Etnomatemática e suas marcas na formação inicial dos futuros professores de Matemática
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16765 |
Resumo: | Esta investigação teve como objetivo analisar quais as marcas que a disciplina de Etnomatemática na Licenciatura deixa nos futuros professores de Matemática. Ela representa um olhar sobre a formação inicial dos futuros professores de Matemática, tendo como premissa a escuta sensível e o diálogo com os sujeitos que vivenciam tal formação. A pesquisa tomou como referencial teórico autores do campo da Educação Matemática com uma vertente sociocultural, da Etnomatemática e da Educação. Identificamos por meio do e-mec os cursos que apresentam alguma disciplina cujo nome se vincule diretamente à Etnomatemática, elegemos como sujeitos da pesquisa os professores de tais disciplinas e estudantes que já a tinham cursado. Tivemos ao todo 37 sujeitos que participaram da pesquisa: 5 professores e 32 discentes. A produção dos dados se deu por meio da análise das ementas e dos Planos de Curso de cada componente curricular, das entrevistas com os professores e do questionário eletrônico respondido pelos estudantes. A partir desse contexto, a pesquisa se dividiu em quatro movimentos. O primeiro analisa as ementas das disciplinas selecionadas, a fim de identificar o modo como os docentes escolhem e abordam os conteúdos programáticos e sinalizam as referências teóricas que serão utilizadas. O segundo, descreve a percepção dos sujeitos da pesquisa no que tange ao currículo vivenciado na disciplina. O terceiro, apresenta as concepções de Etnomatemática dos professores e discentes. O quarto, descreve e analisa as marcas deixadas pela disciplina de Etnomatemática na visão dos estudantes. Os resultados evidenciaram que as concepções dos professores deixaram marcas na construção da ideia de Etnomatemática de seus estudantes, assim como as experiências vivenciadas nas aulas influenciaram na forma como os estudantes concebem e visualizam a sua prática docente no futuro. As marcas deixadas pela disciplina de Etnomatemática nos estudantes da Licenciatura em Matemática estão relacionadas a quebra de paradigma em relação a universalidade da matemática, a atribuição da Matemática como uma construção humana, a implicações na perspectiva de ensino aprendizagem dos futuros professores e a sua abertura para o diálogo com o outro |
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Etnomatemática e suas marcas na formação inicial dos futuros professores de MatemáticaEtnomatemáticaFormação inicial de professores de matemáticaLicenciatura em matemáticaEtnomatemáticaFormação de professorEnsino de matemáticaEthnomathematicsInitial training of mathematics teachersDegree in mathematicsEsta investigação teve como objetivo analisar quais as marcas que a disciplina de Etnomatemática na Licenciatura deixa nos futuros professores de Matemática. Ela representa um olhar sobre a formação inicial dos futuros professores de Matemática, tendo como premissa a escuta sensível e o diálogo com os sujeitos que vivenciam tal formação. A pesquisa tomou como referencial teórico autores do campo da Educação Matemática com uma vertente sociocultural, da Etnomatemática e da Educação. Identificamos por meio do e-mec os cursos que apresentam alguma disciplina cujo nome se vincule diretamente à Etnomatemática, elegemos como sujeitos da pesquisa os professores de tais disciplinas e estudantes que já a tinham cursado. Tivemos ao todo 37 sujeitos que participaram da pesquisa: 5 professores e 32 discentes. A produção dos dados se deu por meio da análise das ementas e dos Planos de Curso de cada componente curricular, das entrevistas com os professores e do questionário eletrônico respondido pelos estudantes. A partir desse contexto, a pesquisa se dividiu em quatro movimentos. O primeiro analisa as ementas das disciplinas selecionadas, a fim de identificar o modo como os docentes escolhem e abordam os conteúdos programáticos e sinalizam as referências teóricas que serão utilizadas. O segundo, descreve a percepção dos sujeitos da pesquisa no que tange ao currículo vivenciado na disciplina. O terceiro, apresenta as concepções de Etnomatemática dos professores e discentes. O quarto, descreve e analisa as marcas deixadas pela disciplina de Etnomatemática na visão dos estudantes. Os resultados evidenciaram que as concepções dos professores deixaram marcas na construção da ideia de Etnomatemática de seus estudantes, assim como as experiências vivenciadas nas aulas influenciaram na forma como os estudantes concebem e visualizam a sua prática docente no futuro. As marcas deixadas pela disciplina de Etnomatemática nos estudantes da Licenciatura em Matemática estão relacionadas a quebra de paradigma em relação a universalidade da matemática, a atribuição da Matemática como uma construção humana, a implicações na perspectiva de ensino aprendizagem dos futuros professores e a sua abertura para o diálogo com o outroThis investigation aimed to analyze what marks the discipline of Ethnomathematics in the Licenciatura leaves in future Mathematics teachers. It represents a look at the initial training of future mathematics teachers, with the premise of sensitive listening and dialogue with the subjects who experience such training. The research took as a theoretical reference authors from the field of Mathematics Education with a socio-cultural, Ethnomathematics and Education aspect. We identified through e-mec the courses that present some discipline whose name is directly linked to Ethnomathematics, we elected as subjects of the research the professors of such disciplines and students who had already taken it. We had a total of 37 subjects who participated in the research: 5 teachers and 32 students. The production of the data took place through the analysis of the menus and the Course Plans of each curricular component, the interviews with the teachers and the electronic questionnaire answered by the students. From this context, the research was divided into four movements. The first analyzes the menus of the selected subjects, in order to identify the way the teachers choose and approach the syllabus and indicate the theoretical references that will be used. The second describes the research subjects' perception of the curriculum experienced in the discipline. The third, presents the conceptions of Ethnomathematics of teachers and students. The fourth, describes and analyzes the marks left by the discipline of Ethnomathematics in the students' view. The results showed that the teachers 'conceptions left marks in the construction of their students' idea of Ethnomathematics, as well as the experiences lived in class influenced the way students conceive and visualize their teaching practice in the future. The marks left by the discipline of Ethnomathematics in students of the Degree in Mathematics are related to the paradigm break in relation to the universality of mathematics, the attribution of Mathematics as a human construction, to implications in the perspective of teaching and learning of future teachers and their openness to the dialogue with the other223 f.Fantinato, Maria Cecilia de Castello BrancoLeite, Kécio GonçalvesSchneider, Sônia MariaCosta, Claudio FernandesPassos, Caroline Mendes dosMattos, Sandra Maria Nascimento deSoares, Gisele Americo2021-01-26T18:23:17Z2021-01-26T18:23:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOARES, Gisele Américo. Etnomatemática e suas marcas na formação inicial dos futuros professores de Matemática. 2020. 223 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16765http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-26T20:59:13Zoai:app.uff.br:1/16765Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:49.971733Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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