Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbino, Vanessa da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30353
Resumo: Este estudo buscou compreender formas estratégicas que pudessem ser desenvolvidas para professores que atuam com alunos com TEA, a fim de fornecer-lhes ajudas para um processo de inclusão não apenas espacial, mas didático-pedagógico. Por meio da investigação, analisamos as contribuições de um Curso MOOC quando utilizado na perspectiva de formação continuada docente. O estudo teve como finalidade responder à seguinte questão de pesquisa: De que forma os cursos online, no formato MOOC, podem ser utilizados como ferramenta em uma perspectiva inclusiva na capacitação de professores de alunos com TEA? A presente pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um Massive Open Online Course (MOOC), servindo como um caminho de formação continuada a docentes que atuam na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Defendemos que os MOOCs podem servir como uma importante ferramenta de apoio aos professores, já que vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e fugaz. Nessa perspectiva, tais docentes terão à disposição conteúdos teóricos e materiais práticos para o trabalho com seus estudantes que apresentam necessidades específicas de aprendizagem. Assim, contribuímos para um projeto educacional em perspectiva inclusiva, a fim de garantir os direitos dos alunos com TEA. Produzimos meios e estratégias de ensino-aprendizagem para o trabalho com estes alunos, favorecendo um espaço possível de diálogo, reflexão e aperfeiçoamento pedagógico. A pesquisa seguiu uma abordagem quali-quantitativa e a metodologia do trabalho se deu através da autoaprendizagem em um ambiente virtual, por meio de suportes como: fóruns de discussão, textos teóricos em PDF, vídeos disponibilizados na internet e atividades complementares por meio de questionários. O estudo produziu contribuições para a ampliação dos horizontes relacionados à educação na perspectiva inclusiva, em especial no que tange à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista
id UFF-2_b42ed59f0e5c4af298777e93453e7545
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30353
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitaçãoCursos Massivos Online; Autismo; Formação ContinuadaTranstorno autístico, Educação inclusiva, Formação de professor, Processo de ensino-aprendizagemMassive Online Courses; Autism; Continuing Education.Este estudo buscou compreender formas estratégicas que pudessem ser desenvolvidas para professores que atuam com alunos com TEA, a fim de fornecer-lhes ajudas para um processo de inclusão não apenas espacial, mas didático-pedagógico. Por meio da investigação, analisamos as contribuições de um Curso MOOC quando utilizado na perspectiva de formação continuada docente. O estudo teve como finalidade responder à seguinte questão de pesquisa: De que forma os cursos online, no formato MOOC, podem ser utilizados como ferramenta em uma perspectiva inclusiva na capacitação de professores de alunos com TEA? A presente pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um Massive Open Online Course (MOOC), servindo como um caminho de formação continuada a docentes que atuam na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Defendemos que os MOOCs podem servir como uma importante ferramenta de apoio aos professores, já que vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e fugaz. Nessa perspectiva, tais docentes terão à disposição conteúdos teóricos e materiais práticos para o trabalho com seus estudantes que apresentam necessidades específicas de aprendizagem. Assim, contribuímos para um projeto educacional em perspectiva inclusiva, a fim de garantir os direitos dos alunos com TEA. Produzimos meios e estratégias de ensino-aprendizagem para o trabalho com estes alunos, favorecendo um espaço possível de diálogo, reflexão e aperfeiçoamento pedagógico. A pesquisa seguiu uma abordagem quali-quantitativa e a metodologia do trabalho se deu através da autoaprendizagem em um ambiente virtual, por meio de suportes como: fóruns de discussão, textos teóricos em PDF, vídeos disponibilizados na internet e atividades complementares por meio de questionários. O estudo produziu contribuições para a ampliação dos horizontes relacionados à educação na perspectiva inclusiva, em especial no que tange à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro AutistaThis study sought to understand strategic forms that could be developed for teachers who work with students with ASD, in order to provide help for a process of inclusion that is not only spatial, but didactic-pedagogical. Through the investigation, the contributions of a MOOC Course were analyzed when used in the perspective of continuing teacher education. The study aimed to answer the following research question: How can online courses, in the MOOC format, be used as a tool in an inclusive perspective in the training of teachers of students with ASD? The present research has as general objective to develop a Massive Open Online Course (MOOC), serving as a path of continuous training for teachers who work in the inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder (TEA). We argue that MOOCs can serve as an important tool to support teachers, since we live in an increasingly technological and fleeting world. In this perspective, such