O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9645 |
Resumo: | Esta monografia buscou analisar a representação social sobre o rural manifestada por professores e estudantes da Escola Agrotécnica José Soares Júnior de Itaboraí-RJ ameaçada de fechamento. O contexto de implantação e crise recente do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) produziu efeitos na forma como o rural vem sendo representado por diferentes atores de Itaboraí. A partir de entrevistas realizadas com professores e estudantes observou-se que o rural é representado como lugar de encontro com a natureza e de melhor qualidade de vida, mas, ao mesmo tempo, fonte potencial de inserção profissional. Algumas manifestações consolidam a ideia de que o rural é sinônimo de agrícola e está associado ao atraso enquanto o urbano está associado ao industrial e ao moderno e expressam a contradição de sustentar a manutenção de uma escola agrícola frente à representação dominante de que a existência e desenvolvimento de um implica no desaparecimento do outro. Mas, se, por um lado, este grande empreendimento gerou uma grande expectativa na população local e fez o poder público e privado alterar fortemente o ordenamento territorial da região afetada e as estratégias de desenvolvimento do município apagando o rural como possibilidade de desenvolvimento, por outro lado, a sua crise fez com que o rural fosse recolocado no foco das estratégias do poder público e da população local produzindo novas expectativas e possibilidades relacionadas à escola agrotécnica |
id |
UFF-2_b06ea3f403bd323eb07b931fd45d2e93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9645 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícolaCOMPERJEscola AgrotécnicaJosé Soares JúniorRepresentação socialRelação rural e urbanoItaboraí-RJRepresentação socialItaboraí (RJ)Escola agrícolaZona ruralCOMPERJAgro-technicalSchool José Soares JúniorSocial representationRural and urban relationItaboraí-RJEsta monografia buscou analisar a representação social sobre o rural manifestada por professores e estudantes da Escola Agrotécnica José Soares Júnior de Itaboraí-RJ ameaçada de fechamento. O contexto de implantação e crise recente do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) produziu efeitos na forma como o rural vem sendo representado por diferentes atores de Itaboraí. A partir de entrevistas realizadas com professores e estudantes observou-se que o rural é representado como lugar de encontro com a natureza e de melhor qualidade de vida, mas, ao mesmo tempo, fonte potencial de inserção profissional. Algumas manifestações consolidam a ideia de que o rural é sinônimo de agrícola e está associado ao atraso enquanto o urbano está associado ao industrial e ao moderno e expressam a contradição de sustentar a manutenção de uma escola agrícola frente à representação dominante de que a existência e desenvolvimento de um implica no desaparecimento do outro. Mas, se, por um lado, este grande empreendimento gerou uma grande expectativa na população local e fez o poder público e privado alterar fortemente o ordenamento territorial da região afetada e as estratégias de desenvolvimento do município apagando o rural como possibilidade de desenvolvimento, por outro lado, a sua crise fez com que o rural fosse recolocado no foco das estratégias do poder público e da população local produzindo novas expectativas e possibilidades relacionadas à escola agrotécnicaThis monograph sought to analyze the social representation on the rural manifested by teachers and students of the Agro-technical School José Soares Júnior de Itaboraí-RJ threatened with closure. The context of recent implementation and crisis of the COMPERJ (Rio de Janeiro Petrochemical Complex) has had effects in the way the rural has been represented by different actors from Itaboraí. Based on interviews with teachers and students, it was observed that the rural is represented as a place of encounter with nature and a better quality of life, but at the same time, a potential source of professional insertion. Some manifestations consolidate the idea that rural is synonymous with agriculture and is associated with backwardness while the urban is associated with the industrial and the modern and express the contradiction of sustaining the maintenance of an agricultural school against the dominant representation that the existence and development one implies the disappearance of the other. But if, on the one hand, this large enterprise generated a great expectation in the local population and made the public and private power strongly change the territorial order of the affected region and the development strategies of the municipality erasing the rural as a possibility of development, on the other On the other hand, its crisis has made the rural one to be put back in the focus of the strategies of the public power and of the local population producing new expectations and possibilities related to the agrotechnical schoolOliveira, Valter Lúcio deCarvalho, LucasPiaia, VictorSantos, Carlos Eduardo dos2019-05-23T16:55:51Z2019-05-23T16:55:51Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9645Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-30T18:00:08Zoai:app.uff.br:1/9645Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:05.511467Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola |
title |
O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola |
spellingShingle |
O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola Santos, Carlos Eduardo dos COMPERJ Escola Agrotécnica José Soares Júnior Representação social Relação rural e urbano Itaboraí-RJ Representação social Itaboraí (RJ) Escola agrícola Zona rural COMPERJ Agro-technical School José Soares Júnior Social representation Rural and urban relation Itaboraí-RJ |
title_short |
O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola |
title_full |
O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola |
title_fullStr |
O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola |
title_full_unstemmed |
O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola |
title_sort |
O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola |
author |
Santos, Carlos Eduardo dos |
author_facet |
Santos, Carlos Eduardo dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Valter Lúcio de Carvalho, Lucas Piaia, Victor |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carlos Eduardo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMPERJ Escola Agrotécnica José Soares Júnior Representação social Relação rural e urbano Itaboraí-RJ Representação social Itaboraí (RJ) Escola agrícola Zona rural COMPERJ Agro-technical School José Soares Júnior Social representation Rural and urban relation Itaboraí-RJ |
topic |
COMPERJ Escola Agrotécnica José Soares Júnior Representação social Relação rural e urbano Itaboraí-RJ Representação social Itaboraí (RJ) Escola agrícola Zona rural COMPERJ Agro-technical School José Soares Júnior Social representation Rural and urban relation Itaboraí-RJ |
description |
Esta monografia buscou analisar a representação social sobre o rural manifestada por professores e estudantes da Escola Agrotécnica José Soares Júnior de Itaboraí-RJ ameaçada de fechamento. O contexto de implantação e crise recente do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) produziu efeitos na forma como o rural vem sendo representado por diferentes atores de Itaboraí. A partir de entrevistas realizadas com professores e estudantes observou-se que o rural é representado como lugar de encontro com a natureza e de melhor qualidade de vida, mas, ao mesmo tempo, fonte potencial de inserção profissional. Algumas manifestações consolidam a ideia de que o rural é sinônimo de agrícola e está associado ao atraso enquanto o urbano está associado ao industrial e ao moderno e expressam a contradição de sustentar a manutenção de uma escola agrícola frente à representação dominante de que a existência e desenvolvimento de um implica no desaparecimento do outro. Mas, se, por um lado, este grande empreendimento gerou uma grande expectativa na população local e fez o poder público e privado alterar fortemente o ordenamento territorial da região afetada e as estratégias de desenvolvimento do município apagando o rural como possibilidade de desenvolvimento, por outro lado, a sua crise fez com que o rural fosse recolocado no foco das estratégias do poder público e da população local produzindo novas expectativas e possibilidades relacionadas à escola agrotécnica |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-05-23T16:55:51Z 2019-05-23T16:55:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9645 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9645 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823578000130048 |