Desenvolvimento de ferramenta para alocação dinâmica de recursos via satélite para cruzeiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33618 |
Resumo: | Os satélites desempenham um papel crucial na sociedade contemporânea, fornecendo serviços essenciais que vão desde comunicações globais até previsão meteorológica e navegação GPS. Este trabalho de conclusão de curso explora a dinâmica da alocação de capacidade satelital, com foco na indústria de cruzeiros. Em um ambiente desafiador como os mares, onde os navios são verdadeiras cidades flutuantes, garantir conectividade contínua é fundamental. Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta inovadora que permite a alocação dinâmica de largura de banda entre m últiplos satélites, considerando a movimentação constante dos navios e as diferentes coberturas satelitais. Ao longo do estudo, foram abordadas a evolução histórica das comunicações via satélite, desde os primeiros lançamentos até os avanços tecnológicos contemporâneos, destacando o impacto do reuso de frequência. O cálculo de enlace, essencial para determinar a viabilidade das comunicações via satélite, foi detalhado, proporcionando insights cruciais para entender como os enlaces são construídos e afetados por interferências. A integração dos satélites com as redes terrestres, especialmente as Non-Terrestrial Networks (NTN), também foi explorada, enfatizando a importância da interoperabilidade para garantir uma conectividade robusta. Por fim, a ferramenta desenvolvida neste trabalho mostrou-se não apenas como uma solução técnica eficaz, mas também como um recurso valioso para as operadoras satelitais ao facilitar a visualização e alocação precisa da capacidade satelital. Este estudo visa não apenas aprofundar o entendimento teórico sobre tecnologias satelitais, mas também oferecer uma aplicação prática e inovadora no contexto específico dos cruzeiros marítimos. Ao combinar conhecimento histórico, avanços tecnológicos e aplicação prática, este trabalho contribui para o desenvolvimento contínuo de soluções que atendam às demandas crescentes por conectividade global em ambientes móveis e dinâmicos como os cruzeiros |
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Ao longo do estudo, foram abordadas a evolução histórica das comunicações via satélite, desde os primeiros lançamentos até os avanços tecnológicos contemporâneos, destacando o impacto do reuso de frequência. O cálculo de enlace, essencial para determinar a viabilidade das comunicações via satélite, foi detalhado, proporcionando insights cruciais para entender como os enlaces são construídos e afetados por interferências. A integração dos satélites com as redes terrestres, especialmente as Non-Terrestrial Networks (NTN), também foi explorada, enfatizando a importância da interoperabilidade para garantir uma conectividade robusta. Por fim, a ferramenta desenvolvida neste trabalho mostrou-se não apenas como uma solução técnica eficaz, mas também como um recurso valioso para as operadoras satelitais ao facilitar a visualização e alocação precisa da capacidade satelital. Este estudo visa não apenas aprofundar o entendimento teórico sobre tecnologias satelitais, mas também oferecer uma aplicação prática e inovadora no contexto específico dos cruzeiros marítimos. Ao combinar conhecimento histórico, avanços tecnológicos e aplicação prática, este trabalho contribui para o desenvolvimento contínuo de soluções que atendam às demandas crescentes por conectividade global em ambientes móveis e dinâmicos como os cruzeirosSatellites play a crucial role in contemporary society, providing essential services ranging from global communications to weather forecasting and GPS navigation. This final thesis explores the dynamics of satellite capacity allocation, focusing on the cruise industry. In a challenging environment like the seas, where ships are true floating cities, ensuring continuous connectivity is fundamental. For this purpose, an innovative tool was developed that allows the dynamic allocation of bandwidth among multiple satellites, considering the constant movement of ships and the different satellite coverages. Throughout the study, the historical evolution of satellite communications was addressed, from the first launches to contemporary technological advances, highlighting the impact of frequency reuse, advanced modulations, and error correction codes on transmission capacity. Link budget calculation, essential for determining the feasibility of satellite communications, was detailed, providing crucial insights to understand how links are built and affected by interferences. The integration of satellites with terrestrial networks, especially Non-Terrestrial Networks (NTN), was also explored, emphasizing the importance of interoperability to ensure robust connectivity. Finally, the tool developed in this work proved to be not only an effective technical solution but also a valuable resource for satellite operators by facilitating the visualization and precise allocation of satellite capacity. This study aims not only to deepen the theoretical understanding of satellite technologies but also to offer a practical and innovative application in the specific context of maritime cruises. By combining historical knowledge, technological advances, and practical application, this work contributes to the continuous development of solutions that meet the growing demands for global connectivity in mobile and dynamic environments such as cruises84 f.Di Renna, Roberto Brauerhttp://lattes.cnpq.br/5182076471061657Guimarães, Alberto GasparFernandes, Victorhttp://lattes.cnpq.br/1329895343188282Mello Neto, Rodrigo de2024-07-25T12:02:56Z2024-07-25T12:02:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELLO NETO, Rodrigo de. Desenvolvimento de ferramenta para alocação dinâmica de recursos via satélite para cruzeiros. 2024. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33618CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-25T12:03:01Zoai:app.uff.br:1/33618Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-07-25T12:03:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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