Percepção do graduando de enfermagem na saúde do homem: um estudo fenomenológico em formação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deus, Vilza Aparecida Handan de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5940
Resumo: Posto que o enfermeiro, em sua prática profissional, contribui de forma significativa na promoção e prevenção dos agravos a saúde do homem, como as doenças crônicas não transmissíveis, cabendo à universidade fornecer competências e habilidades aos graduandos de enfermagem, como preveem as Diretrizes Curriculares Nacionais. O objetivo deste estudo é compreender a percepção do estudante de graduação em enfermagem acerca da saúde do homem, em sua formação pedagógica, a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau- Ponty; descrever a percepção do estudante de graduação em enfermagem acerca da saúde do homem em sua formação pedagógica, a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty; desenvolver um projeto de extensão universitária no âmbito da saúde do homem contribuindo para a formação acadêmica e científica do graduando de enfermagem. Trata-se de um estudo fenomenológico, descritivo, com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, e tratados pelo método de Georgio. Os sujeitos da pesquisa foram os graduandos de enfermagem do 10º período da Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ). Após a apreensão dos significados e interpretação do “mundo - da - vida” dos graduandos de enfermagem desvelou que a saúde do homem é negligenciada em relação às demais disciplinas como saúde da mulher e da criança. Denotando como resultados deste estudo que é urgente e imediata a intervenção neste cenário visando à formação do enfermeiro e viabilizando o acesso do graduando de enfermagem em relação à saúde do homem em seus diversos ciclos da vida. Assim sendo, proponho o desenvolvimento de um Programa de Extensão Acadêmica "Atuação do graduando de enfermagem no acolhimento à saúde do homem'' com atividades mediadas por ações pedagógicas como conferências, seminários palestras, cursos de caráter teórico e/ou teórico-prático, proporcionará maior valorização do conhecimento técnico-científico do graduando de enfermagem
id UFF-2_b425e31f3a99e6ee23182356715313cc
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5940
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Percepção do graduando de enfermagem na saúde do homem: um estudo fenomenológico em formação pedagógicaFenomenologiaSaúde do homemEducação em saúdeFenomenologiaSaúde do homemEducação em saúdePhenomenologyMen’s healthHealth educationPosto que o enfermeiro, em sua prática profissional, contribui de forma significativa na promoção e prevenção dos agravos a saúde do homem, como as doenças crônicas não transmissíveis, cabendo à universidade fornecer competências e habilidades aos graduandos de enfermagem, como preveem as Diretrizes Curriculares Nacionais. O objetivo deste estudo é compreender a percepção do estudante de graduação em enfermagem acerca da saúde do homem, em sua formação pedagógica, a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau- Ponty; descrever a percepção do estudante de graduação em enfermagem acerca da saúde do homem em sua formação pedagógica, a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty; desenvolver um projeto de extensão universitária no âmbito da saúde do homem contribuindo para a formação acadêmica e científica do graduando de enfermagem. Trata-se de um estudo fenomenológico, descritivo, com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, e tratados pelo método de Georgio. Os sujeitos da pesquisa foram os graduandos de enfermagem do 10º período da Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ). Após a apreensão dos significados e interpretação do “mundo - da - vida” dos graduandos de enfermagem desvelou que a saúde do homem é negligenciada em relação às demais disciplinas como saúde da mulher e da criança. Denotando como resultados deste estudo que é urgente e imediata a intervenção neste cenário visando à formação do enfermeiro e viabilizando o acesso do graduando de enfermagem em relação à saúde do homem em seus diversos ciclos da vida. Assim sendo, proponho o desenvolvimento de um Programa de Extensão Acadêmica "Atuação do graduando de enfermagem no acolhimento à saúde do homem'' com atividades mediadas por ações pedagógicas como conferências, seminários palestras, cursos de caráter teórico e/ou teórico-prático, proporcionará maior valorização do conhecimento técnico-científico do graduando de enfermagemThe study in question brings the Phenomenology as a method of approximation of the universe of nursing, inserting a content that specifically will foster human health providing opportunity to graduates to train nursing contribute to the learning process and achieve changes in behaviour of future professionals in the handling of real situations.The harms to health of the male population are challenges to be faced by nurses therefore being paramount to implementation of educative actions on promoting the joint of, theoretical/practical content, the Academy of the society. Since the nurse in your professional practice contributes significantly to the promotion and prevention of diseases to human health such as chronic non-communicable diseases, and the University provide skills and abilities to nursing graduates, as provided for in the National Curriculum Guidelines. The aim of this study is to understand the perception of the graduate student in nursing, about men's health in your pedagogical training, from the phenomenological perspective of Merleau-Ponty. It is a phenomenological study, descriptive qualitative approach, developed with the nursing graduates of the 10th period of Estácio de Sá (UNESA/RJ). Data collection through the phenomenological interview, sought to answer the following question: what is your guiding perception about human health on your pedagogical training? After seizure of the meanings and interpretation of "world-of-life" of undergraduates of nursing uncovered unfavorable conditions that human health is neglected in