teachers will have at their disposal theoretical contents and practical materials for working with their students who have specific learning needs. Thus, we contribute to an educational project in an inclusive perspective, to guarantee the rights of students with ASD. We produce teaching-learning means and strategies for working with these students, favoring a possible space for dialogue, reflection, and pedagogical improvement. The research followed a qualitative and quantitative approach and the methodology of the work took place through self-learning in a virtual environment, through supports such as: discussion forums, theoretical texts in PDF, videos available on the internet and complementary activities through questionnaires. The study produced contributions to the expansion of horizons related to education from an inclusive perspective, especially regarding the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder.204 p.Pinto, Sérgio Crespo Coelho da SilvaBraz, Ruth Maria MarianiQueiroz, Paulo Pires deMenezes, Crediné Silva deYamasaki, Alice AkemiBalbino, Vanessa da Silva2023-09-14T18:55:28Z2023-09-14T18:55:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBALBINO, Vanessa da Silva. Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação. 2020. 204 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30353CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-14T18:55:32Zoai:app.uff.br:1/30353Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-14T18:55:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação
title Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação
spellingShingle Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação
Balbino, Vanessa da Silva
Cursos Massivos Online; Autismo; Formação Continuada
Transtorno autístico, Educação inclusiva, Formação de professor, Processo de ensino-aprendizagem
Massive Online Courses; Autism; Continuing Education.
title_short Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação
title_full Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação
title_fullStr Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação
title_full_unstemmed Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação
title_sort Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação
author Balbino, Vanessa da Silva
author_facet Balbino, Vanessa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva
Braz, Ruth Maria Mariani
Queiroz, Paulo Pires de
Menezes, Crediné Silva de
Yamasaki, Alice Akemi
dc.contributor.author.fl_str_mv Balbino, Vanessa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos Massivos Online; Autismo; Formação Continuada
Transtorno autístico, Educação inclusiva, Formação de professor, Processo de ensino-aprendizagem
Massive Online Courses; Autism; Continuing Education.
topic Cursos Massivos Online; Autismo; Formação Continuada
Transtorno autístico, Educação inclusiva, Formação de professor, Processo de ensino-aprendizagem
Massive Online Courses; Autism; Continuing Education.
description Este estudo buscou compreender formas estratégicas que pudessem ser desenvolvidas para professores que atuam com alunos com TEA, a fim de fornecer-lhes ajudas para um processo de inclusão não apenas espacial, mas didático-pedagógico. Por meio da investigação, analisamos as contribuições de um Curso MOOC quando utilizado na perspectiva de formação continuada docente. O estudo teve como finalidade responder à seguinte questão de pesquisa: De que forma os cursos online, no formato MOOC, podem ser utilizados como ferramenta em uma perspectiva inclusiva na capacitação de professores de alunos com TEA? A presente pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um Massive Open Online Course (MOOC), servindo como um caminho de formação continuada a docentes que atuam na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Defendemos que os MOOCs podem servir como uma importante ferramenta de apoio aos professores, já que vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e fugaz. Nessa perspectiva, tais docentes terão à disposição conteúdos teóricos e materiais práticos para o trabalho com seus estudantes que apresentam necessidades específicas de aprendizagem. Assim, contribuímos para um projeto educacional em perspectiva inclusiva, a fim de garantir os direitos dos alunos com TEA. Produzimos meios e estratégias de ensino-aprendizagem para o trabalho com estes alunos, favorecendo um espaço possível de diálogo, reflexão e aperfeiçoamento pedagógico. A pesquisa seguiu uma abordagem quali-quantitativa e a metodologia do trabalho se deu através da autoaprendizagem em um ambiente virtual, por meio de suportes como: fóruns de discussão, textos teóricos em PDF, vídeos disponibilizados na internet e atividades complementares por meio de questionários. O estudo produziu contribuições para a ampliação dos horizontes relacionados à educação na perspectiva inclusiva, em especial no que tange à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-14T18:55:28Z
2023-09-14T18:55:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BALBINO, Vanessa da Silva. Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação. 2020. 204 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30353
identifier_str_mv BALBINO, Vanessa da Silva. Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação. 2020. 204 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1825433491606601728