A multiterritorialidade do espaço sagrado: o intercâmbio cultural no terreiro Ilê Axé Oxum Miwa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25087 |
Resumo: | Em um contexto nacional de intolerância e ignorância em relação às religiões de matriz africana, onde as estatísticas mostram uma lacuna de estudos geográficos sobre o tema aliado ao alto número de casos de violência religiosa, discorrer sobre o funcionamento de um terreiro expressa-se extremamente relevante. A partir da abordagem da Geografia Cultural, o presente trabalho tem como objetivo analisar as dinâmicas espaciais presentes no terreiro de religião de matriz africana, as quais refletem diferentes territorialidades religiosas existentes na sociedade brasileira. Contextualizando o caminho geohistórico de seus praticantes, desde o período colonial brasileiro até a atualidade, foi perceptível observar a criação de diferentes comportamentos espaciais, marcados pelo forte intercâmbio cultural entre as diversas tradições religiosas de matriz africana. A metodologia utilizada consistiu na realização de estudo de caso, o qual foi ocorreu no terreiro Ilê Axé Oxum Miwa que também responde por Egbé Ifá Wede, comandado pela Iyalorixá Andréia Xavier e o Babalawo Anderson Telles e situa-se no bairro Praça Seca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. |
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A multiterritorialidade do espaço sagrado: o intercâmbio cultural no terreiro Ilê Axé Oxum MiwaTerritorialidade humanaCultura afro-brasileiraCulto afro-brasileiroIntercâmbio culturalTerritorialidade humanaCultura afro-brasileiraCulto afro-brasileiroIntercâmbio culturalGeografia culturalHuman territorialityAfro-Brazilian cultureAfro-Brazilian cultCultural exchangeEm um contexto nacional de intolerância e ignorância em relação às religiões de matriz africana, onde as estatísticas mostram uma lacuna de estudos geográficos sobre o tema aliado ao alto número de casos de violência religiosa, discorrer sobre o funcionamento de um terreiro expressa-se extremamente relevante. A partir da abordagem da Geografia Cultural, o presente trabalho tem como objetivo analisar as dinâmicas espaciais presentes no terreiro de religião de matriz africana, as quais refletem diferentes territorialidades religiosas existentes na sociedade brasileira. Contextualizando o caminho geohistórico de seus praticantes, desde o período colonial brasileiro até a atualidade, foi perceptível observar a criação de diferentes comportamentos espaciais, marcados pelo forte intercâmbio cultural entre as diversas tradições religiosas de matriz africana. A metodologia utilizada consistiu na realização de estudo de caso, o qual foi ocorreu no terreiro Ilê Axé Oxum Miwa que também responde por Egbé Ifá Wede, comandado pela Iyalorixá Andréia Xavier e o Babalawo Anderson Telles e situa-se no bairro Praça Seca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.In a national context of intolerance and ignorance in relation to religions of African origin, where statistics show a lack of geographical studies on the subject combined with the high number of cases of religious violence, discussing the functioning of a temple is extremely relevant. From the approach of Cultural Geography, the present work aims to analyze the spatial dynamics present in the temple of religion of African origin, which reflect different religious territorialities existing in Brazilian society. Contextualizing the geohistorical path of its practitioners, from the Brazilian colonial period to the present, it was noticeable to observe the creation of different spatial behaviors, marked by the strong cultural exchange between the different religious traditions of African origin. The methodology used consisted of accomplishing a case study, which took place in the temple Ilê Axé Oxum Miwa, which is also responsible for Egbé Ifá Wede, commanded by Iyalorixá Andréia Xavier and Babalawo Anderson Telles and is located in the Praça Seca neighborhood, in the West of Rio de Janeiro.42 f.Silva, Flávia Elaine Martins daTeófilo, AdrianiBarbosa, JorgeAthayde, João Pedro Moreno de2022-05-27T16:11:07Z2022-05-27T16:11:07Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfATHAYDE, João Pedro Moreno de. A multiterritorialidade do espaço sagrado: o intercâmbio cultural no terreiro Ilê Axé Oxum Miwa. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25087CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-27T16:11:11Zoai:app.uff.br:1/25087Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-05-27T16:11:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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