relation to other disciplines such as women's health and children. The content issue of teaching nursing graduation about aspects of National Policy for Full Health Care of Man is still shy as well as being presented in fragmentary form in other disciplines such as adult and elderly Health. Denoting as a result of this study it's urgent and immediate intervention in this scenario aimed at the formation of the nurses and enabling the access of the nursing student in relation to human health, expanding the program of attention to men's health in its different cycles of life, providing better quality of life to men. Denoting as a result of this study it's urgent and immediate need to intervene in these processes of education providing the nursing student's access to health-related content, aimed at the formation of the nurse and enlarge the National Program of attention to men's health in its different cycles of life, providing better quality of life to men. Therefore I propose the development of an Academic outreach program under the theme with activities, mediated by pedagogical actions such as conferences, seminars, lectures, courses of theoretical character and/or theoretical-practical, had provided greater appreciation of technical and scientific knowledge of the nursing studentSilva, Rose Mary Costa Rosa AndradeRosas, Ann Mary Machado Tinoco FeitosaPereira, Eliane RamosPereira, Eliane RamosDeus, Vilza Aparecida Handan de2018-03-13T20:19:01Z2018-03-13T20:19:01Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDEUS, Vilza Aparecida Handan de. Percepção do graduando de enfermagem na saúde do homem: um estudo fenomenológico em formação pedagógica. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/5940http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:57:45Zoai:app.uff.br:1/5940Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T03:57:45Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção do graduando de enfermagem na saúde do homem: um estudo fenomenológico em formação pedagógica
title Percepção do graduando de enfermagem na saúde do homem: um estudo fenomenológico em formação pedagógica
spellingShingle Percepção do graduando de enfermagem na saúde do homem: um estudo fenomenológico em formação pedagógica
Deus, Vilza Aparecida Handan de
Fenomenologia
Saúde do homem
Educação em saúde
Fenomenologia
Saúde do homem
Educação em saúde
Phenomenology
Men’s health
Health education
title_short Percepção do graduando de enfermagem na saúde do homem: um estudo fenomenológico em formação pedagógica
title_full Percepção do graduando de enfermagem na saúde do homem: um estudo fenomenológico em formação pedagógica
title_fullStr Percepção do graduando de enfermagem na saúde do homem: um estudo fenomenológico em formação pedagógica
title_full_unstemmed Percepção do graduando de enfermagem na saúde do homem: um estudo fenomenológico em formação pedagógica
title_sort Percepção do graduando de enfermagem na saúde do homem: um estudo fenomenológico em formação pedagógica
author Deus, Vilza Aparecida Handan de
author_facet Deus, Vilza Aparecida Handan de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa
Pereira, Eliane Ramos
Pereira, Eliane Ramos
dc.contributor.author.fl_str_mv Deus, Vilza Aparecida Handan de
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia
Saúde do homem
Educação em saúde
Fenomenologia
Saúde do homem
Educação em saúde
Phenomenology
Men’s health
Health education
topic Fenomenologia
Saúde do homem
Educação em saúde
Fenomenologia
Saúde do homem
Educação em saúde
Phenomenology
Men’s health
Health education
description Posto que o enfermeiro, em sua prática profissional, contribui de forma significativa na promoção e prevenção dos agravos a saúde do homem, como as doenças crônicas não transmissíveis, cabendo à universidade fornecer competências e habilidades aos graduandos de enfermagem, como preveem as Diretrizes Curriculares Nacionais. O objetivo deste estudo é compreender a percepção do estudante de graduação em enfermagem acerca da saúde do homem, em sua formação pedagógica, a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau- Ponty; descrever a percepção do estudante de graduação em enfermagem acerca da saúde do homem em sua formação pedagógica, a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty; desenvolver um projeto de extensão universitária no âmbito da saúde do homem contribuindo para a formação acadêmica e científica do graduando de enfermagem. Trata-se de um estudo fenomenológico, descritivo, com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, e tratados pelo método de Georgio. Os sujeitos da pesquisa foram os graduandos de enfermagem do 10º período da Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ). Após a apreensão dos significados e interpretação do “mundo - da - vida” dos graduandos de enfermagem desvelou que a saúde do homem é negligenciada em relação às demais disciplinas como saúde da mulher e da criança. Denotando como resultados deste estudo que é urgente e imediata a intervenção neste cenário visando à formação do enfermeiro e viabilizando o acesso do graduando de enfermagem em relação à saúde do homem em seus diversos ciclos da vida. Assim sendo, proponho o desenvolvimento de um Programa de Extensão Acadêmica "Atuação do graduando de enfermagem no acolhimento à saúde do homem'' com atividades mediadas por ações pedagógicas como conferências, seminários palestras, cursos de caráter teórico e/ou teórico-prático, proporcionará maior valorização do conhecimento técnico-científico do graduando de enfermagem
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-03-13T20:19:01Z
2018-03-13T20:19:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DEUS, Vilza Aparecida Handan de. Percepção do graduando de enfermagem na saúde do homem: um estudo fenomenológico em formação pedagógica. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5940
identifier_str_mv DEUS, Vilza Aparecida Handan de. Percepção do graduando de enfermagem na saúde do homem: um estudo fenomenológico em formação pedagógica. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838854275661824