Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcolano, Vitor Durade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25747
Resumo: Comumente nos estágios supervisionados e nas atividades com alunos do ensino médio observam-se dificuldades, que por vezes estão relacionadas à forma como a disciplina de química é trabalhada na escola, isto é, o foco é na abordagem tradicional ao transmitir o conteúdo, que em geral, é descontextualizado, distante da realidade do estudante, gerando assim desinteresse e falta de participação dos estudantes. Nesse contexto, é necessário propor metodologias de ensino que valorizem o protagonismo do estudante no seu processo de aprendizagem para que assim perceba a química no seu cotidiano. A Educação na perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) é uma alternativa ao ensino tradicional, pois se preocupa com a formação de um sujeito ecológico, consciente e capaz de tomar atitudes mais sustentáveis diante das problemáticas envolvendo a sua realidade. Dessa forma, este trabalho busca desenvolver uma pesquisa qualitativa exploratória sobre o ensino da química no viés do sabão ecológico, além de trabalhar o enfoque CTSA e propor uma sequência didática para o ensino da reação orgânica de saponificação. Para isso, a sequência foi baseada nos cinco passos de Ainkenhead e nos pressupostos da pedagogia de Paulo freire. Nesse sentido, para o desenvolvimento da sequência, foi proposta a leitura de textos e aplicação de um questionário de conhecimentos prévios para identificar as concepções iniciais dos estudantes sobre a temática do óleo residual. Logo, a proposta possibilita a construção de um pensamento crítico através da problematização no descarte do óleo, bem como um ensino mais dialógico no ensino de ciências e para uma aprendizagem significativa do conteúdo químico, foi proposta uma contextualização sobre a história do sabão, visto que o tema envolve saberes históricos que podem ser abordados nas aulas de química
id UFF-2_aae7b19892dcfde0df772d8cd96cf93d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25747
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológicoEnsino de químicaCTSASabão ecológicoEducação ambientalSabãoEnsino médioChemistry teachingEcological soapComumente nos estágios supervisionados e nas atividades com alunos do ensino médio observam-se dificuldades, que por vezes estão relacionadas à forma como a disciplina de química é trabalhada na escola, isto é, o foco é na abordagem tradicional ao transmitir o conteúdo, que em geral, é descontextualizado, distante da realidade do estudante, gerando assim desinteresse e falta de participação dos estudantes. Nesse contexto, é necessário propor metodologias de ensino que valorizem o protagonismo do estudante no seu processo de aprendizagem para que assim perceba a química no seu cotidiano. A Educação na perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) é uma alternativa ao ensino tradicional, pois se preocupa com a formação de um sujeito ecológico, consciente e capaz de tomar atitudes mais sustentáveis diante das problemáticas envolvendo a sua realidade. Dessa forma, este trabalho busca desenvolver uma pesquisa qualitativa exploratória sobre o ensino da química no viés do sabão ecológico, além de trabalhar o enfoque CTSA e propor uma sequência didática para o ensino da reação orgânica de saponificação. Para isso, a sequência foi baseada nos cinco passos de Ainkenhead e nos pressupostos da pedagogia de Paulo freire. Nesse sentido, para o desenvolvimento da sequência, foi proposta a leitura de textos e aplicação de um questionário de conhecimentos prévios para identificar as concepções iniciais dos estudantes sobre a temática do óleo residual. Logo, a proposta possibilita a construção de um pensamento crítico através da problematização no descarte do óleo, bem como um ensino mais dialógico no ensino de ciências e para uma aprendizagem significativa do conteúdo químico, foi proposta uma contextualização sobre a história do sabão, visto que o tema envolve saberes históricos que podem ser abordados nas aulas de químicaCommonly in supervised internships and in activities with high school students, difficulties are observed, which are sometimes related to the way the Chemistry subject is worked at school, that is, the focus is on the traditional approach when transmitting the content, which in general, it is decontextualized, far from the student's reality, thus generating students' lack of interest and participation. In this context, it is necessary to proportion teaching methodologies that value the role of the student in their learning process so that they feel the need for chemistry in their daily lives. Education from the CTSA perspective (Science, Technology, Society and Environment) is an alternative to traditional education, as it is concerned with the formation of an ecological subject, aware and capable of taking more sustainable attitudes in the face of problems involving their reality. Thus, this work seeks to develop an exploratory qualitative research on the Teaching