O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carlos Eduardo dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9645
Resumo: Esta monografia buscou analisar a representação social sobre o rural manifestada por professores e estudantes da Escola Agrotécnica José Soares Júnior de Itaboraí-RJ ameaçada de fechamento. O contexto de implantação e crise recente do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) produziu efeitos na forma como o rural vem sendo representado por diferentes atores de Itaboraí. A partir de entrevistas realizadas com professores e estudantes observou-se que o rural é representado como lugar de encontro com a natureza e de melhor qualidade de vida, mas, ao mesmo tempo, fonte potencial de inserção profissional. Algumas manifestações consolidam a ideia de que o rural é sinônimo de agrícola e está associado ao atraso enquanto o urbano está associado ao industrial e ao moderno e expressam a contradição de sustentar a manutenção de uma escola agrícola frente à representação dominante de que a existência e desenvolvimento de um implica no desaparecimento do outro. Mas, se, por um lado, este grande empreendimento gerou uma grande expectativa na população local e fez o poder público e privado alterar fortemente o ordenamento territorial da região afetada e as estratégias de desenvolvimento do município apagando o rural como possibilidade de desenvolvimento, por outro lado, a sua crise fez com que o rural fosse recolocado no foco das estratégias do poder público e da população local produzindo novas expectativas e possibilidades relacionadas à escola agrotécnica
id UFF-2_b06ea3f403bd323eb07b931fd45d2e93
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9645
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícolaCOMPERJEscola AgrotécnicaJosé Soares JúniorRepresentação socialRelação rural e urbanoItaboraí-RJRepresentação socialItaboraí (RJ)Escola agrícolaZona ruralCOMPERJAgro-technicalSchool José Soares JúniorSocial representationRural and urban relationItaboraí-RJEsta monografia buscou analisar a representação social sobre o rural manifestada por professores e estudantes da Escola Agrotécnica José Soares Júnior de Itaboraí-RJ ameaçada de fechamento. O contexto de implantação e crise recente do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) produziu efeitos na forma como o rural vem sendo representado por diferentes atores de Itaboraí. A partir de entrevistas realizadas com professores e estudantes observou-se que o rural é representado como lugar de encontro com a natureza e de melhor qualidade de vida, mas, ao mesmo tempo, fonte potencial de inserção profissional. Algumas manifestações consolidam a ideia de que o rural é sinônimo de agrícola e está associado ao atraso enquanto o urbano está associado ao industrial e ao moderno e expressam a contradição de sustentar a manutenção de uma escola agrícola frente à representação dominante de que a existência e desenvolvimento de um implica no desaparecimento do outro. Mas, se, por um lado, este grande empreendimento gerou uma grande expectativa na população local e fez o poder público e privado alterar fortemente o ordenamento territorial da região afetada e as estratégias de desenvolvimento do município apagando o rural como possibilidade de desenvolvimento, por outro lado, a sua crise fez com que o rural fosse recolocado no foco das estratégias do poder público e da população local produzindo novas expectativas e possibilidades relacionadas à escola agrotécnicaThis monograph sought to analyze the social representation on the rural manifested by teachers and students of the Agro-technical School José Soares Júnior de Itaboraí-RJ threatened with closure. The context of recent implementation and crisis of the COMPERJ (Rio de Janeiro Petrochemical Complex) has had effects in the way the rural has been represented by different actors from Itaboraí. Based on interviews with teachers and students, it was observed that the rural is represented as a place of encounter with nature and a better quality of life, but at the same time, a potential source of professional insertion. Some manifestations consolidate the idea that rural is synonymous with agriculture and is associated with backwardness while the urban is associated with the industrial and the modern and express the contradiction of sustaining the maintenance of an agricultural school against the dominant representation that the existence and development one implies the disappearance of the other. But if, on the one hand, this large enterprise generated a great expectation in the local population and made the public and private power strongly change the territorial order of the affected region and the development strategies of the municipality erasing the rural as a possibility of development, on the other On the other hand, its crisis has made the rural one to be put back in the focus of the strategies of the public power and of the local population producing new expectations and possibilities related to the agrotechnical schoolOliveira, Valter Lúcio deCarvalho, LucasPiaia, VictorSantos, Carlos Eduardo dos2019-05-23T16:55:51Z2019-05-23T16:55:51Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9645Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-30T18:00:08Zoai:app.uff.br:1/9645Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:05.511467Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola
title O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola
spellingShingle O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola
Santos, Carlos Eduardo dos
COMPERJ
Escola Agrotécnica
José Soares Júnior
Representação social
Relação rural e urbano
Itaboraí-RJ
Representação social
Itaboraí (RJ)
Escola agrícola
Zona rural
COMPERJ
Agro-technical
School José Soares Júnior
Social representation
Rural and urban relation
Itaboraí-RJ
title_short O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola
title_full O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola
title_fullStr O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola
title_full_unstemmed O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola
title_sort O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola
author Santos, Carlos Eduardo dos
author_facet Santos, Carlos Eduardo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Valter Lúcio de
Carvalho, Lucas
Piaia, Victor
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carlos Eduardo dos
dc.subject.por.fl_str_mv COMPERJ
Escola Agrotécnica
José Soares Júnior
Representação social
Relação rural e urbano
Itaboraí-RJ
Representação social
Itaboraí (RJ)
Escola agrícola
Zona rural
COMPERJ
Agro-technical
School José Soares Júnior
Social representation
Rural and urban relation
Itaboraí-RJ
topic COMPERJ
Escola Agrotécnica
José Soares Júnior
Representação social
Relação rural e urbano
Itaboraí-RJ
Representação social
Itaboraí (RJ)
Escola agrícola
Zona rural
COMPERJ
Agro-technical
School José Soares Júnior
Social representation
Rural and urban relation
Itaboraí-RJ
description Esta monografia buscou analisar a representação social sobre o rural manifestada por professores e estudantes da Escola Agrotécnica José Soares Júnior de Itaboraí-RJ ameaçada de fechamento. O contexto de implantação e crise recente do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) produziu efeitos na forma como o rural vem sendo representado por diferentes atores de Itaboraí. A partir de entrevistas realizadas com professores e estudantes observou-se que o rural é representado como lugar de encontro com a natureza e de melhor qualidade de vida, mas, ao mesmo tempo, fonte potencial de inserção profissional. Algumas manifestações consolidam a ideia de que o rural é sinônimo de agrícola e está associado ao atraso enquanto o urbano está associado ao industrial e ao moderno e expressam a contradição de sustentar a manutenção de uma escola agrícola frente à representação dominante de que a existência e desenvolvimento de um implica no desaparecimento do outro. Mas, se, por um lado, este grande empreendimento gerou uma grande expectativa na população local e fez o poder público e privado alterar fortemente o ordenamento territorial da região afetada e as estratégias de desenvolvimento do município apagando o rural como possibilidade de desenvolvimento, por outro lado, a sua crise fez com que o rural fosse recolocado no foco das estratégias do poder público e da população local produzindo novas expectativas e possibilidades relacionadas à escola agrotécnica
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-23T16:55:51Z
2019-05-23T16:55:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9645
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9645
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823578000130048