O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castadeli, Géssica de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6929
Resumo: O objetivo do presente artigo é confrontar a opinião dos estudantes de Administração quanto aos conteúdos oferecidos pelo curso com o interesse pela oferta de conteúdos crítico-reflexivos. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão literária sobre o curso de Administração no Brasil, da implantação até os dias atuais, e sobre o pensamento crítico em Administração. Também foi desenvolvido um estudo de campo com 141 estudantes do curso de graduação em Administração oferecido pela Universidade Federal Fluminense no campus de Volta Redonda/RJ. Os dados foram avaliados por meio de uma abordagem descritiva quantitativa, sendo empregada a técnica de quartis aliada ao diagrama Box Plot para a representação dos dados, trabalhando com valores máximos, medianas (ou 2º quartis), 1º e 3º quartis e valores mínimos. Como resultados, destacam-se: (1) os conteúdos ofertados estão arraigados principalmente ao desenvolvimento de competências técnicas e científicas; (2) há tanto uma defasagem quanto uma carência no ensino de alguns conteúdos oferecidos pelo curso; (3) há certo interesse por parte dos discentes pela oferta de conteúdos crítico-reflexivos. Recomenda-se que sejam considerados conteúdos crítico-reflexivos no ensino desta graduação, ou ao menos, que as disciplinas existentes no curso sejam tratadas com ênfase mais crítica
id UFF-2_b09968d0f15b5367d5704cb508244f02
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6929
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradoresGraduação em administraçãoFormação profissionalPensamento críticoEnsino superiorAdministraçãoFormação profissionalPensamento críticoO objetivo do presente artigo é confrontar a opinião dos estudantes de Administração quanto aos conteúdos oferecidos pelo curso com o interesse pela oferta de conteúdos crítico-reflexivos. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão literária sobre o curso de Administração no Brasil, da implantação até os dias atuais, e sobre o pensamento crítico em Administração. Também foi desenvolvido um estudo de campo com 141 estudantes do curso de graduação em Administração oferecido pela Universidade Federal Fluminense no campus de Volta Redonda/RJ. Os dados foram avaliados por meio de uma abordagem descritiva quantitativa, sendo empregada a técnica de quartis aliada ao diagrama Box Plot para a representação dos dados, trabalhando com valores máximos, medianas (ou 2º quartis), 1º e 3º quartis e valores mínimos. Como resultados, destacam-se: (1) os conteúdos ofertados estão arraigados principalmente ao desenvolvimento de competências técnicas e científicas; (2) há tanto uma defasagem quanto uma carência no ensino de alguns conteúdos oferecidos pelo curso; (3) há certo interesse por parte dos discentes pela oferta de conteúdos crítico-reflexivos. Recomenda-se que sejam considerados conteúdos crítico-reflexivos no ensino desta graduação, ou ao menos, que as disciplinas existentes no curso sejam tratadas com ênfase mais críticaAbdalla, Márcio MoutinhoLacerda, Pítias TeodoroNogueira, Nathália JuncaCastadeli, Géssica de Souza2018-07-09T23:15:07Z2018-07-09T23:15:07Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6929http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-10T21:42:05Zoai:app.uff.br:1/6929Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:52.687717Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores
title O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores
spellingShingle O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores
Castadeli, Géssica de Souza
Graduação em administração
Formação profissional
Pensamento crítico
Ensino superior
Administração
Formação profissional
Pensamento crítico
title_short O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores
title_full O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores
title_fullStr O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores
title_full_unstemmed O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores
title_sort O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores
author Castadeli, Géssica de Souza
author_facet Castadeli, Géssica de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abdalla, Márcio Moutinho
Lacerda, Pítias Teodoro
Nogueira, Nathália Junca
dc.contributor.author.fl_str_mv Castadeli, Géssica de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação em administração
Formação profissional
Pensamento crítico
Ensino superior
Administração
Formação profissional
Pensamento crítico
topic Graduação em administração
Formação profissional
Pensamento crítico
Ensino superior
Administração
Formação profissional
Pensamento crítico
description O objetivo do presente artigo é confrontar a opinião dos estudantes de Administração quanto aos conteúdos oferecidos pelo curso com o interesse pela oferta de conteúdos crítico-reflexivos. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão literária sobre o curso de Administração no Brasil, da implantação até os dias atuais, e sobre o pensamento crítico em Administração. Também foi desenvolvido um estudo de campo com 141 estudantes do curso de graduação em Administração oferecido pela Universidade Federal Fluminense no campus de Volta Redonda/RJ. Os dados foram avaliados por meio de uma abordagem descritiva quantitativa, sendo empregada a técnica de quartis aliada ao diagrama Box Plot para a representação dos dados, trabalhando com valores máximos, medianas (ou 2º quartis), 1º e 3º quartis e valores mínimos. Como resultados, destacam-se: (1) os conteúdos ofertados estão arraigados principalmente ao desenvolvimento de competências técnicas e científicas; (2) há tanto uma defasagem quanto uma carência no ensino de alguns conteúdos oferecidos pelo curso; (3) há certo interesse por parte dos discentes pela oferta de conteúdos crítico-reflexivos. Recomenda-se que sejam considerados conteúdos crítico-reflexivos no ensino desta graduação, ou ao menos, que as disciplinas existentes no curso sejam tratadas com ênfase mais crítica
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-07-09T23:15:07Z
2018-07-09T23:15:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6929
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823725075496960