História da química na formação continuada de professores: uma abordagem lúdica com o uso de jogo didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Matheus Lopes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27630
Resumo: Este trabalho apresenta a proposta de um jogo didático, para o ensino da História da Química aos alunos dos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio. Considerando que a História da Química é um assunto pouco difundido, e acreditando que a sua compreensão auxilia o entendimento dos conteúdos da disciplina, é proposto um estudo sobre a necessidade da formação continuada dos docentes, destacando de que forma as metodologias alternativas auxiliam os educadores, na construção do conhecimento de seus alunos. Desde Vygotsky, a utilização de atividades lúdicas para auxiliar a construção do conhecimento tem se mostrado uma ferramenta promissora, sendo uma metodologia alternativa, a qual atrai a atenção dos alunos, gerando prazer e reconhecimento pelo seu esforço, incentivando a sua construção do saber, resultando em uma aprendizagem significativa. Com base neste contexto, é apresentado o jogo “VOCÊ SABIA: HISTÓRIA DA QUÍMICA”, sendo um jogo de tabuleiro com perguntas sobre a História da Química. A pesquisa para seu desenvolvimento utilizou da metodologia de revisão bibliográfica, para a compreensão dos assuntos propostos, e para a criação do jogo. Com seu desenvolvimento finalizado, o mesmo foi testado e avaliado em diversos grupos de professores, utilizando a metodologia de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, pelo objetivo de avaliar diretamente as aplicações teóricas do jogo, na realidade empírica, retratando de forma real e dinâmica a utilização do jogo em escalas individuais e coletivas. Desta forma, comprovando que a utilização do jogo “VOCÊ SABIA: HISTÓRIA DA QUÍMICA” realmente auxilia na construção do conhecimento sobre a História da Química.
id UFF-2_ab5ea2c2a4b69646110d064955fbb479
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27630
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling História da química na formação continuada de professores: uma abordagem lúdica com o uso de jogo didáticoEnsino de QuímicaFormação continuadaHistória da QuímicaJogo didáticoLúdico na educaçãoAprendizagem da QuímicaEducação continuadaJogo didáticoHistória da QuímicaAprendizagem lúdicaChemistry LearningCotinuing educationEducational toysHistory of ChemistryLudic learningEste trabalho apresenta a proposta de um jogo didático, para o ensino da História da Química aos alunos dos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio. Considerando que a História da Química é um assunto pouco difundido, e acreditando que a sua compreensão auxilia o entendimento dos conteúdos da disciplina, é proposto um estudo sobre a necessidade da formação continuada dos docentes, destacando de que forma as metodologias alternativas auxiliam os educadores, na construção do conhecimento de seus alunos. Desde Vygotsky, a utilização de atividades lúdicas para auxiliar a construção do conhecimento tem se mostrado uma ferramenta promissora, sendo uma metodologia alternativa, a qual atrai a atenção dos alunos, gerando prazer e reconhecimento pelo seu esforço, incentivando a sua construção do saber, resultando em uma aprendizagem significativa. Com base neste contexto, é apresentado o jogo “VOCÊ SABIA: HISTÓRIA DA QUÍMICA”, sendo um jogo de tabuleiro com perguntas sobre a História da Química. A pesquisa para seu desenvolvimento utilizou da metodologia de revisão bibliográfica, para a compreensão dos assuntos propostos, e para a criação do jogo. Com seu desenvolvimento finalizado, o mesmo foi testado e avaliado em diversos grupos de professores, utilizando a metodologia de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, pelo objetivo de avaliar diretamente as aplicações teóricas do jogo, na realidade empírica, retratando de forma real e dinâmica a utilização do jogo em escalas individuais e coletivas. Desta forma, comprovando que a utilização do jogo “VOCÊ SABIA: HISTÓRIA DA QUÍMICA” realmente auxilia na construção do conhecimento sobre a História da Química.The History of Chemistry would be considered a little disseminated subject. However, there are still several applications on learning methodology to be explored by when it is about junior and high schoolers. In order to bring a ludic point of view for this scenario, the present essay focuses on educational toys as a possible solution on this matter. Believing that a gameplay approach would lead the students to a better comprehension, another need comes up: continuing education for teachers, in order to prepare them on alternative knowledge construction methodologies. From Vygotsky, games as a way to help on learning processes has been shown as an useful tool. It catches the students‟ attention, giving them pleasure and motivation while learning. Therefore, the grown of learning becomes a fun time, not more an obligation. Based on that context “DID YOU KNOW: THE HISTORY OF CHEMISTRY”, is introduced to learners as a board game with answers and questions about chemistry‟s History. As for the development of such project a research made on bibliographic review methodology had been applied. Both to better understand the proposed subject, chemistry, and to build the ludic activity. By the time the project was done, it was tested and evaluated by different professors‟ groups within the field research methodology with a qualitative approach, as a mean to reach the theoretical applications of the game in empirical reality. That way it was possible to observe the dynamic of individual and collective effect on the usage of this project object in realistic scenario. Significantly endorsing the value of “DID YOU KNOW: THE HISTORY OF CHEMISTRY” as a valid implement on chemistry‟s History knowledge building.The History of Chemistry would be considered a little disseminated subject. However, there are still several applications on learning methodology to be explored by when it is about junior and high schoolers. In order to bring a ludic point of view for this scenario, the present essay focuses on educational toys as a possible solution on this matter. Believing that a gameplay approach would lead the students to a better comprehension, another need comes up: continuing education for teachers, in order to prepare them on alternative knowledge construction