of Chemistry in the ecological soap bias, in addition to working the CTSA approach and proposing a didactic sequence for the teaching of organic saponification reaction. For this, the sequence was based on Ainkenhead's five steps and on Paulo Freire's pedagogy assumptions. In this sense, for the development of the sequence, it was proposed to read texts and apply a prior knowledge questionnaire, to identify the students' initial conceptions on the theme of residual oil. Therefore, a proposal enables the construction of critical thinking through problematizing the disposal of oil, as well as a more dialogic teaching in Science teaching and for a contained learning of chemical content, a contextualization on the history of chemical soap was proposed, it was proposal a contextualization of the history of chemical soap the theme involves historical knowledge that can be internal in chemistry classes.77 p.Alves, Andréa Aparecida Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632Oliveira, Alcilúciahttp://lattes.cnpq.br/1912833211453104Bertagnolli, Denise de Castrohttp://lattes.cnpq.br/6727744713310620http://lattes.cnpq.br/5574657721343647Marcolano, Vitor Durade2022-07-19T17:54:41Z2022-07-19T17:54:41Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARCOLANO, Vitor Durade. Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25747CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-20T17:17:30Zoai:app.uff.br:1/25747Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:18.263035Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico
title Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico
spellingShingle Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico
Marcolano, Vitor Durade
Ensino de química
CTSA
Sabão ecológico
Educação ambiental
Sabão
Ensino médio
Chemistry teaching
Ecological soap
title_short Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico
title_full Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico
title_fullStr Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico
title_full_unstemmed Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico
title_sort Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico
author Marcolano, Vitor Durade
author_facet Marcolano, Vitor Durade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Andréa Aparecida Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/5969031244402632
Oliveira, Alcilúcia
http://lattes.cnpq.br/1912833211453104
Bertagnolli, Denise de Castro
http://lattes.cnpq.br/6727744713310620
http://lattes.cnpq.br/5574657721343647
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcolano, Vitor Durade
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
CTSA
Sabão ecológico
Educação ambiental
Sabão
Ensino médio
Chemistry teaching
Ecological soap
topic Ensino de química
CTSA
Sabão ecológico
Educação ambiental
Sabão
Ensino médio
Chemistry teaching
Ecological soap
description Comumente nos estágios supervisionados e nas atividades com alunos do ensino médio observam-se dificuldades, que por vezes estão relacionadas à forma como a disciplina de química é trabalhada na escola, isto é, o foco é na abordagem tradicional ao transmitir o conteúdo, que em geral, é descontextualizado, distante da realidade do estudante, gerando assim desinteresse e falta de participação dos estudantes. Nesse contexto, é necessário propor metodologias de ensino que valorizem o protagonismo do estudante no seu processo de aprendizagem para que assim perceba a química no seu cotidiano. A Educação na perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) é uma alternativa ao ensino tradicional, pois se preocupa com a formação de um sujeito ecológico, consciente e capaz de tomar atitudes mais sustentáveis diante das problemáticas envolvendo a sua realidade. Dessa forma, este trabalho busca desenvolver uma pesquisa qualitativa exploratória sobre o ensino da química no viés do sabão ecológico, além de trabalhar o enfoque CTSA e propor uma sequência didática para o ensino da reação orgânica de saponificação. Para isso, a sequência foi baseada nos cinco passos de Ainkenhead e nos pressupostos da pedagogia de Paulo freire. Nesse sentido, para o desenvolvimento da sequência, foi proposta a leitura de textos e aplicação de um questionário de conhecimentos prévios para identificar as concepções iniciais dos estudantes sobre a temática do óleo residual. Logo, a proposta possibilita a construção de um pensamento crítico através da problematização no descarte do óleo, bem como um ensino mais dialógico no ensino de ciências e para uma aprendizagem significativa do conteúdo químico, foi proposta uma contextualização sobre a história do sabão, visto que o tema envolve saberes históricos que podem ser abordados nas aulas de química
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19T17:54:41Z
2022-07-19T17:54:41Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARCOLANO, Vitor Durade. Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25747
identifier_str_mv MARCOLANO, Vitor Durade. Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823722909138944