Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of None

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, João Pedro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24579
Resumo: Nesta dissertação, analiso o realismo, a narrativa, as representações e as marcas autorais em séries de TV com inspirações autobiográficas que recebem atenção por parte da indústria televisiva estadunidense e seu entorno discursivo. O interesse é entender como a identidade dos criadores dessas obras – que ocupam, também, os papéis de ator protagonista e showrunner – influencia o enredo das mesmas, por meio de características autobiográficas que são impressas nelas. Investigo como o fenômeno da autoficção começou a surgir no cenário da TV estadunidense, e quais tipos de formações discursivas do circuito midiático massivo, assim como valores e demandas socioculturais, catapultaram seu espraiamento nos streamings e nos canais de TV. Ressalto a diferença de autoria e foco temático entre as primeiras semi-autobiografias e as de 2010 em diante, propondo que o cerne voltado à esfera privada das narrativas mais contemporâneas as caracterizam como semi-autobiografias ultrapersonalistas. Verso, também, sobre como a indústria televisiva, os próprios autores das séries e os veículos de jornalismo e entretenimento online lançam mão desse caráter “semi-autobiográfico” com a intenção de legitimar essas obras. Analiso, então, as séries Better Things (2016-presente, FX) e Master of None (2015-presente Netflix), investigando suas estratégias narrativas, visões realistas e como elas trazem representações e discursos narrativos não-hegemônicos – que, por sua vez, estão atravessados pelas figuras de Pamela Adlon e Aziz Ansari: criadores e protagonistas dessas obras. Através da validação biográfica e do direito de narrar, promovo um debate sobre como Adlon e Ansari utilizam suas plataformas discursivas para contestar regimes de representação e como Better Things, especificamente, renega protocolos estruturais-narrativos altamente propagados pela indústria, reivindicando para si uma autonomia narrativa em sua retratação do cotidiano.
id UFF-2_afa442fdebba22f008e0514ccd48a28f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24579
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of NoneSemi-Autobiography and Realism in TV Shows: An Analysis of Better Things and Master of NoneFicção seriada televisivaAutoficçãoSemi-autobiografiaRealismoAutoriaRepresentaçãoSeriados de televisãoRealismoNarrativaRepresentaçãoTV showsAutofictionSemi-autobiographyRealismAuthorshipRepresentationNesta dissertação, analiso o realismo, a narrativa, as representações e as marcas autorais em séries de TV com inspirações autobiográficas que recebem atenção por parte da indústria televisiva estadunidense e seu entorno discursivo. O interesse é entender como a identidade dos criadores dessas obras – que ocupam, também, os papéis de ator protagonista e showrunner – influencia o enredo das mesmas, por meio de características autobiográficas que são impressas nelas. Investigo como o fenômeno da autoficção começou a surgir no cenário da TV estadunidense, e quais tipos de formações discursivas do circuito midiático massivo, assim como valores e demandas socioculturais, catapultaram seu espraiamento nos streamings e nos canais de TV. Ressalto a diferença de autoria e foco temático entre as primeiras semi-autobiografias e as de 2010 em diante, propondo que o cerne voltado à esfera privada das narrativas mais contemporâneas as caracterizam como semi-autobiografias ultrapersonalistas. Verso, também, sobre como a indústria televisiva, os próprios autores das séries e os veículos de jornalismo e entretenimento online lançam mão desse caráter “semi-autobiográfico” com a intenção de legitimar essas obras. Analiso, então, as séries Better Things (2016-presente, FX) e Master of None (2015-presente Netflix), investigando suas estratégias narrativas, visões realistas e como elas trazem representações e discursos narrativos não-hegemônicos – que, por sua vez, estão atravessados pelas figuras de Pamela Adlon e Aziz Ansari: criadores e protagonistas dessas obras. Através da validação biográfica e do direito de narrar, promovo um debate sobre como Adlon e Ansari utilizam suas plataformas discursivas para contestar regimes de representação e como Better Things, especificamente, renega protocolos estruturais-narrativos altamente propagados pela indústria, reivindicando para si uma autonomia narrativa em sua retratação do cotidiano.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoIn this dissertation, I analyze the realism, the narrative, the representations, and the authorial marks in autobiographically inspired TV shows that receive attention from the American television industry and its discursive environment. The interest is to understand how the identity of the creators of these works - who also occupy the roles of lead actor and showrunner - influences the plot of the series, through the autobiographical characteristics that are imprinted on them. I investigate how the phenomenon of autofiction began to emerge in the American TV landscape, and what types of discursive formations of the mass media circuit, as well as sociocultural values and demands, catapulted its spread in streamings and TV channels. I highlight the difference in authorship and thematic focus between early semi-autobiographies and those from 2010 onwards, proposing that the strong inclination towards the private sphere of more contemporary narratives characterize them as ultrapersonalist semi-autobiographies. I