Uma reflexão sobre a estrutura curricular do curso de graduação em arquivologia das universidades públicas brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8261 |
Resumo: | O presente trabalho tem como temática os currículos do curso de graduação em Arquivologia nas universidades públicas brasileiras. Identifica os principais fatores que contribuíram para a evolução da área como disciplina autônoma no sistema acadêmico, enfatizando a importância das Universidades como instrumentos primordiais para disseminar os princípios teórico-metodológicos que norteiam a arquivística. Relata a problemática que envolve os arquivos em meio ao desenvolvimento administrativo nas organizações atreladas às grandes demandas documentais e a necessidade de profissionais habilitados para a função. Traça um panorama sobre o reconhecimento da profissão até sua institucionalização em nível de ensino superior. Apresenta a primeira formação curricular para o curso de graduação no país e as primeiras universidades públicas que implantaram o curso. Elenca as demais instituições de ensino superior que agregaram o campo arquivístico em suas unidades e apresenta os currículos que foram estruturados por elas. Analisa, em particular, o currículo apresentado por cada uma delas, contextualizando-os com as leis e diretrizes que envolvem o sistema de educação nacional e compara os conteúdos que o compõem. Reflete sobre a questão curricular em meio aos desafios da contemporaneidade e as propostas de harmonização entre as áreas afins |
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Uma reflexão sobre a estrutura curricular do curso de graduação em arquivologia das universidades públicas brasileirasArquivologiaEnsino de arquivologiaCurso de graduação em ArquivologiaUniversidades públicas brasileirasCurrículosDiretrizes curricularesArquivologiaEnsino de arquivologiaEnsino SuperiorCurriculoArchivologyArchivology of educationUndergraduate course in archivologyBrazilian public universitiesCurriculumsCurricular directives.O presente trabalho tem como temática os currículos do curso de graduação em Arquivologia nas universidades públicas brasileiras. Identifica os principais fatores que contribuíram para a evolução da área como disciplina autônoma no sistema acadêmico, enfatizando a importância das Universidades como instrumentos primordiais para disseminar os princípios teórico-metodológicos que norteiam a arquivística. Relata a problemática que envolve os arquivos em meio ao desenvolvimento administrativo nas organizações atreladas às grandes demandas documentais e a necessidade de profissionais habilitados para a função. Traça um panorama sobre o reconhecimento da profissão até sua institucionalização em nível de ensino superior. Apresenta a primeira formação curricular para o curso de graduação no país e as primeiras universidades públicas que implantaram o curso. Elenca as demais instituições de ensino superior que agregaram o campo arquivístico em suas unidades e apresenta os currículos que foram estruturados por elas. Analisa, em particular, o currículo apresentado por cada uma delas, contextualizando-os com as leis e diretrizes que envolvem o sistema de educação nacional e compara os conteúdos que o compõem. Reflete sobre a questão curricular em meio aos desafios da contemporaneidade e as propostas de harmonização entre as áreas afinsThe subjects of the current paper are the curriculums of undergraduate courses and bachelor degrees in Archivology in Brazilian public universities. It identifies the main factors that contributed to the evolution of the area as an autonomous discipline in the academic system, emphasizing the importance of Universities as primordial instruments to disseminate the theoretical and methodological principles that guide the archival. It gives an account of the problems involving archives amidst the administrative development in organizations connected to the great documental demands and the necessity of professionals able to perform these functions. It makes an overview of the recognition of the profession until its institutionalization in higher education. It presents the first curricular formation to the undergraduate course in the country and the first public universities that implemented the course. It lists the other higher education institutions that aggregated the archival field in their units and presents the curriculums they structured. It analyses particularly the curriculum presented by each one of them, contextualizing them according to the laws and directives that involve the national education system and compares their contents. It reflects about the curricular matter amidst the challenges of contemporaneity and the proposals of harmonization between similar areasBevilacqua, Gabriel Moore ForellNeves, Lindalva Rosinete SilvaSchmidt, Clarissa Moreira dos SantosRibeiro, Rosemary de Moraes2019-01-18T16:12:24Z2019-01-18T16:12:24Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8261Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T19:50:17Zoai:app.uff.br:1/8261Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:06.469605Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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