methodologies. From Vygotsky, games as a way to help on learning processes has been shown as an useful tool. It catches the students‟ attention, giving them pleasure and motivation while learning. Therefore, the grown of learning becomes a fun time, not more an obligation. Based on that context “DID YOU KNOW: THE HISTORY OF CHEMISTRY”, is introduced to learners as a board game with answers and questions about chemistry‟s History. As for the development of such project a research made on bibliographic review methodology had been applied. Both to better understand the proposed subject, chemistry, and to build the ludic activity. By the time the project was done, it was tested and evaluated by different professors‟ groups within the field research methodology with a qualitative approach, as a mean to reach the theoretical applications of the game in empirical reality. That way it was possible to observe the dynamic of individual and collective effect on the usage of this project object in realistic scenario. Significantly endorsing the value of “DID YOU KNOW: THE HISTORY OF CHEMISTRY” as a valid implement on chemistry‟s History knowledge building.186 f.Marques, Adílio Jorgehttp://lattes.cnpq.br/7617994755277783Pompilho, Wendel Mattoshttp://lattes.cnpq.br/7478367813739692Dias, Marcelo de OliveiraBiasse, Anselmo Domingoshttp://lattes.cnpq.br/7720745281276961http://lattes.cnpq.br/5136198996940314Ferreira, Matheus Lopes2023-01-19T17:18:01Z2023-01-19T17:18:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Matheus Lopes. História da química na formação continuada de professores: uma abordagem lúdica com o uso de jogo didático. 2020. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27630CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T17:18:04Zoai:app.uff.br:1/27630Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:51.787256Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv História da química na formação continuada de professores: uma abordagem lúdica com o uso de jogo didático
title História da química na formação continuada de professores: uma abordagem lúdica com o uso de jogo didático
spellingShingle História da química na formação continuada de professores: uma abordagem lúdica com o uso de jogo didático
Ferreira, Matheus Lopes
Ensino de Química
Formação continuada
História da Química
Jogo didático
Lúdico na educação
Aprendizagem da Química
Educação continuada
Jogo didático
História da Química
Aprendizagem lúdica
Chemistry Learning
Cotinuing education
Educational toys
History of Chemistry
Ludic learning
title_short História da química na formação continuada de professores: uma abordagem lúdica com o uso de jogo didático
title_full História da química na formação continuada de professores: uma abordagem lúdica com o uso de jogo didático
title_fullStr História da química na formação continuada de professores: uma abordagem lúdica com o uso de jogo didático
title_full_unstemmed História da química na formação continuada de professores: uma abordagem lúdica com o uso de jogo didático
title_sort História da química na formação continuada de professores: uma abordagem lúdica com o uso de jogo didático
author Ferreira, Matheus Lopes
author_facet Ferreira, Matheus Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Adílio Jorge
http://lattes.cnpq.br/7617994755277783
Pompilho, Wendel Mattos
http://lattes.cnpq.br/7478367813739692
Dias, Marcelo de Oliveira
Biasse, Anselmo Domingos
http://lattes.cnpq.br/7720745281276961
http://lattes.cnpq.br/5136198996940314
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Matheus Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Formação continuada
História da Química
Jogo didático
Lúdico na educação
Aprendizagem da Química
Educação continuada
Jogo didático
História da Química
Aprendizagem lúdica
Chemistry Learning
Cotinuing education
Educational toys
History of Chemistry
Ludic learning
topic Ensino de Química
Formação continuada
História da Química
Jogo didático
Lúdico na educação
Aprendizagem da Química
Educação continuada
Jogo didático
História da Química
Aprendizagem lúdica
Chemistry Learning
Cotinuing education
Educational toys
History of Chemistry
Ludic learning
description Este trabalho apresenta a proposta de um jogo didático, para o ensino da História da Química aos alunos dos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio. Considerando que a História da Química é um assunto pouco difundido, e acreditando que a sua compreensão auxilia o entendimento dos conteúdos da disciplina, é proposto um estudo sobre a necessidade da formação continuada dos docentes, destacando de que forma as metodologias alternativas auxiliam os educadores, na construção do conhecimento de seus alunos. Desde Vygotsky, a utilização de atividades lúdicas para auxiliar a construção do conhecimento tem se mostrado uma ferramenta promissora, sendo uma metodologia alternativa, a qual atrai a atenção dos alunos, gerando prazer e reconhecimento pelo seu esforço, incentivando a sua construção do saber, resultando em uma aprendizagem significativa. Com base neste contexto, é apresentado o jogo “VOCÊ SABIA: HISTÓRIA DA QUÍMICA”, sendo um jogo de tabuleiro com perguntas sobre a História da Química. A pesquisa para seu desenvolvimento utilizou da metodologia de revisão bibliográfica, para a compreensão dos assuntos propostos, e para a criação do jogo. Com seu desenvolvimento finalizado, o mesmo foi testado e avaliado em diversos grupos de professores, utilizando a metodologia de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, pelo objetivo de avaliar diretamente as aplicações teóricas do jogo, na realidade empírica, retratando de forma real e dinâmica a utilização do jogo em escalas individuais e coletivas. Desta forma, comprovando que a utilização do jogo “VOCÊ SABIA: HISTÓRIA DA QUÍMICA” realmente auxilia na construção do conhecimento sobre a História da Química.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-19T17:18:01Z
2023-01-19T17:18:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Matheus Lopes. História da química na formação continuada de professores: uma abordagem lúdica com o uso de jogo didático. 2020. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27630
identifier_str_mv FERREIRA, Matheus Lopes. História da química na formação continuada de professores: uma abordagem lúdica com o uso de jogo didático. 2020. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823663573368832