Para além da estratégia: o hard e o soft power dentro das relações empresariais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Daniely da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7604
Resumo: Dentro da geopolítica, poder pode ser definido de duas formas: o hard power (tangível; por ameaçar e induzir) e soft power (intangível; por atrair ou cooptar). Mas, mais do que isso, não apenas se pode perceber a presença de relações de poder entre países e povos, mas entre os diversos outros agentes que compõem a sociedade: não só àqueles envolvidos no cenário político, mas em todas as outras esferas (social, econômica, mercadológica). Dentro disso, esse estudo se propõe a estabelecer um paralelo entre as esferas de poder estudadas nas relações internacionais com o ambiente empresarial, utilizando o caso do acidente em Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015, para verificar a viabilidade da transposição de ambos os conceitos. Após pesquisa bibliográfica, foi-se possível construir um método que expressasse o que seria o soft power e o hard power para o ambiente das organizações. Concluiu-se, a partir de uma pesquisa qualitativa e interpretativa, utilizando-se de dados secundários, na Análise Crítica do Discurso realizada, que assim como nas relações políticas, a exercício do poder no meio empresarial vai além da construção de uma reputação favorável à opinião pública, ou do possuir de instrumentos táteis que possam ser usados para executá-lo, mas de ações que sejam consistentes com a postura projetada. Percebendo-se, assim, a fragilidade da expectativa de poder, caso não haja sintonia entre o discurso e a realidade
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