"O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Aline Xavier
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32353
Resumo: A cultura tem papel constitutivo na sociedade atuando sobre os modos de ver, pensar e agir dos indivíduos. E a educação, institucional ou não, se insere na cultura pelo caráter discursivo de suas práticas. Reconhecendo os fortes vínculos entre educação e cultura, é pertinente discutir a relevância das experiências estéticas e culturais ao longo da vida para a subjetivação, para a formação de professores e para as práticas docentes. Este trabalho pretendeu apresentar para uma turma de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública, uma exposição virtual destinada ao público infantil, afim de problematizar o potencial educativo dos espaços não formais de educação. Entre eles os museus, importante espaço de formação cultural de professores. Para realizar a pesquisa, duas exposições virtuais foram estudadas, assim como narrativas de estudantes a respeito de experiências museais ao longo da vida. Ao discutir as exposições e as experiências narradas, o trabalho aponta o museu como um lugar relevante para a formação dos visitantes, ressaltando-o também como um lugar para a infância. Além disso, posiciona os espaços formais de educação como locais potentes para a experiência estética e ressignificação das experiências culturais. Como outra forma de contribuição, adensa considerações sobre exposições virtuais e sua relevância durante a pandemia de COVID-19.
id UFF-2_add9ea0ade7ae7209ee438ee430e8846
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32353
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling "O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação culturalFormação de professoresCulturaMuseusMuseus virtuaisExperiência estéticaInfânciaExposiçãoRealidade virtual na educaçãoEducação infantilEducação em museuTeacher learningCultureMuseumsVirtual museumsAesthetic experienceChildhoodA cultura tem papel constitutivo na sociedade atuando sobre os modos de ver, pensar e agir dos indivíduos. E a educação, institucional ou não, se insere na cultura pelo caráter discursivo de suas práticas. Reconhecendo os fortes vínculos entre educação e cultura, é pertinente discutir a relevância das experiências estéticas e culturais ao longo da vida para a subjetivação, para a formação de professores e para as práticas docentes. Este trabalho pretendeu apresentar para uma turma de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública, uma exposição virtual destinada ao público infantil, afim de problematizar o potencial educativo dos espaços não formais de educação. Entre eles os museus, importante espaço de formação cultural de professores. Para realizar a pesquisa, duas exposições virtuais foram estudadas, assim como narrativas de estudantes a respeito de experiências museais ao longo da vida. Ao discutir as exposições e as experiências narradas, o trabalho aponta o museu como um lugar relevante para a formação dos visitantes, ressaltando-o também como um lugar para a infância. Além disso, posiciona os espaços formais de educação como locais potentes para a experiência estética e ressignificação das experiências culturais. Como outra forma de contribuição, adensa considerações sobre exposições virtuais e sua relevância durante a pandemia de COVID-19.Culture has a constitutive role in society, influences the ways of seeing, thinking and acting of individuals. And education, institutional or not, is inserted in the culture by the discursive character of its practices. Recognizing the strong links between education and culture, it is pertinent to discuss the relevance of aesthetic and cultural experiences throughout life for subjectivation, for teacher learning and for teaching practices. This work intended to present to a Pedagogy Licentiate class at a public university, a virtual exhibition aimed at children in order to problematize the educational potential of non-formal education spaces, especially museums, a special place for teacher education and cultural learning. To carry out the research, two virtual exhibitions were studied, as well as student’s narratives about museum experiences throughout life. When discussing the exhibitions and the narrated experiences, the work points to the museum as a relevant place for the formation of visitors, also emphasizing it as a place for childhood. In addition, it positions formal education spaces as potent places for the aesthetic experience and re-signification of cultural experiences. As another form of contribution, it deepens considerations about virtual exhibitions and their relevance during the COVID-19 pandemic.77 f.Amaral, Marise BassoSalomão, Simone RochaGruzman, CarlaVilela, Mariana LimaLeite, Aline Xavier2024-02-22T18:49:48Z2024-02-22T18:49:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEITE, Aline Xavier. "O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32353CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-22T18:49:52Zoai:app.uff.br:1/32353Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:21.998640Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv "O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural
title "O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural
spellingShingle "O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural
Leite, Aline Xavier
Formação de professores
Cultura
Museus
Museus virtuais
Experiência estética
Infância
Exposição
Realidade virtual na educação
Educação infantil
Educação em museu
Teacher learning
Culture
Museums
Virtual museums
Aesthetic experience
Childhood
title_short "O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural
title_full "O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural
title_fullStr "O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural
title_full_unstemmed "O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural
title_sort "O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural
author Leite, Aline Xavier
author_facet Leite, Aline Xavier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Marise Basso
Salomão, Simone Rocha
Gruzman, Carla
Vilela, Mariana Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Aline Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Cultura
Museus
Museus virtuais
Experiência estética
Infância
Exposição
Realidade virtual na educação
Educação infantil
Educação em museu
Teacher learning
Culture
Museums
Virtual museums
Aesthetic experience
Childhood
topic Formação de professores
Cultura
Museus
Museus virtuais
Experiência estética
Infância
Exposição
Realidade virtual na educação
Educação infantil
Educação em museu
Teacher learning
Culture
Museums
Virtual museums
Aesthetic experience
Childhood
description A cultura tem papel constitutivo na sociedade atuando sobre os modos de ver, pensar e agir dos indivíduos. E a educação, institucional ou não, se insere na cultura pelo caráter discursivo de suas práticas. Reconhecendo os fortes vínculos entre educação e cultura, é pertinente discutir a relevância das experiências estéticas e culturais ao longo da vida para a subjetivação, para a formação de professores e para as práticas docentes. Este trabalho pretendeu apresentar para uma turma de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública, uma exposição virtual destinada ao público infantil, afim de problematizar o potencial educativo dos espaços não formais de educação. Entre eles os museus, importante espaço de formação cultural de professores. Para realizar a pesquisa, duas exposições virtuais foram estudadas, assim como narrativas de estudantes a respeito de experiências museais ao longo da vida. Ao discutir as exposições e as experiências narradas, o trabalho aponta o museu como um lugar relevante para a formação dos visitantes, ressaltando-o também como um lugar para a infância. Além disso, posiciona os espaços formais de educação como locais potentes para a experiência estética e ressignificação das experiências culturais. Como outra forma de contribuição, adensa considerações sobre exposições virtuais e sua relevância durante a pandemia de COVID-19.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-22T18:49:48Z
2024-02-22T18:49:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Aline Xavier. "O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32353
identifier_str_mv LEITE, Aline Xavier. "O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823647242846208