Transparência, compliance e controle interno: um estudo de caso no Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Jessyca Rayra Pimentel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Naira de Oliveira Silva, Almeida, Narjara Vieira de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3895
Resumo: A expansão das atividades do Banco do Brasil junto ao mercado nacional e internacional traz desafios que precisam ser enfrentados para que a organização se fortaleça e tenha sempre credibilidade. Um desses desafios é a necessidade da certificação das informações que ele disponibiliza ao mercado. As empresas determinadas a alcançar seus objetivos e serem bem sucedidas devem preconizar boas práticas de governança corporativa, ter um controle interno fortalecido, estar em conformidade com as legislações e possuir um elevado padrão de transparência, como determina a Lei Sarbanes - Oxley, que rege as práticas de controle interno dos Estados Unidos. O presente estudo irá expor, em sua primeira etapa, as principais premissas de transparência, compliance e normatização da Lei Sarbanes-Oxley. Na etapa seguinte, será tratada a associação destes elementos com as ações já praticadas pelo Banco do Brasil; podendo estabelecer relações de conformidade, adequação às leis e busca pela idoneidade da instituição. A pesquisa teve como foco analisar a posição do Banco do Brasil frente às constantes imposições do mercado e seus órgãos reguladores; verificando o cumprimento das normas e leis pela Instituição e abrindo a possibilidade para verificar possíveis gargalos ou pontos de melhoria para a busca da excelência na disposição das informações, adequação às normas e monitoramento contínuo dos processos internos. Essa adaptação é apresentada ao longo do trabalho não somente por uma exigência do mercado, mas também por tratar-se de vantagem competitiva para a relação banco com investidor, por influenciar positivamente sua reputação a partir de certificações de transparência, clareza e conformidade, que irão traduzir-se em ética e eficácia nos controles internos da empresa para seus stakeholders
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