O sorriso de Monalisa: família e transgressão na crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7738 |
Resumo: | Esta tese analisa unidades estilísticas de composição da Crônica da casa assassinada (1959), de Lúcio Cardoso (1914-1964), a partir da estilística sociológica de Mikhail Bakhtin (1895-1975), a fim de demonstrar que, em seu quinto romance, Lúcio Cardoso responde à mesma preocupação de Maleita (1934), evidenciando-se uma unidade interna face à diversidade externa de sua obra. Reportam-se aqui seus romances às questões relativas à situação de produção. Analisa-se também o posicionamento do narrador em ralação aos discursos produzidos por intelectuais brasileiros no que diz respeito à situação da família patriarcal no pós-1930. Para tanto, identificam-se problemas da poética de Lúcio Cardoso, analisa-se a forma de assimilação do tempo, do espaço e do indivíduo em Maleita, estabelecem-se aproximações e distanciamentos entre o discurso do narrador da Crônica e os discursos de intelectuais brasileiros, diferenciam-se o discurso do narrador dos discursos das personagens e, por fim, investiga-se o processo de desagregação do grupo familiar dos Meneses, colocando-se, então, em evidência as transgressões das personagens às regras familiares |
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O sorriso de Monalisa: família e transgressão na crônica da casa assassinada, de Lúcio CardosoDesintegração da família patriarcalContinuidade literáriaPolifoniaTransgressãoCarnavalizaçãoRomance brasileiroCardoso, Lúcio, Crônica da casa assassinadaDisintegration of the patriarchal familyLiterary continuityPolyphonyTransgressionCarnivalizationEsta tese analisa unidades estilísticas de composição da Crônica da casa assassinada (1959), de Lúcio Cardoso (1914-1964), a partir da estilística sociológica de Mikhail Bakhtin (1895-1975), a fim de demonstrar que, em seu quinto romance, Lúcio Cardoso responde à mesma preocupação de Maleita (1934), evidenciando-se uma unidade interna face à diversidade externa de sua obra. Reportam-se aqui seus romances às questões relativas à situação de produção. Analisa-se também o posicionamento do narrador em ralação aos discursos produzidos por intelectuais brasileiros no que diz respeito à situação da família patriarcal no pós-1930. Para tanto, identificam-se problemas da poética de Lúcio Cardoso, analisa-se a forma de assimilação do tempo, do espaço e do indivíduo em Maleita, estabelecem-se aproximações e distanciamentos entre o discurso do narrador da Crônica e os discursos de intelectuais brasileiros, diferenciam-se o discurso do narrador dos discursos das personagens e, por fim, investiga-se o processo de desagregação do grupo familiar dos Meneses, colocando-se, então, em evidência as transgressões das personagens às regras familiaresFaculdade Anísio TeixeiraThis dissertation examines the compositional stylistic units of Crônica da casa assassinada (1959), written by Lucio Cardoso (1914-1964), from the Mikhail Bakhtin’s sociological stylistic (1895-1975)analysis in order to demonstrate that, in his fifth novel, Lúcio Cardoso answers to the same concern of Maleita (1934 ), highlighting an internal drive against the external diversity of his work. His novels are referred here to questions regarding to the status of production. It is also analyzed the perspective of the narrator/chronicler in connection to the discourse produced by Brazilian intellectuals with regard to the status of the patriarchal family after 1930. Therefore, the problems with in the poetic of Lúcio Cardoso are identified, the type of assimilation of time, space and individual is analyzed in Maleita, similarities and differences between the discourse of the narrator of Crônica and the discourses of Brazilian intellectuals are established, the speech of the narrator and the speeches of the characters are compared and finally the process of disintegration of the Meneses’ family group is investigated, putting in evidence the characters transgressions of the family rulesFarinaccio, PascoalRocha, Flávia Aninger de BarrosConceição, Kátia Cilene Silva SantosBezerra, PauloAdler, Victor HugoAraujo, Jean Marcel Oliveira2018-10-04T16:03:42Z2018-10-04T16:03:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7738http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T20:01:28Zoai:app.uff.br:1/7738Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-14T20:01:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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