Políticas e programas habitacionais no município do Rio de Janeiro: uma avaliação da experiência (1979-2002)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23852 |
Resumo: | O tema desta dissertação surgiu como desdobramento de um questionamento constante a respeito dos limites e possibilidades das transformações físicas e sociais dos espaços das favelas, através das intervenções realizadas pelo poder público nas comunidades carentes. O desenvolvimento deste trabalho caminhou no sentido de analisar essa questão. A partir de uma investigação das trajetórias do Projeto Mutirão e do Programa Favela-Bairro, perpassando pela história da habitação popular no Brasil e dos movimentos populares em prol da reforma urbana e por cidades mais justas. O Projeto Mutirão, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e que teve seu início em 1981, surgiu da necessidade de encontrar soluções para o problema de saneamento básico e abastecimento de água que pudessem, através de um trabalho comunitário, eliminar as valas negras das favelas que se apresentavam como um sério risco à saúde pública. Os trabalhos técnicos e sociais desenvolvidos pelo Projeto Mutirão nas décadas de 1980/90 tiveram como objetivo, também, o estímulo à participação coletiva, contribuindo para o avanço da consciência política e da organização popular para a conquista de sua cidadania. Alguns dos pressupostos do Projeto Mutirão era a criação de espaços coletivos para discussões públicas e, com estes, a melhoria da organização dos moradores de cada favela e o incentivo às lutas que já ocorriam no cotidiano das favelas. Visava, primordialmente, ao fortalecimento das formas próprias de organização dos moradores de cada favela. Esta experiência foi decisiva para implantação do Programa Favela Bairro. A Secretaria Municipal de Habitação foi criada em 1994, após aprovação dos vereadores, e sua constituição teórica e prática baseou-se nas experiências acumuladas do Projeto Mutirão e das demais Secretarias e Órgãos que já atuavam na área de habitação popular, lançando nesta época, uma série de programas que visaram o atendimento da parcela mais empobrecida da cidade. Seu objetivo principal era o de expandir as ações realizadas pelos governos anteriores e se definiu como principal meta a compatibilização do direito individual com as possibilidades coletivas na construção de uma “Cidade Maravilhosa”. |
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Políticas e programas habitacionais no município do Rio de Janeiro: uma avaliação da experiência (1979-2002)Habitação socialUrbanização de favelasPolítica habitacionalFavelaUrbanizaçãoPolítica habitacionalHabitação popularProjeto MutirãoPrograma Favela-BairroRio de Janeiro (RJ)Social housingSlum upgradingHousing policyO tema desta dissertação surgiu como desdobramento de um questionamento constante a respeito dos limites e possibilidades das transformações físicas e sociais dos espaços das favelas, através das intervenções realizadas pelo poder público nas comunidades carentes. O desenvolvimento deste trabalho caminhou no sentido de analisar essa questão. A partir de uma investigação das trajetórias do Projeto Mutirão e do Programa Favela-Bairro, perpassando pela história da habitação popular no Brasil e dos movimentos populares em prol da reforma urbana e por cidades mais justas. O Projeto Mutirão, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e que teve seu início em 1981, surgiu da necessidade de encontrar soluções para o problema de saneamento básico e abastecimento de água que pudessem, através de um trabalho comunitário, eliminar as valas negras das favelas que se apresentavam como um sério risco à saúde pública. Os trabalhos técnicos e sociais desenvolvidos pelo Projeto Mutirão nas décadas de 1980/90 tiveram como objetivo, também, o estímulo à participação coletiva, contribuindo para o avanço da consciência política e da organização popular para a conquista de sua cidadania. Alguns dos pressupostos do Projeto Mutirão era a criação de espaços coletivos para discussões públicas e, com estes, a melhoria da organização dos moradores de cada favela e o incentivo às lutas que já ocorriam no cotidiano das favelas. Visava, primordialmente, ao fortalecimento das formas próprias de organização dos moradores de cada favela. Esta experiência foi decisiva para implantação do Programa Favela Bairro. A Secretaria Municipal de Habitação foi criada em 1994, após aprovação dos vereadores, e sua constituição teórica e prática baseou-se nas experiências acumuladas do Projeto Mutirão e das demais Secretarias e Órgãos que já atuavam na área de habitação popular, lançando nesta época, uma série de programas que visaram o atendimento da parcela mais empobrecida da cidade. Seu objetivo principal era o de expandir as ações realizadas pelos governos anteriores e se definiu como principal meta a compatibilização do direito individual com as possibilidades coletivas na construção de uma “Cidade Maravilhosa”.The topic of this dissertation emerged as the result of constant questioning regarding limits and possibilities of assigning physical transformation of space to interventions made by government in poor communities. This work heads towards analyzing this issue starting from an investigation of the trajectories of Projeto Mutirão and Favela- Bairro, and going through the history of housing in Brazil and popular movements for urban reform and more equal cities. Projeto Mutirão, developed by the Social Development City Department, started in 1981. It arose from the need of finding solutions to the problem of sewage and water supply. Projeto Mutirão aimed through community work to eliminate ditches in the slums, the ditches posited a serious public health risk to the local population. The technical and social work developed by Projeto Mutirão in 1980/90 aimed encouraging collective participation as well, contributing to the advancement of political awareness and grassroots organizations towards conqueering citzenship. The assumptions were to create collective spaces for public discussion and the improvement of organization and encouragement of the struggles occurring in the slums everyday. Projeto Mutirão aimed primarily at strengthening forms of organization in each slum. This experience was decisive for the implementation of Favela Bairro. The Housing City Department was established in 1994, after approval of the council. Its theoretical and practical constitution was based in the accumulated experience from Projeto Mutirão and other Departments and Agencies that were already active in the area of housing. The department launched different programs aiming at the impoverished áreas of Rio de Janeiro city. The newly created Housing Department had as its main objectives to expand the actions taken by previous governments towards the reconciliation of individual rights with collective possibilities in order to build a "Cidade Maravilhosa", meaning “Marvelous City”.NiteróiLeitão, Gerônimo Emílio AlmeidaCosta, Maria de Lourdes Pinto MachadoSouza, Maria Julieta Nunes deSilva, Maria Lais Pereira daBarboza, Silvia Carvalho2021-12-09T17:04:48Z2021-12-09T17:04:48Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23852Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-09T17:04:48Zoai:app.uff.br:1/23852Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:56.258392Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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