Manifestações do turismo na educação básica no município de Cabaceiras - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Josefa Dilma de Farias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16650
http://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2019.m.09201377762
Resumo: Este trabalho busca abordar a importância do turismo no âmbito educacional, suas manifestações e possíveis práticas na educação básica. Por meio da abordagem qualitativa, estudou-se o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Abdias Aires de Queiroz, localizada no Cariri Paraibano, município de Cabaceiras-PB, tendo como recorte temporal o período de 2017 a 2019. Em meio à resistência dessa terra de inúmeros contrastes, o turismo surge como possibilidade de desenvolvimento local e a educação como parte desse processo, promovendo o encontro a descoberta do sujeito com sua própria cultura e consigo mesmo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental e, posteriormente, por meio de entrevistas e grupo focal, que ocorreram durante a pesquisa de campo, observou-se como o indivíduo da referida escola, enxerga a educação integrada ao turismo. Ainda, pretendeu-se averiguar como atividades extraclasses, relacionadas ao turismo, podem contribuir para transformar e incrementar o processo de ensino e aprendizagem, e valorizar a cultura local, através da sensibilização de educadores, estudantes e moradores. Os resultados da pesquisa mostraram que a instituição de ensino investigada, realiza atividades extraclasses de cunho turístico pedagógico. No entanto, essas práticas não se apresentam de maneira institucionalizada no Projeto Político Pedagógico da escola. Não obstante, foi possível constatar o engajamento dos professores da unidade para que estas atividades ocorram de maneira mais efetiva e frequente. A gestão e coordenação da escola, bem como gestores da Prefeitura Municipal de Cabaceiras, colaboram para que as atividades aconteçam. Os alunos, de modo específico, educandos do nono ano do ensino fundamental, reafirmam o anseio para que essas atividades ocorram de maneira mais continuada. Além disso, observou-se que tanto gestores educacionais, como educadores e estudantes enxergam que o turismo pedagógico contribui para descobertas e pode reafirmar aspectos identitários e de pertencimento dos alunos-cidadãos autóctones. Ademais, a escola propicia que os conteúdos abordados em sala de aula sejam revisitados e relacionados nas atividades fomentadas, a partir dos aspectos do turismo pedagógico. Entretanto, percebeu-se que os alunos, bem como professores, não veem Cabaceiras como destino turístico consolidado, nem vislumbram a carreira na área de turismo como objetivo de formação
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Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental e, posteriormente, por meio de entrevistas e grupo focal, que ocorreram durante a pesquisa de campo, observou-se como o indivíduo da referida escola, enxerga a educação integrada ao turismo. Ainda, pretendeu-se averiguar como atividades extraclasses, relacionadas ao turismo, podem contribuir para transformar e incrementar o processo de ensino e aprendizagem, e valorizar a cultura local, através da sensibilização de educadores, estudantes e moradores. Os resultados da pesquisa mostraram que a instituição de ensino investigada, realiza atividades extraclasses de cunho turístico pedagógico. No entanto, essas práticas não se apresentam de maneira institucionalizada no Projeto Político Pedagógico da escola. Não obstante, foi possível constatar o engajamento dos professores da unidade para que estas atividades ocorram de maneira mais efetiva e frequente. A gestão e coordenação da escola, bem como gestores da Prefeitura Municipal de Cabaceiras, colaboram para que as atividades aconteçam. Os alunos, de modo específico, educandos do nono ano do ensino fundamental, reafirmam o anseio para que essas atividades ocorram de maneira mais continuada. Além disso, observou-se que tanto gestores educacionais, como educadores e estudantes enxergam que o turismo pedagógico contribui para descobertas e pode reafirmar aspectos identitários e de pertencimento dos alunos-cidadãos autóctones. Ademais, a escola propicia que os conteúdos abordados em sala de aula sejam revisitados e relacionados nas atividades fomentadas, a partir dos aspectos do turismo pedagógico. Entretanto, percebeu-se que os alunos, bem como professores, não veem Cabaceiras como destino turístico consolidado, nem vislumbram a carreira na área de turismo como objetivo de formaçãoThe aim of this paper is to present the importance of tourism in the educational environment, its manifestation and possible practices in basic education. The qualitative approach was used to analyse a case study of the Municipal Elementary and High School Abdias Aires de Queiroz, located in Cariri Paraibano (Cabaceiras - PB), from 2017 to 2019.This is a place of resistance, characterized by several contrasts, where tourism offers a possibility of local development together with education, contributing to the culture and self-knowledge of local people. Firstly,a documentation research was made; lastely, during the fieldwork, interviews and focus group were carried out to observe how students from that school understand education linked to tourism. In addition, it was aimed to verify how extra class activities, related to tourism, may contribute to transform and stimulate the teaching and learning process so that is may be of great value to the local culture, and at the same time, it may have an effect on teachers, students and citizens.The results showed that the school provides a pedagogical tourism approach in the extra class activities. However, they are not officially part of the school’s Political-Pedagogical Project. Nevertheless, it was founded out that the school’s teachers have been trying to offer those activities frequently and effectively. Also, the school’s managers and coordinators, and Cabaceira’s Municipal government give support so that the pedagogical tourism activities may happen. Moreover, the ninth grade students (elementary level) claim they are interested in those activities and hope they take place more frequently. Furthermore, it was noticed that education managers as well as teachers and students understand the pedagogical tourism as a key to discoveries, and it may help to defend their identity and develop a sense of belonging of the local students-citizens. Additionally, that kind of tourism makes it possible that the content learned in the classroom may expand in the extra class activities, through the pedagogical tourism. In spite of that, it was observed that teachers and students do not see Cabaceiras as a tourism destination, nor plan to work with tourism in their career206f.Fonseca Filho, Ari da SilvaFogaça, Isabela de FátimaFerreira, Helena Catão Henriqueshttp://lattes.cnpq.br/9597379034596440http://lattes.cnpq.br/8429319957087376http://lattes.cnpq.br/1731543706249446http://lattes.cnpq.br/4337545097127302Gomes, Josefa Dilma de Farias2021-01-11T12:54:54Z2021-01-11T12:54:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Josefa Dilma de Farias. Manifestações do turismo na educação básica no município de Cabaceiras - PB. 2019. 206 f. 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