
Educação física
Simbolismo
Esporte escolar
School physical education
Body
Symbolism
topic Educação física escolar
Corpo
Simbolismo
Educação física
Simbolismo
Esporte escolar
School physical education
Body
Symbolism
description Nesta pesquisa, busquei compreender a cultura, os ―modos de pensar, sentir e agir‖ (MORIN, 2004), apreendidas nas experiências dos corpos dos estudantes de um grupo de alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, do Campus Duque de Caxias durante a Educação Física Escolar, a partir de atividades em lugares que extrapolaram os ―muros‖ da escola. O referencial teórico-metodológico se ancorou nos princípios da Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli, da Epistemologia da Complexidade de Edgar Morin, da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand, além de se sustentar na Pesquisa Narrativa proposta por Iduina Chaves, dentre outros que pisam o mesmo solo paradigmático. No que tange ao campo de pesquisa, busquei capturar as ―ideias-força‖ (ARAÚJO, 2004), as imagens e os simbolismos, a partir das seguintes heurísticas: registros em caderno de campo que tiveram como objetivo retratar as vivências e experiências dos alunos do Ensino Médio do IFRJ Duque de Caxias (sujeitos desta pesquisa) nas aulas de Educação Física; oficinas realizadas em lugares diferenciados que foram além dos ―muros‖ da escola; fotos e filmagens como fontes de registros das atividades/oficinas, ou seja, do que foi ̳vivido em ato‘; mosaico realizado por meio de um trabalho de recorte e colagem de imagens, a partir das atividades/oficinas ministradas dentro da disciplina de Educação Física; pintura de telas que complementaram as oficinas e demais atividades; desenhos realizados na areia; letras de músicas evocadas logo após as atividades e entrevistas narrativas como representativas do sentido e significado da experiência vivida nas atividades programadas. As ideias-força se constituíram em torno do sensível, da liberdade, da confiança, da união, da alegria, do trabalho em equipe, da força, da criatividade e do respeito ao próximo. Como principais conclusões, a pesquisa apontou para importância da Educação Física Escolar na formação dos valores que regem a formação integral do aluno, a partir de atividades que ultrapassaram os ―muros‖ da escola, alcançando lugares diferenciados, levando em consideração a experiência vivida pelo corpo, suas nuanças e o sensível
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-18T12:24:10Z
2020-08-18T12:24:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Leandro Gouveia. Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os "muros" da escola. 2019. 181f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14656
identifier_str_mv ALMEIDA, Leandro Gouveia. Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os "muros" da escola. 2019. 181f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823672396087296