"Com certeza tem uma história aí": infância, escrita e escola sentidos em (des)construção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30025 |
Resumo: | Esta tese experimenta sentidos para as palavras infância, escrita e escola e suas interrelações. Refletir a partir de um olhar filosófico e político inicialmente a infância em uma escola que ensina a escrita. Em seguida a escrita, enquanto discurso sobre da infância, construída pela escola. Por fim propõe que a escola seja escrita pela infância. A investigação, que se inicia em março de 2020, tem um pequeno período presencial na escola sendo em seguida transferida para a modalidade remota para retornar em outubro de 2021 ao prédio da escola. É nesse contexto que participo das atividades das três turmas de primeiro ano compartilhando com as crianças e suas professoras as experiências de apropriação/construção da leitura e da escrita para pensar com elas o sentido das práticas e modos de fazer. O objetivo inicial de refletir sobre a escrita ensinada às crianças na escola se amplia na direção de pensar o lugar da infância, o conhecimento produzido na escola e o reconhecimento da criança como capaz de contar a própria história enquanto conta do seu tempo na escola. A investigação se insere na linha dos Estudos com os cotidianos e acontece em uma escola pública da rede municipal de Niterói em três grupos de crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. A proposta é pensar os modos de pensar e fazer, a partir da multiplicidade de métodos como nos propõe Certeau, de forma a fazer surgir outros sentidos possíveis sobre as práticas. A pesquisa busca ainda uma abordagem benjaminiana da infância, da escrita e da escola como experiências capazes de fazer perceber o mundo como transitório a partir de sua ideia de história e crítica do conhecimento universal. A pesquisa em narrativa se apresenta em textos fragmentos que trazem na escrita uma constelação de ideias e formas de existir ao narrar histórias de crianças e professoras na escola em suas práticas cotidianas. |
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O objetivo inicial de refletir sobre a escrita ensinada às crianças na escola se amplia na direção de pensar o lugar da infância, o conhecimento produzido na escola e o reconhecimento da criança como capaz de contar a própria história enquanto conta do seu tempo na escola. A investigação se insere na linha dos Estudos com os cotidianos e acontece em uma escola pública da rede municipal de Niterói em três grupos de crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. A proposta é pensar os modos de pensar e fazer, a partir da multiplicidade de métodos como nos propõe Certeau, de forma a fazer surgir outros sentidos possíveis sobre as práticas. A pesquisa busca ainda uma abordagem benjaminiana da infância, da escrita e da escola como experiências capazes de fazer perceber o mundo como transitório a partir de sua ideia de história e crítica do conhecimento universal. A pesquisa em narrativa se apresenta em textos fragmentos que trazem na escrita uma constelação de ideias e formas de existir ao narrar histórias de crianças e professoras na escola em suas práticas cotidianas.This thesis tries out meanings for the words childhood, writing and school and their interrelationships. Reflecting on childhood, initially from a philosophical and political point of view, in a school that teaches writing. Then on the writing, as a discourse about childhood, built by the school. Finally, it proposes that the school be written by the childhood. The investigation, which begins in March 2020, has a short face-to-face period at the school and is then transferred to the remote modality to return to the school building in October 2021. It is in this context that I participate in the activities of the three first-year classes, sharing with the children and their teachers the experiences of appropriating/building reading and writing in order to think with them about the meaning of the practices and ways of doing things. The initial objective of reflecting on the writing taught to children at school expands towards thinking about the place of childhood, the knowledge produced at school and the recognition of children as capable of telling their own story while telling about their time at school. The investigation is part of the field of Studies with the everyday life and takes place in a public school in the municipal network of Niterói in three groups of children in the first cycle of Elementary School. The proposal is to think about the ways of thinking and doing, based on the multiplicity of methods as Certeau proposes, in order to bring about other possible meanings about the practices. The research also seeks a Benjaminian approach to childhood, writing and school as experiences capable of making one perceive the world as transitory, based on his idea of history and criticism of universal knowledge. Narrative research is presented in fragmented texts that bring in the writing a constellation of ideas and ways of existing when narrating stories of children and teachers at school in their daily practices.102 pPérez, Carmen Lúcia VidalAraújo, Mairce da SilvaAlves, Luciana PiresValter, JoséEsteban, TeresaRodrigues, Minna Gondim Marques2023-08-18T14:47:44Z2023-08-18T14:47:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRODRIGUES, Minna Gondim Marques. "Com certeza tem uma história aí": infância, escrita e escola sentidos em (des)construção. 2023. 102f. 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