Uma reflexão sobre a estrutura curricular do curso de graduação em arquivologia das universidades públicas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rosemary de Moraes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8261
Resumo: O presente trabalho tem como temática os currículos do curso de graduação em Arquivologia nas universidades públicas brasileiras. Identifica os principais fatores que contribuíram para a evolução da área como disciplina autônoma no sistema acadêmico, enfatizando a importância das Universidades como instrumentos primordiais para disseminar os princípios teórico-metodológicos que norteiam a arquivística. Relata a problemática que envolve os arquivos em meio ao desenvolvimento administrativo nas organizações atreladas às grandes demandas documentais e a necessidade de profissionais habilitados para a função. Traça um panorama sobre o reconhecimento da profissão até sua institucionalização em nível de ensino superior. Apresenta a primeira formação curricular para o curso de graduação no país e as primeiras universidades públicas que implantaram o curso. Elenca as demais instituições de ensino superior que agregaram o campo arquivístico em suas unidades e apresenta os currículos que foram estruturados por elas. Analisa, em particular, o currículo apresentado por cada uma delas, contextualizando-os com as leis e diretrizes que envolvem o sistema de educação nacional e compara os conteúdos que o compõem. Reflete sobre a questão curricular em meio aos desafios da contemporaneidade e as propostas de harmonização entre as áreas afins
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