also talk about how the television industry, the authors of the series themselves, and online journalism and entertainment vehicles use this "semi-autobiographical" character with the intention of legitimizing these works. I analyze, then, the series Better Things (2016-present, FX) and Master of None (2015-present Netflix), investigating their narrative strategies, realist visions, and how they bring non-hegemonic representations and narrative discourses - which, in turn, are crossed by the figures of Pamela Adlon and Aziz Ansari: creators and protagonists of these works. Through biographical validation and the right to narrate, I promote a debate on how Adlon and Ansari use their discursive platforms to contest regimes of representation and how Better Things, specifically, denies structural-narrative protocols highly propagated and adhered to by the industry, claiming for itself a narrative autonomy in its portrayal of everyday life.150f.NiteróiCastellano, MaykaPicado, BenjamimBastos, Thalitahttp://lattes.cnpq.br/3322085980042318Pinho, João Pedro2022-02-17T16:08:52Z2022-02-17T16:08:52Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHO, João Pedro. Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of None. 2021. 151f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24579Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-17T16:08:57Zoai:app.uff.br:1/24579Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-17T16:08:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of None
Semi-Autobiography and Realism in TV Shows: An Analysis of Better Things and Master of None
title Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of None
spellingShingle Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of None
Pinho, João Pedro
Ficção seriada televisiva
Autoficção
Semi-autobiografia
Realismo
Autoria
Representação
Seriados de televisão
Realismo
Narrativa
Representação
TV shows
Autofiction
Semi-autobiography
Realism
Authorship
Representation
title_short Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of None
title_full Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of None
title_fullStr Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of None
title_full_unstemmed Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of None
title_sort Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of None
author Pinho, João Pedro
author_facet Pinho, João Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castellano, Mayka
Picado, Benjamim
Bastos, Thalita
http://lattes.cnpq.br/3322085980042318
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, João Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Ficção seriada televisiva
Autoficção
Semi-autobiografia
Realismo
Autoria
Representação
Seriados de televisão
Realismo
Narrativa
Representação
TV shows
Autofiction
Semi-autobiography
Realism
Authorship
Representation
topic Ficção seriada televisiva
Autoficção
Semi-autobiografia
Realismo
Autoria
Representação
Seriados de televisão
Realismo
Narrativa
Representação
TV shows
Autofiction
Semi-autobiography
Realism
Authorship
Representation
description Nesta dissertação, analiso o realismo, a narrativa, as representações e as marcas autorais em séries de TV com inspirações autobiográficas que recebem atenção por parte da indústria televisiva estadunidense e seu entorno discursivo. O interesse é entender como a identidade dos criadores dessas obras – que ocupam, também, os papéis de ator protagonista e showrunner – influencia o enredo das mesmas, por meio de características autobiográficas que são impressas nelas. Investigo como o fenômeno da autoficção começou a surgir no cenário da TV estadunidense, e quais tipos de formações discursivas do circuito midiático massivo, assim como valores e demandas socioculturais, catapultaram seu espraiamento nos streamings e nos canais de TV. Ressalto a diferença de autoria e foco temático entre as primeiras semi-autobiografias e as de 2010 em diante, propondo que o cerne voltado à esfera privada das narrativas mais contemporâneas as caracterizam como semi-autobiografias ultrapersonalistas. Verso, também, sobre como a indústria televisiva, os próprios autores das séries e os veículos de jornalismo e entretenimento online lançam mão desse caráter “semi-autobiográfico” com a intenção de legitimar essas obras. Analiso, então, as séries Better Things (2016-presente, FX) e Master of None (2015-presente Netflix), investigando suas estratégias narrativas, visões realistas e como elas trazem representações e discursos narrativos não-hegemônicos – que, por sua vez, estão atravessados pelas figuras de Pamela Adlon e Aziz Ansari: criadores e protagonistas dessas obras. Através da validação biográfica e do direito de narrar, promovo um debate sobre como Adlon e Ansari utilizam suas plataformas discursivas para contestar regimes de representação e como Better Things, especificamente, renega protocolos estruturais-narrativos altamente propagados pela indústria, reivindicando para si uma autonomia narrativa em sua retratação do cotidiano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-17T16:08:52Z
2022-02-17T16:08:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHO, João Pedro. Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of None. 2021. 151f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24579
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv PINHO, João Pedro. Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of None. 2021. 151f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Aluno de Mestrado
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838846742691840