RITUAIS DE INVERSÃO: Integrando Antropologia e Religião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Junior, Ediek Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28229
Resumo: O desfile do Bloco das Piranhas ocorre no Carnaval e, nele, homens se vestem de mulheres, e mulheres trajam roupas de homens. Esse fato suscitou a pergunta que move este trabalho: por que, em certas datas, homens se vestem de mulheres e vice-versa? Mediante pesquisa bibliográfica do tipo exploratória, reúne-se o registro dos estudiosos a respeito da finalidade das festas rituais de inversão, notadamente daquelas em que ocorre a inversão dos papéis sexuais. Nessa senda, ver-se-á que, segundo Simmel e Lévi-Strauss, feriado e cotidiano são pares antagônicos; que, consoante Durkheim e Caillois, a festa interrompe o cotidiano de modo a aproximar as pessoas, a renová-las e aliviar suas tensões; e que, conforme Gennep, Gluckman e Turner, os rituais surgem em razão do medo e do desejo de controle que as pessoas têm; que os rituais se compõem de três fases: separação, limiar ou margem, e agregação; e que os rituais servem para levar o indivíduo de um estado social a outro ou para renová-lo, mantendo-o no mesmo estado social. Aliás, Bateson, Houseman e Severi revelam que a inversão dos papéis de gênero nem sempre serve ao alívio das tensões sociais. E em se observando a natureza dos rituais, também se propõe um breve debate entre a opinião dos eruditos a seu respeito, a Religião, e o ensino de Jesus de Nazaré, uma vez que os rituais, embora façam uso de alguns princípios do ensino de Jesus, por sua própria natureza controladora e assecuratória, mostram-se contrários ao amor. Este trabalho termina por mostrar que os rituais de inversão, inclusive os de inversão de papéis de gênero, servem à manutenção da ordem vigente mediante, por exemplo, o alívio das tensões sociais, a definição e fixação dos papéis sociais masculino e feminino, bem como resolvem outros problemas oriundos do modo de vida cotidiano. Explorando as festas rituais de inversão, de ontem e de hoje, este estudo também revela que o Bloco das Piranhas é uma continuação modificada das festas da Antiguidade, e que a religião institucional, seja cristã, seja pagã, possivelmente fornece uma justificativa teológica para a inversão dos papéis sexuais uma vez que, segundo seus teólogos, o Deus dessas religiões é macho e fêmea ao mesmo tempo.
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Nessa senda, ver-se-á que, segundo Simmel e Lévi-Strauss, feriado e cotidiano são pares antagônicos; que, consoante Durkheim e Caillois, a festa interrompe o cotidiano de modo a aproximar as pessoas, a renová-las e aliviar suas tensões; e que, conforme Gennep, Gluckman e Turner, os rituais surgem em razão do medo e do desejo de controle que as pessoas têm; que os rituais se compõem de três fases: separação, limiar ou margem, e agregação; e que os rituais servem para levar o indivíduo de um estado social a outro ou para renová-lo, mantendo-o no mesmo estado social. Aliás, Bateson, Houseman e Severi revelam que a inversão dos papéis de gênero nem sempre serve ao alívio das tensões sociais. E em se observando a natureza dos rituais, também se propõe um breve debate entre a opinião dos eruditos a seu respeito, a Religião, e o ensino de Jesus de Nazaré, uma vez que os rituais, embora façam uso de alguns princípios do ensino de Jesus, por sua própria natureza controladora e assecuratória, mostram-se contrários ao amor. Este trabalho termina por mostrar que os rituais de inversão, inclusive os de inversão de papéis de gênero, servem à manutenção da ordem vigente mediante, por exemplo, o alívio das tensões sociais, a definição e fixação dos papéis sociais masculino e feminino, bem como resolvem outros problemas oriundos do modo de vida cotidiano. Explorando as festas rituais de inversão, de ontem e de hoje, este estudo também revela que o Bloco das Piranhas é uma continuação modificada das festas da Antiguidade, e que a religião institucional, seja cristã, seja pagã, possivelmente fornece uma justificativa teológica para a inversão dos papéis sexuais uma vez que, segundo seus teólogos, o Deus dessas religiões é macho e fêmea ao mesmo tempo.The parade of the Whores Block takes place during Carnival and, in it, men dress up as women, and women don men’s clothes. This fact stirred up the question that moves this work: why, on certain dates, do men dress as women and vice versa? Through an exploratory bibliographical research, the record of scholars is collected regarding the purpose of ritual inversion festivals, notably those in which sexual role inversion happens. In this path, it will be seen that, according to Simmel and Lévi-Strauss, holidays and quotidian are antagonistic pairs; that, according to Durkheim and Caillois, the festival interrupts every-day life in order to bring people together, renew them and relieve their tensions; and that, according to Gennep, Gluckman and Turner, rituals arise because of people’s fear and desire for control; that rituals are composed of three phases: separation, limen or margin, and aggregation; and that rituals serve to take the individual from one social state to another or to renew him, keeping him in the same social state. Furthermore, Bateson, Houseman and Severi reveal that the inversion of gender roles does not always serve to alleviate social tensions. And in observing the nature of the rituals, a brief debate is also proposed between the opinion of the scholars about them, the Religion, and the teaching of Jesus of Naz-areth, since the rituals, although they make use of some principles of the teaching of Jesus, by their own controlling and ensuring nature, prove to be opposite to the love. This work ends by showing that the inversion rituals, including the inversion of gender roles, serve to maintain the current order through, for example, the mitigation of social tensions, the definition and settling of male and female social roles, as well as solve other problems that arise from the quotidian way of life. Exploring the ritual festivals of inversion, past and present, this study also reveals that the Whores Block is a modified continuation of the festivals of antiquity, and that institutional religion, whether Christian or pagan, possibly provides a theological justification for the inversion of sexual roles since, according to their theologians, the God of these religions is male and female at the same time.80Silva, Geovana Tabachihttp://lattes.cnpq.br/6748143521713365Paiva, A. L. S.http://lattes.cnpq.br/0993142677246044Pitrez, Maria C. M. M.http://lattes.cnpq.br/7816901831504076Nunes Junior, Ediek Pereira2023-03-15T18:57:28Z2023-03-15T18:57:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNUNES JUNIOR, Ediek Pereira. Rituais de inversão: Integrando Antropologia e Religião. 2022. 80 f. 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