O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6929 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é confrontar a opinião dos estudantes de Administração quanto aos conteúdos oferecidos pelo curso com o interesse pela oferta de conteúdos crítico-reflexivos. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão literária sobre o curso de Administração no Brasil, da implantação até os dias atuais, e sobre o pensamento crítico em Administração. Também foi desenvolvido um estudo de campo com 141 estudantes do curso de graduação em Administração oferecido pela Universidade Federal Fluminense no campus de Volta Redonda/RJ. Os dados foram avaliados por meio de uma abordagem descritiva quantitativa, sendo empregada a técnica de quartis aliada ao diagrama Box Plot para a representação dos dados, trabalhando com valores máximos, medianas (ou 2º quartis), 1º e 3º quartis e valores mínimos. Como resultados, destacam-se: (1) os conteúdos ofertados estão arraigados principalmente ao desenvolvimento de competências técnicas e científicas; (2) há tanto uma defasagem quanto uma carência no ensino de alguns conteúdos oferecidos pelo curso; (3) há certo interesse por parte dos discentes pela oferta de conteúdos crítico-reflexivos. Recomenda-se que sejam considerados conteúdos crítico-reflexivos no ensino desta graduação, ou ao menos, que as disciplinas existentes no curso sejam tratadas com ênfase mais crítica |
id |
UFF-2_b09968d0f15b5367d5704cb508244f02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6929 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradoresGraduação em administraçãoFormação profissionalPensamento críticoEnsino superiorAdministraçãoFormação profissionalPensamento críticoO objetivo do presente artigo é confrontar a opinião dos estudantes de Administração quanto aos conteúdos oferecidos pelo curso com o interesse pela oferta de conteúdos crítico-reflexivos. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão literária sobre o curso de Administração no Brasil, da implantação até os dias atuais, e sobre o pensamento crítico em Administração. Também foi desenvolvido um estudo de campo com 141 estudantes do curso de graduação em Administração oferecido pela Universidade Federal Fluminense no campus de Volta Redonda/RJ. Os dados foram avaliados por meio de uma abordagem descritiva quantitativa, sendo empregada a técnica de quartis aliada ao diagrama Box Plot para a representação dos dados, trabalhando com valores máximos, medianas (ou 2º quartis), 1º e 3º quartis e valores mínimos. Como resultados, destacam-se: (1) os conteúdos ofertados estão arraigados principalmente ao desenvolvimento de competências técnicas e científicas; (2) há tanto uma defasagem quanto uma carência no ensino de alguns conteúdos oferecidos pelo curso; (3) há certo interesse por parte dos discentes pela oferta de conteúdos crítico-reflexivos. Recomenda-se que sejam considerados conteúdos crítico-reflexivos no ensino desta graduação, ou ao menos, que as disciplinas existentes no curso sejam tratadas com ênfase mais críticaAbdalla, Márcio MoutinhoLacerda, Pítias TeodoroNogueira, Nathália JuncaCastadeli, Géssica de Souza2018-07-09T23:15:07Z2018-07-09T23:15:07Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6929http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-10T21:42:05Zoai:app.uff.br:1/6929Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:52.687717Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores |
title |
O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores |
spellingShingle |
O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores Castadeli, Géssica de Souza Graduação em administração Formação profissional Pensamento crítico Ensino superior Administração Formação profissional Pensamento crítico |
title_short |
O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores |
title_full |
O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores |
title_fullStr |
O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores |
title_full_unstemmed |
O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores |
title_sort |
O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores |
author |
Castadeli, Géssica de Souza |
author_facet |
Castadeli, Géssica de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abdalla, Márcio Moutinho Lacerda, Pítias Teodoro Nogueira, Nathália Junca |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castadeli, Géssica de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Graduação em administração Formação profissional Pensamento crítico Ensino superior Administração Formação profissional Pensamento crítico |
topic |
Graduação em administração Formação profissional Pensamento crítico Ensino superior Administração Formação profissional Pensamento crítico |
description |
O objetivo do presente artigo é confrontar a opinião dos estudantes de Administração quanto aos conteúdos oferecidos pelo curso com o interesse pela oferta de conteúdos crítico-reflexivos. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão literária sobre o curso de Administração no Brasil, da implantação até os dias atuais, e sobre o pensamento crítico em Administração. Também foi desenvolvido um estudo de campo com 141 estudantes do curso de graduação em Administração oferecido pela Universidade Federal Fluminense no campus de Volta Redonda/RJ. Os dados foram avaliados por meio de uma abordagem descritiva quantitativa, sendo empregada a técnica de quartis aliada ao diagrama Box Plot para a representação dos dados, trabalhando com valores máximos, medianas (ou 2º quartis), 1º e 3º quartis e valores mínimos. Como resultados, destacam-se: (1) os conteúdos ofertados estão arraigados principalmente ao desenvolvimento de competências técnicas e científicas; (2) há tanto uma defasagem quanto uma carência no ensino de alguns conteúdos oferecidos pelo curso; (3) há certo interesse por parte dos discentes pela oferta de conteúdos crítico-reflexivos. Recomenda-se que sejam considerados conteúdos crítico-reflexivos no ensino desta graduação, ou ao menos, que as disciplinas existentes no curso sejam tratadas com ênfase mais crítica |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-07-09T23:15:07Z 2018-07-09T23:15:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6929 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823725075496960 |