O ensino da classificação arquivística nos currículos interdisciplinares da UFF e UNESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pazos, Juliana de Mesquita
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9008
Resumo: Objetiva-se investigar como a função classificação arquivística é lecionada nos cursos de graduação em Arquivologia da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, que são as únicas instituições universitárias públicas localizadas no sudeste do Brasil a empregar um modelo de currículo baseado numa abordagem interdisciplinar com a graduação em Biblioteconomia. Para tanto, a metodologia empregada possui uma abordagem exploratória, qualitativa, teórica e analítica que permite verificar a adequação das matrizes curriculares e das ementas das disciplinas de classificação às problemáticas relativas à teoria, metodologia, terminologia e operacionalização prática desta função nos arquivos brasileiros; e, também, analisar o ensino praticado nas graduações em Arquivologia de uma instituição federal e de uma estadual. Evidencia-se que a função classificação arquivística está ligada à conformação científica da Arquivologia e à formulação do seu escopo teórico-metodológico (Princípios da Proveniência e da Ordem Original); auxilia na condução adequada das demais operações arquivísticas relativas à gestão e ao tratamento documental (avaliação, descrição e preservação); recebeu influências de áreas afins, culminando na aplicação de métodos classificatórios estranhos às especificidades do documento arquivístico; possui dilemas teóricos, metodológicos e operacionais, como a dificuldade em delimitar as operações de classificação, ordenação e arquivamento; e questões terminológicas, como a dicotomia existente entre os conceitos de classificação/plano de classificação e arranjo/quadro de arranjo, ora compreendidos como um único procedimento/ instrumento convencionalmente chamado por 2 termos distintos pela respectiva idade corrente e permanente do documento, ora entendidos como operações substancialmente distintas que ocorrem nas fases corrente e permanente. Verificou-se que ambas as universidades possuem disciplinas voltadas para o estudo exclusivo da classificação arquivística; projetos pedagógicos que determinam a confluência curricular entre as áreas de Arquivologia e Biblioteconomia em departamentos de Ciência da Informação; e abordam em maior ou menor grau os aspectos apontados nessa pesquisa como relevantes ao estudo da classificação arquivística
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Para tanto, a metodologia empregada possui uma abordagem exploratória, qualitativa, teórica e analítica que permite verificar a adequação das matrizes curriculares e das ementas das disciplinas de classificação às problemáticas relativas à teoria, metodologia, terminologia e operacionalização prática desta função nos arquivos brasileiros; e, também, analisar o ensino praticado nas graduações em Arquivologia de uma instituição federal e de uma estadual. Evidencia-se que a função classificação arquivística está ligada à conformação científica da Arquivologia e à formulação do seu escopo teórico-metodológico (Princípios da Proveniência e da Ordem Original); auxilia na condução adequada das demais operações arquivísticas relativas à gestão e ao tratamento documental (avaliação, descrição e preservação); recebeu influências de áreas afins, culminando na aplicação de métodos classificatórios estranhos às especificidades do documento arquivístico; possui dilemas teóricos, metodológicos e operacionais, como a dificuldade em delimitar as operações de classificação, ordenação e arquivamento; e questões terminológicas, como a dicotomia existente entre os conceitos de classificação/plano de classificação e arranjo/quadro de arranjo, ora compreendidos como um único procedimento/ instrumento convencionalmente chamado por 2 termos distintos pela respectiva idade corrente e permanente do documento, ora entendidos como operações substancialmente distintas que ocorrem nas fases corrente e permanente. Verificou-se que ambas as universidades possuem disciplinas voltadas para o estudo exclusivo da classificação arquivística; projetos pedagógicos que determinam a confluência curricular entre as áreas de Arquivologia e Biblioteconomia em departamentos de Ciência da Informação; e abordam em maior ou menor grau os aspectos apontados nessa pesquisa como relevantes ao estudo da classificação arquivísticaThe objective is to investigate how the function of classification of records is taught in the undergraduate courses in Archival Science at the Universidade Federal Fluminense and the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, which are the only public university institutions located in the southeast of Brazil to use a curriculum model based In an interdisciplinary approach with a degree in Librarianship. For this, the methodology used has an exploratory, qualitative, theoretical and analytical approach that allows to verify the adequacy of the curricular matrices and the subjects in the problems related to the theory, methodology, terminology and practical operation of this function in the Brazilian archives; And, also, to analyze the teaching practiced in the graduations in Archival Science of a federal institution and of a state institution. It is evidenced that the function of classification of records is related to the scientific conformation of the Archival Science and to the formulation of its theoretical and methodological scope (Principles of Provenance and Original Order); it assists in the proper management of other archival operations related to records management and processing (evaluation, description and preservation); it received influences from related areas, culminating in the application of classificatory methods strange to the specificities of the records and archives; it has theoretical, methodological and operational dilemmas, such as the difficulty in delimiting classification, ordination and filing operations; and terminological issues, such as the dichotomy between the concepts of classification/classification scheme and arrangement/arrangement scheme, now understood as a single procedure/instrument conventionally called by 2 distinct terms by the respective current and permanent age of the document, now understood as operations that occur in the current and permanent phases. It was verified that both universities have disciplines dedicated to the exclusive study of classification of records; Pedagogical projects that determine the curricular confluence between the areas of Archival Science and Librarianship in Information Science departments; And to a greater or lesser extent the aspects pointed out in this research as relevant to the study of classification of recordsSchmidt, Clarissa Moreira dos SantosRodrigues, Ana CéliaCampos, Maria Luiza de AlmeidaPazos, Juliana de Mesquita2019-04-01T17:12:57Z2019-04-01T17:12:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPAZOS, Juliana de Mesquita. O ensino da classificação arquivística nos currículos interdisciplinares da UFF e UNESP. 2016. 105 f. 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