Relações de força na passagem à modernidade na América Latina: cultura, poder e subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Marcelo Neder
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14509
Resumo: A tese enfoca a história das relações de poder presentes na cultura política latino-americana na passagem à modernidade a partir de obras selecionadas de Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), Jorge Luis Borges (1899-1986) e Alejo Carpentier (1904-1980). As particularidades culturais da América Latina foram sistematizadas estética e expressivamente por esses autores como sociabilidades modernas alternativas à cultura política hegemônica ocidental. A tese identifica a origem comum da crítica cultural referida a um campo crítico intelectual heterogêneo construído socialmente a partir da análise dos conflitos sociais deflagrados pelo aceleramento das transformações burguesas nas formações histórico-sociais latino-americanas. Analisa-se a forma particular como os referidos autores pensaram a condição latino-americana em diálogo com as inovações epistemológicas e estético-expressivas que circulavam em diferentes áreas do conhecimento na virada para o século XX. Destaca-se a conjuntura histórica das décadas 1920 e 1930 e a repercussão da crítica modernista dos três autores no segundo pós-guerra em consonância com o chamado boom literário dos anos 1960. Conclui-se que a formação do referido campo crítico favoreceu o amadurecimento de uma cultura política singular que fala criticamente à contemporaneidade, sugerindo possibilidades alternativas de integração regional e prática política
id UFF-2_af4651c016ffe7d763ecac4fe7d30313
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14509
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Relações de força na passagem à modernidade na América Latina: cultura, poder e subjetividadeModernidadeModernidadCultura políticaModernismoAmérica LatinaHolanda, Sergio Buarque de, 1902-1982Borges, Jorge Luis, 1899-1986Carpentier, Alejo, 1904-1980Culture politiqueAmérique LatineModernismeModernismeModernitéA tese enfoca a história das relações de poder presentes na cultura política latino-americana na passagem à modernidade a partir de obras selecionadas de Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), Jorge Luis Borges (1899-1986) e Alejo Carpentier (1904-1980). As particularidades culturais da América Latina foram sistematizadas estética e expressivamente por esses autores como sociabilidades modernas alternativas à cultura política hegemônica ocidental. A tese identifica a origem comum da crítica cultural referida a um campo crítico intelectual heterogêneo construído socialmente a partir da análise dos conflitos sociais deflagrados pelo aceleramento das transformações burguesas nas formações histórico-sociais latino-americanas. Analisa-se a forma particular como os referidos autores pensaram a condição latino-americana em diálogo com as inovações epistemológicas e estético-expressivas que circulavam em diferentes áreas do conhecimento na virada para o século XX. Destaca-se a conjuntura histórica das décadas 1920 e 1930 e a repercussão da crítica modernista dos três autores no segundo pós-guerra em consonância com o chamado boom literário dos anos 1960. Conclui-se que a formação do referido campo crítico favoreceu o amadurecimento de uma cultura política singular que fala criticamente à contemporaneidade, sugerindo possibilidades alternativas de integração regional e prática políticaLa tesis trata de la historia de las relaciones de poder presentes en la cultura política latinoamericana en el pasaje a la modernidad a partir de obras seleccionadas de Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), José Luis Borges (1899-1986) y Alejo Carpentier (1904- 1980). Las particularidades culturales de América Latina fueron sistematizadas estética y expresivamente por esos autores como sociabilidades modernas alternativas a la cultura política hegemónica occidental. La tesis identifica el origen común de la crítica cultural referida a un campo crítico intelectual heterogéneo construido socialmente a partir del análisis de los conflictos sociales desencadenados por la aceleración de las transformaciones burguesas en las formaciones histórico-sociales latinoamericanas. Se analiza la forma particular en que esos autores pensaron una condición latinoamericana en dialogo con las innovaciones epistemológicas y estético-expresivas que circulaban en diferentes áreas del conocimiento al comienzo del siglo XX. Se destaca la coyuntura histórica de los años 20 y 30 y la repercusión de la crítica modernista de los tres autores en la segunda posguerra en línea con el llamado boom literario de la década del 60. Se concluye que la formación del referido campo crítico favoreció la maduración de una cultura política singular que critica la contemporaneidad, sugiriendo posibles alternativas para la integración regional y la práctica políticaNotre thèse traite de l’histoire des rapports de pouvoir présents dans la culture politique latino-américaine à l’époque de son entrée dans la modernité en se basant sur des travaux choisis de Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), Jorge Luis Borges (1899-1986) et Alejo Carpentier (1904-1980). Les particularismes culturels de l’Amérique latine ont été esthétiquement et expressivement systématisés par ces auteurs comme étant des sociabilités modernes alternatives à la culture politique hégémonique occidentale. Cette thèse identifie l’origine commune de cette critique culturelle à un champ critique