Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rayssa Aparecida Trindade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30449
Resumo: O presente trabalho tem como questão central os efeitos da pandemia sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental de crianças que durante o período de educação infantil não puderam frequentar a escola por conta da pandemia. O estudo foi realizado em uma escola pública no município de Itaguaí, durante o ano de 2022. A pesquisa buscou dados numéricos, fornecidos por outras pesquisas, como os Censos, além de dados empíricos coletados na escola através de trabalho etnográfico. Além de comparar os dados, a pesquisa buscou entender os alunos e suas dificuldades, tendo em vista referencial teórico que defende a Educação Infantil como um passo importante na formação educacional do indivíduo. Através dos registros de observação foi possível entender alguns dos efeitos causados, a curto prazo, na vida acadêmica das crianças envolvidas. Mas também as dificuldades e desafios enfrentados pela docência ao longo do caminho, que foram ainda mais acentuados no período de crise sanitária, enfrentado pelo país.
id UFF-2_abe2089d951d72a9cb6542e4a3c9f53d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30449
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaífracasso escolareducação infantilpandemiaevasão escolarItaguaíschool failurechild educationpandemictruancyItaguaíO presente trabalho tem como questão central os efeitos da pandemia sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental de crianças que durante o período de educação infantil não puderam frequentar a escola por conta da pandemia. O estudo foi realizado em uma escola pública no município de Itaguaí, durante o ano de 2022. A pesquisa buscou dados numéricos, fornecidos por outras pesquisas, como os Censos, além de dados empíricos coletados na escola através de trabalho etnográfico. Além de comparar os dados, a pesquisa buscou entender os alunos e suas dificuldades, tendo em vista referencial teórico que defende a Educação Infantil como um passo importante na formação educacional do indivíduo. Através dos registros de observação foi possível entender alguns dos efeitos causados, a curto prazo, na vida acadêmica das crianças envolvidas. Mas também as dificuldades e desafios enfrentados pela docência ao longo do caminho, que foram ainda mais acentuados no período de crise sanitária, enfrentado pelo país.The present work addresses as a central issue the effects of the pandemic on the transition from early childhood education to elementary school for children who during the early childhood education period were unable to attend school due to the pandemic. The study was carried out in a public school in the municipality of Itaguaí, during the year 2022. The research sought numerical data, provided by other surveys, such as the Census, in addition to empirical data collected at the school through ethnographic work. In addition to comparing the data, the research sought to understand the students and their difficulties, taking into account the theoretical framework that defends Early Childhood Education as an important step in the educational formation of the individual. Through the observation records it was possible to understand some of the effects caused, in the short term, in the academic life of the children involved. But also the difficulties and challenges faced by teaching along the way, which were even more pronounced in the period of health crisis faced by the country.35 p.Bayma, Andréa Cristina PavãoBergo, Renata SilvaLima, Augusto César Gonçalves eSilva, Rayssa Aparecida Trindade2023-09-19T17:28:49Z2023-09-19T17:28:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Rayssa Aparecida Trindade. Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30449CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-19T17:28:53Zoai:app.uff.br:1/30449Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:20.082600Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí
title Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí
spellingShingle Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí
Silva, Rayssa Aparecida Trindade
fracasso escolar
educação infantil
pandemia
evasão escolar
Itaguaí
school failure
child education
pandemic
truancy
Itaguaí
title_short Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí
title_full Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí
title_fullStr Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí
title_full_unstemmed Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí
title_sort Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí
author Silva, Rayssa Aparecida Trindade
author_facet Silva, Rayssa Aparecida Trindade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bayma, Andréa Cristina Pavão
Bergo, Renata Silva
Lima, Augusto César Gonçalves e
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rayssa Aparecida Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv fracasso escolar
educação infantil
pandemia
evasão escolar
Itaguaí
school failure
child education
pandemic
truancy
Itaguaí
topic fracasso escolar
educação infantil
pandemia
evasão escolar
Itaguaí
school failure
child education
pandemic
truancy
Itaguaí
description O presente trabalho tem como questão central os efeitos da pandemia sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental de crianças que durante o período de educação infantil não puderam frequentar a escola por conta da pandemia. O estudo foi realizado em uma escola pública no município de Itaguaí, durante o ano de 2022. A pesquisa buscou dados numéricos, fornecidos por outras pesquisas, como os Censos, além de dados empíricos coletados na escola através de trabalho etnográfico. Além de comparar os dados, a pesquisa buscou entender os alunos e suas dificuldades, tendo em vista referencial teórico que defende a Educação Infantil como um passo importante na formação educacional do indivíduo. Através dos registros de observação foi possível entender alguns dos efeitos causados, a curto prazo, na vida acadêmica das crianças envolvidas. Mas também as dificuldades e desafios enfrentados pela docência ao longo do caminho, que foram ainda mais acentuados no período de crise sanitária, enfrentado pelo país.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19T17:28:49Z
2023-09-19T17:28:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Rayssa Aparecida Trindade. Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30449
identifier_str_mv SILVA, Rayssa Aparecida Trindade. Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823604316241920