A reestruturação urbana pós-fordista de Juiz de Fora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34042 |
Resumo: | Este trabalho busca entender a produção do espaço urbano de Juiz de Fora, principalmente das regiões servidas pela BR-040 e seus dois principais acessos, Acesso Sul e Acesso Norte. Analisamos as mudanças ocorridas nas últimas quatro décadas, quando a produção espacial foi orientada pela lógica pós-fordista; sobretudo, as intervenções urbanas adotadas a partir da elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável. Após o plano estratégico a reestruturação urbana e a tentativa de reproduzir os padrões urbanos das grandes cidades tornaram-se mais evidentes, devido à intensidade das modificações. Nesse período observamos uma nítida política de atração de investimentos por parte do Governo Municipal, onde intervenções pontuais redundaram na atração de investimentos privados, especialmente de capitais externos, contribuindo para a integração econômica da cidade. Houve ainda grandes modificações na morfologia urbana de Juiz de Fora com o surgimento de malls atacadistas, shoppings centers, torres empresariais, condomínios fechados, entre outros. Além das mudanças na morfologia urbana, notamos uma nova lógica de distribuição destes novos equipamentos nos principais eixos viários intraurbanos e na principal via de ligação externa da cidade (BR-040) propiciando um novo ordenamento interno; configurando as regiões servidas pela rodovia como regiões dinâmicas, eixos de expansão e valorização urbanas. Formulamos a hipótese do Cinturão da BR-040 a partir da constatação do dinamismo do eixo da rodovia com a concentração de investimentos públicos e privados, resultando um novo padrão de urbanização, diferente do restante da cidade. |
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A reestruturação urbana pós-fordista de Juiz de ForaJuiz de ForaReestruturação urbanaCidade médiaReestruturação territorialCidadeIndustrializaçãoJuiz de ForaUrban restructuringAverage cityEste trabalho busca entender a produção do espaço urbano de Juiz de Fora, principalmente das regiões servidas pela BR-040 e seus dois principais acessos, Acesso Sul e Acesso Norte. Analisamos as mudanças ocorridas nas últimas quatro décadas, quando a produção espacial foi orientada pela lógica pós-fordista; sobretudo, as intervenções urbanas adotadas a partir da elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável. Após o plano estratégico a reestruturação urbana e a tentativa de reproduzir os padrões urbanos das grandes cidades tornaram-se mais evidentes, devido à intensidade das modificações. Nesse período observamos uma nítida política de atração de investimentos por parte do Governo Municipal, onde intervenções pontuais redundaram na atração de investimentos privados, especialmente de capitais externos, contribuindo para a integração econômica da cidade. Houve ainda grandes modificações na morfologia urbana de Juiz de Fora com o surgimento de malls atacadistas, shoppings centers, torres empresariais, condomínios fechados, entre outros. Além das mudanças na morfologia urbana, notamos uma nova lógica de distribuição destes novos equipamentos nos principais eixos viários intraurbanos e na principal via de ligação externa da cidade (BR-040) propiciando um novo ordenamento interno; configurando as regiões servidas pela rodovia como regiões dinâmicas, eixos de expansão e valorização urbanas. Formulamos a hipótese do Cinturão da BR-040 a partir da constatação do dinamismo do eixo da rodovia com a concentração de investimentos públicos e privados, resultando um novo padrão de urbanização, diferente do restante da cidade.This work seeks to understand the production of urban space in Juiz de Fora, especially in the regions served by the BR-040 and its two main access, North and South. We analyzed the changes in the last four decades, when the spatial production was driven by post-fordist logic; mainly urban interventions adopted from the preparation of the Strategic Plan for Sustainable Urban Development. After the strategic plan, the urban restructuring and attempt to reproduce the urban patterns of large cities became more evident, due to extensive modifications. During this period we observe a clear policy to attract investments by the Municipal Government where specific interventions resulted in attracting private investment, especially foreign capital, contributing to the economic integration of the city. There were also major changes in urban morphology of Juiz de Fora with the emergence of wholesale malls, shopping malls, office towers, condominiums, among others. In addition to changes in urban morphology, we noticed a new logic of distribution of new equipment the main roads of the city and outside the city link (BR-040) providing a new internal order; configuring the regions served by the highway as dynamic regions, as axes of urban expansion and valuation. The hypothesis of the Belt of the BR-040 was formulated from the observation of the dynamics of the axis of the highway with the concentration of public and private investment, resulting in a new pattern of urbanization, different from the rest of the city.271 p.Barbosa, Jorge LuizOliveira, Márcio Piñon deMenezes, Maria Lucia PiresGeraldo, Watuse Mirian de Jesus2024-08-09T20:44:01Z2024-08-09T20:44:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGERALDO, Watuse Mirian de Jesus. A reestruturação urbana pós-fordista de Juiz de Fora. 2014. 271 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34042CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-09T20:44:05Zoai:app.uff.br:1/34042Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:44.693062Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Este trabalho busca entender a produção do espaço urbano de Juiz de Fora, principalmente das regiões servidas pela BR-040 e seus dois principais acessos, Acesso Sul e Acesso Norte. Analisamos as mudanças ocorridas nas últimas quatro décadas, quando a produção espacial foi orientada pela lógica pós-fordista; sobretudo, as intervenções urbanas adotadas a partir da elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável. Após o plano estratégico a reestruturação urbana e a tentativa de reproduzir os padrões urbanos das grandes cidades tornaram-se mais evidentes, devido à intensidade das modificações. Nesse período observamos uma nítida política de atração de investimentos por parte do Governo Municipal, onde intervenções pontuais redundaram na atração de investimentos privados, especialmente de capitais externos, contribuindo para a integração econômica da cidade. Houve ainda grandes modificações na morfologia urbana de Juiz de Fora com o surgimento de malls atacadistas, shoppings centers, torres empresariais, condomínios fechados, entre outros. Além das mudanças na morfologia urbana, notamos uma nova lógica de distribuição destes novos equipamentos nos principais eixos viários intraurbanos e na principal via de ligação externa da cidade (BR-040) propiciando um novo ordenamento interno; configurando as regiões servidas pela rodovia como regiões dinâmicas, eixos de expansão e valorização urbanas. Formulamos a hipótese do Cinturão da BR-040 a partir da constatação do dinamismo do eixo da rodovia com a concentração de investimentos públicos e privados, resultando um novo padrão de urbanização, diferente do restante da cidade. |
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