Concepções de saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zangirolami, Lucas Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29481
Resumo: O trabalho desenvolvido nesta monografia apresenta a análise da abordagem do tema saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências para os anos finais do Ensino Fundamental recomendada pelo Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2020. O estudo buscou analisar as concepções de saúde, dividas nesse trabalho em biomédica, comportamental e socioambiental, e buscou compreender a forma como esse conteúdo é expresso neste material curricular. Os quatro livros analisados consistiam na edição do manual do professor nos quais foram analisados os textos direcionados aos estudantes bem como as orientações voltadas aos professores. Foram feitas análises quantitativas e qualitativas dos dados obtidos, buscando compreender de forma orgânica as características que essas concepções assumiam na coleção em questão. Foi observado que das três concepções de saúde adotadas para a análise, a concepção socioambiental foi a mais predominante nos textos dos livros da coleção. A discussão referente aos dados analisados se mostrou significativa para o debate acerca da importância da adoção de um enfoque crítico da saúde pelos livros didáticos e pelos projetos curriculares que os respaldam, considerando que esse debate se mostra esvaziado na coleção. Essa discussão se mostra pertinente para se pensar o ensino de saúde e o ensino de ciências como possibilidades de transformação social.
id UFF-2_b189136a13315ac09f9c57a03a6ebf06
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29481
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Concepções de saúde em uma coleção de livros didáticos de ciênciasLivro didático de ciênciasSaúdeEducação em saúdeEnsino FundamentalEnsino de ciências da saúdeMaterial didáticoEducação básicaScience textbookHealthHealth educationElementary SchoolO trabalho desenvolvido nesta monografia apresenta a análise da abordagem do tema saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências para os anos finais do Ensino Fundamental recomendada pelo Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2020. O estudo buscou analisar as concepções de saúde, dividas nesse trabalho em biomédica, comportamental e socioambiental, e buscou compreender a forma como esse conteúdo é expresso neste material curricular. Os quatro livros analisados consistiam na edição do manual do professor nos quais foram analisados os textos direcionados aos estudantes bem como as orientações voltadas aos professores. Foram feitas análises quantitativas e qualitativas dos dados obtidos, buscando compreender de forma orgânica as características que essas concepções assumiam na coleção em questão. Foi observado que das três concepções de saúde adotadas para a análise, a concepção socioambiental foi a mais predominante nos textos dos livros da coleção. A discussão referente aos dados analisados se mostrou significativa para o debate acerca da importância da adoção de um enfoque crítico da saúde pelos livros didáticos e pelos projetos curriculares que os respaldam, considerando que esse debate se mostra esvaziado na coleção. Essa discussão se mostra pertinente para se pensar o ensino de saúde e o ensino de ciências como possibilidades de transformação social.The work developed in this monograph presents an analysis of the approach to health in a collection of science textbooks for the final years of the elementary school according to the recommendation of the National Textbook Program for 2020. The study aims to analyze the conceptions of health, classified in this work into biomedical, behavioral and socioenvironmental, to understand how this content is expressed in this curricular material. The four books analyzed consisted of the teacher's handbook in which the texts written to the students were analyzed, as well as the guidelines to the teachers. Quantitative and qualitative analyses were made, seeking to understand in an organic way the characteristics that these conceptions assume in the collection of the textbooks. It was observed that of the three conceptions of health adopted for the analysis, the socio-environmental conception was the most predominant in the texts of the collection's books. The results show to be significant for the debate about the importance of adopting a critical approach to health by textbooks and the curriculum projects that support them, as this debate is empty in the collection. This discussion is relevant to think about health education and science education as possibilities of social transformation.39 f.Selles, Sandra Lúcia EscovedoGoulart, Patrícia Riddell MillarSalomão, Simone RochaPrata, Rita VilanovaZangirolami, Lucas Almeida2023-07-26T20:22:14Z2023-07-26T20:22:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfZANGIROLAMI, Lucas Almeida. Concepções de saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29481CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-26T20:22:17Zoai:app.uff.br:1/29481Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:38.012792Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências
title Concepções de saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências
spellingShingle Concepções de saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências
Zangirolami, Lucas Almeida
Livro didático de ciências
Saúde
Educação em saúde
Ensino Fundamental
Ensino de ciências da saúde
Material didático
Educação básica
Science textbook
Health
Health education
Elementary School
title_short Concepções de saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências
title_full Concepções de saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências
title_fullStr Concepções de saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências
title_full_unstemmed Concepções de saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências
title_sort Concepções de saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências
author Zangirolami, Lucas Almeida
author_facet Zangirolami, Lucas Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Selles, Sandra Lúcia Escovedo
Goulart, Patrícia Riddell Millar
Salomão, Simone Rocha
Prata, Rita Vilanova
dc.contributor.author.fl_str_mv Zangirolami, Lucas Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático de ciências
Saúde
Educação em saúde
Ensino Fundamental
Ensino de ciências da saúde
Material didático
Educação básica
Science textbook
Health
Health education
Elementary School
topic Livro didático de ciências
Saúde
Educação em saúde
Ensino Fundamental
Ensino de ciências da saúde
Material didático
Educação básica
Science textbook
Health
Health education
Elementary School
description O trabalho desenvolvido nesta monografia apresenta a análise da abordagem do tema saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências para os anos finais do Ensino Fundamental recomendada pelo Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2020. O estudo buscou analisar as concepções de saúde, dividas nesse trabalho em biomédica, comportamental e socioambiental, e buscou compreender a forma como esse conteúdo é expresso neste material curricular. Os quatro livros analisados consistiam na edição do manual do professor nos quais foram analisados os textos direcionados aos estudantes bem como as orientações voltadas aos professores. Foram feitas análises quantitativas e qualitativas dos dados obtidos, buscando compreender de forma orgânica as características que essas concepções assumiam na coleção em questão. Foi observado que das três concepções de saúde adotadas para a análise, a concepção socioambiental foi a mais predominante nos textos dos livros da coleção. A discussão referente aos dados analisados se mostrou significativa para o debate acerca da importância da adoção de um enfoque crítico da saúde pelos livros didáticos e pelos projetos curriculares que os respaldam, considerando que esse debate se mostra esvaziado na coleção. Essa discussão se mostra pertinente para se pensar o ensino de saúde e o ensino de ciências como possibilidades de transformação social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-26T20:22:14Z
2023-07-26T20:22:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZANGIROLAMI, Lucas Almeida. Concepções de saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29481
identifier_str_mv ZANGIROLAMI, Lucas Almeida. Concepções de saúde em uma coleção de livros didáticos de ciências. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823600065314816