Bullying e as práticas docentes: a saída para educar para a paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rosana da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25098
Resumo: O fenômeno bullying sempre esteve presente dentro do ambiente escolar. Por séculos, suas práticas foram consideradas como “brincadeiras entre crianças” ou num termo mais popular “uma zoeira”, sem levar em conta suas diversas consequências ao outro. Porém, durante os anos, pesquisadores como Dan Olweus começaram a analisar e refletir sobre as práticas de violências ocorridas dentro do ambiente escolar e avaliar as suas consequências. A mídia, por vezes, noticia casos graves de bullying que fugiram do controle, transformando-se em verdadeiras bárbaries, como foi o caso de Columbine em 1999. O trabalho a seguir, possui como objetivo apresentar o conceito, os casos, os tipos de violências e as consequências do bullying, analisando o contexto legislativo e a formação inicial dos professores. Este trabalho possui como principal intuito conscientizar o leitor sobre o fenômeno e suas abordagens na legislação, e estimular a criação de programas e currículos escolares mais eficazes para o tratamento dessas violências. O Estado, as redes de ensino, as equipes pedagógicos, os alunos, pais e responsáveis e toda sociedade precisam estar cientes e dispostos a combater toda e qualquer violência que possa aparecer nos espaços educacionais.
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