intellectuel hétérogène socialement construit à partir de l’analyse des conflits sociaux provoqués par l’accélération des transformations bourgeoises au sein des formations historico-sociales latino-américaines. On analysera de quelle manière ces auteurs ont pensé la condition latino-américaine en dialogue avec les innovations épistémologiques esthético-expressives qui circulaient dans différents domaines de la connaissance au tournant du XXème siècle. On abordera la conjoncture historique des années 1920 et 1930 et les répercussions de la critique moderniste des trois auteurs dans l’après-guerre pour les mettre en rapport avec ce que l’on a appelé le boom littéraire des années 1960. On en a conclu que la formation de ce champ critique avait favorisé la maturation d’une culture politique singulière, critique de la contemporanéité et qui suggère des alternatives en matière d’intégration régionale et de pratique politique453 f.NiteróiQuadrat, Samantha VizMartins, Ismenia de LimaFreitas Neto, José Alves deRibeiro, Vanderlei VazeleskPessoa, Patrick Estellita CavalcantiCerqueira, Marcelo Neder2020-07-28T13:18:46Z2020-07-28T13:18:46Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCERQUEIRA, Marcelo Neder. Relações de força na passagem à modernidade na América Latina: cultura, poder e subjetividade. 2016. 453 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14509Aluno de doutoradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-28T14:43:52Zoai:app.uff.br:1/14509Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-07-28T14:43:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de força na passagem à modernidade na América Latina: cultura, poder e subjetividade
title Relações de força na passagem à modernidade na América Latina: cultura, poder e subjetividade
spellingShingle Relações de força na passagem à modernidade na América Latina: cultura, poder e subjetividade
Cerqueira, Marcelo Neder
Modernidade
Modernidad
Cultura política
Modernismo
América Latina
Holanda, Sergio Buarque de, 1902-1982
Borges, Jorge Luis, 1899-1986
Carpentier, Alejo, 1904-1980
Culture politique
Amérique Latine
Modernisme
Modernisme
Modernité
title_short Relações de força na passagem à modernidade na América Latina: cultura, poder e subjetividade
title_full Relações de força na passagem à modernidade na América Latina: cultura, poder e subjetividade
title_fullStr Relações de força na passagem à modernidade na América Latina: cultura, poder e subjetividade
title_full_unstemmed Relações de força na passagem à modernidade na América Latina: cultura, poder e subjetividade
title_sort Relações de força na passagem à modernidade na América Latina: cultura, poder e subjetividade
author Cerqueira, Marcelo Neder
author_facet Cerqueira, Marcelo Neder
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadrat, Samantha Viz
Martins, Ismenia de Lima
Freitas Neto, José Alves de
Ribeiro, Vanderlei Vazelesk
Pessoa, Patrick Estellita Cavalcanti
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Marcelo Neder
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade
Modernidad
Cultura política
Modernismo
América Latina
Holanda, Sergio Buarque de, 1902-1982
Borges, Jorge Luis, 1899-1986
Carpentier, Alejo, 1904-1980
Culture politique
Amérique Latine
Modernisme
Modernisme
Modernité
topic Modernidade
Modernidad
Cultura política
Modernismo
América Latina
Holanda, Sergio Buarque de, 1902-1982
Borges, Jorge Luis, 1899-1986
Carpentier, Alejo, 1904-1980
Culture politique
Amérique Latine
Modernisme
Modernisme
Modernité
description A tese enfoca a história das relações de poder presentes na cultura política latino-americana na passagem à modernidade a partir de obras selecionadas de Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), Jorge Luis Borges (1899-1986) e Alejo Carpentier (1904-1980). As particularidades culturais da América Latina foram sistematizadas estética e expressivamente por esses autores como sociabilidades modernas alternativas à cultura política hegemônica ocidental. A tese identifica a origem comum da crítica cultural referida a um campo crítico intelectual heterogêneo construído socialmente a partir da análise dos conflitos sociais deflagrados pelo aceleramento das transformações burguesas nas formações histórico-sociais latino-americanas. Analisa-se a forma particular como os referidos autores pensaram a condição latino-americana em diálogo com as inovações epistemológicas e estético-expressivas que circulavam em diferentes áreas do conhecimento na virada para o século XX. Destaca-se a conjuntura histórica das décadas 1920 e 1930 e a repercussão da crítica modernista dos três autores no segundo pós-guerra em consonância com o chamado boom literário dos anos 1960. Conclui-se que a formação do referido campo crítico favoreceu o amadurecimento de uma cultura política singular que fala criticamente à contemporaneidade, sugerindo possibilidades alternativas de integração regional e prática política
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-07-28T13:18:46Z
2020-07-28T13:18:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CERQUEIRA, Marcelo Neder. Relações de força na passagem à modernidade na América Latina: cultura, poder e subjetividade. 2016. 453 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14509
Aluno de doutorado
identifier_str_mv CERQUEIRA, Marcelo Neder. Relações de força na passagem à modernidade na América Latina: cultura, poder e subjetividade. 2016. 453 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
Aluno de doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838712944394240