Formação Cultural e Educação Inclusiva: estudo sobre o curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme, Erika Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15785
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo a formação cultural dos estudantes do curso de Pedagogia da UFF. Estabelece-se como problema de estudo a relação da formação cultural com a educação inclusiva como possibilidade humanizadora e de crítica à sociedade. Apresenta como objetivo problematizar as concepções sobre formação cultural (Bildung) e suas contradições face ao empobrecimento da experiência com a cultura e a influência da indústria cultural que conduz mais à pseudoformação que à emancipação. Tendo como locus o curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense – UFF, discute-se as possibilidades da formação cultural (Bildung) na Universidade como experiência formativa de desenvolvimento da sensibilidade e de resistência ao status quo. Sob o aporte teórico-metodológico da Teoria Crítica da Sociedade, analisa-se a transformação das características emancipadoras da razão em racionalidade instrumental, a qual obstou as possibilidades do pensar e de se viver experiências formativas. Frente a esse estado de coisas, Adorno compreende a experiência com a arte como resistência à lógica da razão instrumental e da indústria cultural por favorecer a formação dos sentidos, possibilitar o pensamento crítico e fomentar um permanente estado de reflexão e autorreflexão, contribuindo à formação humana. A análise apoia-se na análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia - DCNP (2006), do Projeto Pedagógico de Curso – PPC (2010) e da Matriz do Componente Curricular de Atividades Culturais. Além disso, analisamos as concepções e as experiências vividas pelos estudantes no que se refere à cultura em suas diversas manifestações por meio dos dados coletados por intermédio de um questionário aplicado a 67 estudantes nos anos de 2015-2017 distribuídos nos dois turnos. Esse quantitativo representa cerca de 7% do total de 930 estudantes matriculados no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense/UFF/Niterói em regime integral (manhã/tarde/noite). Os resultados obtidos revelam o quanto a formação cultural pode possibilitar a resistência à dominação dos métodos canônicos de ensino, que obstam a educação emancipadora e, consequentemente, a docência original. Esses resultados são relevantes no contexto social e político contemporâneo, posto que a formação cultural oferecida nos cursos de licenciaturas assume relevância contra a reprodução de práticas docentes baseadas em modelos que reproduzem a sociedade de classes.
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Sob o aporte teórico-metodológico da Teoria Crítica da Sociedade, analisa-se a transformação das características emancipadoras da razão em racionalidade instrumental, a qual obstou as possibilidades do pensar e de se viver experiências formativas. Frente a esse estado de coisas, Adorno compreende a experiência com a arte como resistência à lógica da razão instrumental e da indústria cultural por favorecer a formação dos sentidos, possibilitar o pensamento crítico e fomentar um permanente estado de reflexão e autorreflexão, contribuindo à formação humana. A análise apoia-se na análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia - DCNP (2006), do Projeto Pedagógico de Curso – PPC (2010) e da Matriz do Componente Curricular de Atividades Culturais. Além disso, analisamos as concepções e as experiências vividas pelos estudantes no que se refere à cultura em suas diversas manifestações por meio dos dados coletados por intermédio de um questionário aplicado a 67 estudantes nos anos de 2015-2017 distribuídos nos dois turnos. Esse quantitativo representa cerca de 7% do total de 930 estudantes matriculados no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense/UFF/Niterói em regime integral (manhã/tarde/noite). Os resultados obtidos revelam o quanto a formação cultural pode possibilitar a resistência à dominação dos métodos canônicos de ensino, que obstam a educação emancipadora e, consequentemente, a docência original. Esses resultados são relevantes no contexto social e político contemporâneo, posto que a formação cultural oferecida nos cursos de licenciaturas assume relevância contra a reprodução de práticas docentes baseadas em modelos que reproduzem a sociedade de classes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis has as object of studying the students’ cultural formation from UFF Pedagogy course. It is in demand the cultural formation relationship with the inclusive education as a possibility of development of the human being. Its objective is to discuss the conceptions about construction of cultural formation and its contradictions in face of impoverishment of experience with culture and the influence of cultural industry that lead to pseudo formation instead of emancipation. Having locus the Pedagogy course in Fluminense Federal University – UFF, some argues the possibilities of cultural formation in the University as a formative experience of sensitive development and of resistant to status quo. Under the theoretical-methodological contribution of Critical Society Theory, it analyses the transformation of emancipation characteristics in reason of instrumental rationality that cuts off the possibilities of thinking and living formative experiences. In front this entire thing, Adorno comprehends the experience with the art as resistance to the instrumental reason logic and the cultural industry for favoring the formation of senses, enabling critic thinking and facilitating a permanent state of reflection and self-reflection, contributing to humane formation. This Analysis is supported on documental analysis of National Curriculum Directive “DCNP” (2006), of the Pedagogical Project of the Course – PPC (2010) and of the Curricular Component of Matrix and Cultural Activities. Besides of this, we analyzed the conceptions and experiences lived by students concerning to culture and its many manifestations by collected data a questionnaire applied to 67 students on 2015 – 2017, distributed in two shifts. This sample represents approximately 7 % of the 930 students enrolled in a fulltime (morning/afternoon/night) Pedagogy Course in Fluminense Federal University – UFF/Niterói. The results obtained revealed how much the cultural formation has enabled the resistance to the domination of canonic methods of teaching that become obstacle to emancipating education and consequently the original and social paper of teaching. These results are relevant in social e political contemporaneous context, once the cultural formation offered in the degree courses assumes relevance against reproduction of teaching practices based on methods that reproduce class society.157 f.Costa, Valdelúcia Alves daCrochík, José LeonCarvalho, Mariza Borges Wall Barbosa deNajjar, JorgeRangel, Maryhttp://lattes.cnpq.br/5113929159975848http://lattes.cnpq.br/3766561922402070Leme, Erika Souza2020-11-03T18:29:58Z2020-11-03T18:29:58Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLeme, Erika Souza. Formação&cultural&e&educação&inclusiva:&estudo&sobre&o&curso&de& Pedagogia&da&Universidade&Federal&Fluminense / Erika Souza Leme. – 2017. 157 f. Orientadora: Valdelúcia Alves da Costa. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense. 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