Educação antirracista, memória e identidade no Quilombo do Camorim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dória, Renato de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21891
Resumo: No bairro do Camorim, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, aproximadamente vinte famílias, que se autodefinem descendentes dos negros escravizados nas terras do antigo Engenho do Camorim, constituem o Quilombo do Camorim Maciço da Pedra Branca. Lá, as lideranças do quilombo organizam uma série de atividades de educativas, como visitas guiadas, oficinas e festividades, revelando aspectos importantes e pouco conhecidos da história e da cultura da África e afro-brasileira na região. Em meio a um processo turbulento de transformações urbanas ocorridas no bairro desde 2010, as lideranças do Quilombo do Camorim estabeleceram um conjunto de relações simbólicas e identitárias sobre um conjunto patrimonial composto por prédios históricos tombados e um sítio arqueológico registrado por órgãos públicos. Este contexto oferece um marco para explorar como são forjadas as estratégias de construção da memória a partir de uma perspectiva de educação antirracista. E permite, por outro lado, avaliar como a experiência recente do quilombo do Camorim pode contribuir para o debate sobre a aplicação da lei 10.639/03 no ensino de Sociologia na educação básica
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