Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30449 |
Resumo: | O presente trabalho tem como questão central os efeitos da pandemia sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental de crianças que durante o período de educação infantil não puderam frequentar a escola por conta da pandemia. O estudo foi realizado em uma escola pública no município de Itaguaí, durante o ano de 2022. A pesquisa buscou dados numéricos, fornecidos por outras pesquisas, como os Censos, além de dados empíricos coletados na escola através de trabalho etnográfico. Além de comparar os dados, a pesquisa buscou entender os alunos e suas dificuldades, tendo em vista referencial teórico que defende a Educação Infantil como um passo importante na formação educacional do indivíduo. Através dos registros de observação foi possível entender alguns dos efeitos causados, a curto prazo, na vida acadêmica das crianças envolvidas. Mas também as dificuldades e desafios enfrentados pela docência ao longo do caminho, que foram ainda mais acentuados no período de crise sanitária, enfrentado pelo país. |
id |
UFF-2_abe2089d951d72a9cb6542e4a3c9f53d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30449 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaífracasso escolareducação infantilpandemiaevasão escolarItaguaíschool failurechild educationpandemictruancyItaguaíO presente trabalho tem como questão central os efeitos da pandemia sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental de crianças que durante o período de educação infantil não puderam frequentar a escola por conta da pandemia. O estudo foi realizado em uma escola pública no município de Itaguaí, durante o ano de 2022. A pesquisa buscou dados numéricos, fornecidos por outras pesquisas, como os Censos, além de dados empíricos coletados na escola através de trabalho etnográfico. Além de comparar os dados, a pesquisa buscou entender os alunos e suas dificuldades, tendo em vista referencial teórico que defende a Educação Infantil como um passo importante na formação educacional do indivíduo. Através dos registros de observação foi possível entender alguns dos efeitos causados, a curto prazo, na vida acadêmica das crianças envolvidas. Mas também as dificuldades e desafios enfrentados pela docência ao longo do caminho, que foram ainda mais acentuados no período de crise sanitária, enfrentado pelo país.The present work addresses as a central issue the effects of the pandemic on the transition from early childhood education to elementary school for children who during the early childhood education period were unable to attend school due to the pandemic. The study was carried out in a public school in the municipality of Itaguaí, during the year 2022. The research sought numerical data, provided by other surveys, such as the Census, in addition to empirical data collected at the school through ethnographic work. In addition to comparing the data, the research sought to understand the students and their difficulties, taking into account the theoretical framework that defends Early Childhood Education as an important step in the educational formation of the individual. Through the observation records it was possible to understand some of the effects caused, in the short term, in the academic life of the children involved. But also the difficulties and challenges faced by teaching along the way, which were even more pronounced in the period of health crisis faced by the country.35 p.Bayma, Andréa Cristina PavãoBergo, Renata SilvaLima, Augusto César Gonçalves eSilva, Rayssa Aparecida Trindade2023-09-19T17:28:49Z2023-09-19T17:28:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Rayssa Aparecida Trindade. Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30449CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-19T17:28:53Zoai:app.uff.br:1/30449Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:20.082600Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí |
title |
Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí |
spellingShingle |
Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí Silva, Rayssa Aparecida Trindade fracasso escolar educação infantil pandemia evasão escolar Itaguaí school failure child education pandemic truancy Itaguaí |
title_short |
Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí |
title_full |
Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí |
title_fullStr |
Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí |
title_full_unstemmed |
Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí |
title_sort |
Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí |
author |
Silva, Rayssa Aparecida Trindade |
author_facet |
Silva, Rayssa Aparecida Trindade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bayma, Andréa Cristina Pavão Bergo, Renata Silva Lima, Augusto César Gonçalves e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rayssa Aparecida Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fracasso escolar educação infantil pandemia evasão escolar Itaguaí school failure child education pandemic truancy Itaguaí |
topic |
fracasso escolar educação infantil pandemia evasão escolar Itaguaí school failure child education pandemic truancy Itaguaí |
description |
O presente trabalho tem como questão central os efeitos da pandemia sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental de crianças que durante o período de educação infantil não puderam frequentar a escola por conta da pandemia. O estudo foi realizado em uma escola pública no município de Itaguaí, durante o ano de 2022. A pesquisa buscou dados numéricos, fornecidos por outras pesquisas, como os Censos, além de dados empíricos coletados na escola através de trabalho etnográfico. Além de comparar os dados, a pesquisa buscou entender os alunos e suas dificuldades, tendo em vista referencial teórico que defende a Educação Infantil como um passo importante na formação educacional do indivíduo. Através dos registros de observação foi possível entender alguns dos efeitos causados, a curto prazo, na vida acadêmica das crianças envolvidas. Mas também as dificuldades e desafios enfrentados pela docência ao longo do caminho, que foram ainda mais acentuados no período de crise sanitária, enfrentado pelo país. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-19T17:28:49Z 2023-09-19T17:28:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Rayssa Aparecida Trindade. Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30449 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rayssa Aparecida Trindade. Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823604316241920 |