O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12405 |
Resumo: | O presente estudo trata de problematizar os estudos sobre o som na formação de professores, em especial do curso de licenciatura em Cinema e Audiovisual. Iniciando a primeira parte do trabalho, consideramos a recente criação do referido curso na UFF, refletindo sobre o cinema e audiovisual na educação, indicando diferentes esforços para a construção desse campo. Discutimos a predominância dos estudos sobre a imagem e o campo do visual, o que nos instigou a tratar da experiência brasileira no aprofundamento sobre o som no cinema e no audiovisual. Ao longo do trabalho, ressaltamos que a formação do sensível pode ser potencializada por meio de uma intensificação da reflexão estética, cuidadosa e crítica sobre o cinema no ambiente escolar. Especialmente na questão da importância do som, enquanto constituinte intrínseca do audiovisual, destacamos a pertinência do conhecimento acadêmico por meio da oferta de diversas disciplinas curriculares, destinadas à formação dos licenciandos. Aprofundamos a reflexão ao incluir uma perspectiva da resistência humana, referindo-nos à cosmoaudiência, encontrada em comunidades que preservam uma escuta originária. A segunda parte da monografia busca entrecruzar os conhecimentos sobre o som e o exercício da docência em contexto escolar. A exploração de texturas ruidosas pertencentes aos espaços de reflexão, atua, enquanto potentes experimentações nas narrativas fílmicas educacionais |
id |
UFF-2_b07097c1424e1ba88dd9078a4948b19a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/12405 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridadeCinema e educaçãoSomLicenciaturaCosmoaudiênciaEscutaEsquizofoniaCinemaSomMultimeioEducaçãoO presente estudo trata de problematizar os estudos sobre o som na formação de professores, em especial do curso de licenciatura em Cinema e Audiovisual. Iniciando a primeira parte do trabalho, consideramos a recente criação do referido curso na UFF, refletindo sobre o cinema e audiovisual na educação, indicando diferentes esforços para a construção desse campo. Discutimos a predominância dos estudos sobre a imagem e o campo do visual, o que nos instigou a tratar da experiência brasileira no aprofundamento sobre o som no cinema e no audiovisual. Ao longo do trabalho, ressaltamos que a formação do sensível pode ser potencializada por meio de uma intensificação da reflexão estética, cuidadosa e crítica sobre o cinema no ambiente escolar. Especialmente na questão da importância do som, enquanto constituinte intrínseca do audiovisual, destacamos a pertinência do conhecimento acadêmico por meio da oferta de diversas disciplinas curriculares, destinadas à formação dos licenciandos. Aprofundamos a reflexão ao incluir uma perspectiva da resistência humana, referindo-nos à cosmoaudiência, encontrada em comunidades que preservam uma escuta originária. A segunda parte da monografia busca entrecruzar os conhecimentos sobre o som e o exercício da docência em contexto escolar. A exploração de texturas ruidosas pertencentes aos espaços de reflexão, atua, enquanto potentes experimentações nas narrativas fílmicas educacionaisUniversidade Federal FluminenseNiteróiBragança, Maurício deMachado, Eliany SalvatierraDomingues, Glauber ResendeDias, João Paulo Barreto2019-12-04T11:47:41Z2019-12-04T11:47:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIAS, João Paulo Barreto . O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade. 2018. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12405Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-05T14:19:01Zoai:app.uff.br:1/12405Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:04.625495Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade |
title |
O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade |
spellingShingle |
O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade Dias, João Paulo Barreto Cinema e educação Som Licenciatura Cosmoaudiência Escuta Esquizofonia Cinema Som Multimeio Educação |
title_short |
O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade |
title_full |
O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade |
title_fullStr |
O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade |
title_full_unstemmed |
O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade |
title_sort |
O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade |
author |
Dias, João Paulo Barreto |
author_facet |
Dias, João Paulo Barreto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bragança, Maurício de Machado, Eliany Salvatierra Domingues, Glauber Resende |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, João Paulo Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema e educação Som Licenciatura Cosmoaudiência Escuta Esquizofonia Cinema Som Multimeio Educação |
topic |
Cinema e educação Som Licenciatura Cosmoaudiência Escuta Esquizofonia Cinema Som Multimeio Educação |
description |
O presente estudo trata de problematizar os estudos sobre o som na formação de professores, em especial do curso de licenciatura em Cinema e Audiovisual. Iniciando a primeira parte do trabalho, consideramos a recente criação do referido curso na UFF, refletindo sobre o cinema e audiovisual na educação, indicando diferentes esforços para a construção desse campo. Discutimos a predominância dos estudos sobre a imagem e o campo do visual, o que nos instigou a tratar da experiência brasileira no aprofundamento sobre o som no cinema e no audiovisual. Ao longo do trabalho, ressaltamos que a formação do sensível pode ser potencializada por meio de uma intensificação da reflexão estética, cuidadosa e crítica sobre o cinema no ambiente escolar. Especialmente na questão da importância do som, enquanto constituinte intrínseca do audiovisual, destacamos a pertinência do conhecimento acadêmico por meio da oferta de diversas disciplinas curriculares, destinadas à formação dos licenciandos. Aprofundamos a reflexão ao incluir uma perspectiva da resistência humana, referindo-nos à cosmoaudiência, encontrada em comunidades que preservam uma escuta originária. A segunda parte da monografia busca entrecruzar os conhecimentos sobre o som e o exercício da docência em contexto escolar. A exploração de texturas ruidosas pertencentes aos espaços de reflexão, atua, enquanto potentes experimentações nas narrativas fílmicas educacionais |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-12-04T11:47:41Z 2019-12-04T11:47:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, João Paulo Barreto . O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade. 2018. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/12405 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
DIAS, João Paulo Barreto . O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade. 2018. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823645506404352 |