Passagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernanda Chaves dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15205
Resumo: Com esta pesquisa objetivei compreender como é para os estudantes do nono ano do ensino fundamental realizarem a passagem de nível para o primeiro ano do ensino médio. Pois a escola, enquanto espaço de produção e construção de saberes, pode produzir alterações significativas na vida social dos indivíduos, como também contribuir na tomada de decisões, promovendo o seu desenvolvimento como sujeitos autônomos. Quanto à metodologia, foram utilizados três instrumentos investigativos. O primeiro refere-se a uma ficha de identificação aplicada com o objetivo de conhecer os estudantes do nono ano do ensino fundamental. No segundo momento, foi realizado grupo de discussão com nove estudantes que apontaram questões importantes sobre as perspectivas quanto à escolha das instituições. E no terceiro adotou-se a entrevista individual compreensiva (Jean-Claude Kaufmann) que permitiu verificar se os objetivos e anseios traçados no nono ano do ensino fundamental foram alcançados pelos mesmos estudantes no ensino médio. As entrevistas foram realizadas com quatro estudantes já matriculados no primeiro ano do ensino médio em diferentes redes de ensino. Como aportes teóricos a pesquisa privilegia os conceitos de “projeto” (Gilberto Velho) e de “provas” e “suportes existenciais” (Danilo Martuccelli). Os resultados apontam para diferentes mudanças ocorridas na vida e na rotina escolar dos jovens estudantes, como a perspectiva de futuro relacionadas ao mercado de trabalho, as dificuldades enfrentadas e superadas pelos estudantes no primeiro ano do ensino médio
id UFF-2_b60b1bfca49b2e61f2c974b2e645f9eb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15205
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Passagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médioJovensTransiçãoEnsino fundamentalEnsino médioJuventudeEnsino fundamentalEnsino médioYoungTransitionelementary schoolhigh schoolCom esta pesquisa objetivei compreender como é para os estudantes do nono ano do ensino fundamental realizarem a passagem de nível para o primeiro ano do ensino médio. Pois a escola, enquanto espaço de produção e construção de saberes, pode produzir alterações significativas na vida social dos indivíduos, como também contribuir na tomada de decisões, promovendo o seu desenvolvimento como sujeitos autônomos. Quanto à metodologia, foram utilizados três instrumentos investigativos. O primeiro refere-se a uma ficha de identificação aplicada com o objetivo de conhecer os estudantes do nono ano do ensino fundamental. No segundo momento, foi realizado grupo de discussão com nove estudantes que apontaram questões importantes sobre as perspectivas quanto à escolha das instituições. E no terceiro adotou-se a entrevista individual compreensiva (Jean-Claude Kaufmann) que permitiu verificar se os objetivos e anseios traçados no nono ano do ensino fundamental foram alcançados pelos mesmos estudantes no ensino médio. As entrevistas foram realizadas com quatro estudantes já matriculados no primeiro ano do ensino médio em diferentes redes de ensino. Como aportes teóricos a pesquisa privilegia os conceitos de “projeto” (Gilberto Velho) e de “provas” e “suportes existenciais” (Danilo Martuccelli). Os resultados apontam para diferentes mudanças ocorridas na vida e na rotina escolar dos jovens estudantes, como a perspectiva de futuro relacionadas ao mercado de trabalho, as dificuldades enfrentadas e superadas pelos estudantes no primeiro ano do ensino médioThe school as an area of production and construction of knowledge can produce significant changes in the social lives of young people, contributing to the decision-making and promoting their development as autonomous subjects. Youth is crossed by other social spaces beyond school and family, as groups of friends, internet, church, among others. They offer self-assertion of grants to young people and help in their individuation process, crossing the barriers between school and the outside world. Thus, assuming that the entry of young people in high school sets an important moment in their lives, and may even be the first opportunity for professional choice for them, this research project has as its object of study to investigate the level crossing of students from the ninth grade of elementary school and the first year of high school. Therefore, it seeks to answer the following questions: what are the motivations that led young people to perform a certain type of school education, general or vocational? There are difficulties experienced by these young people in the transition from elementary school to high school that influence in their life courses? And that school and non-school contexts influence on the lives of these young people? As a working methodology, we adopted an identification questionnaire, after a discussion group and also the realization of the comprehensive interview, to understand the biographical path and future projects of young people in high school. Will be used as a starting theoretical contributions the concepts of "project" old Gilberto and "evidence" and "existential supports" Danilo Martuccelli as comprehensive interview of Jean-Claude Kaufmann144 f.Carrano, PauloVargas, Hustana MariaRibeiro, ElianeBrenner, Ana Karinahttp://lattes.cnpq.br/8559991821167805http://lattes.cnpq.br/9106017105325057Santos, Fernanda Chaves dos2020-10-12T13:40:43Z2020-10-12T13:40:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Fernanda Chaves dos. Passagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15205http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-19T17:23:00Zoai:app.uff.br:1/15205Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:19.973370Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Passagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio
title Passagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio
spellingShingle Passagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio
Santos, Fernanda Chaves dos
Jovens
Transição
Ensino fundamental
Ensino médio
Juventude
Ensino fundamental
Ensino médio
Young
Transition
elementary school
high school
title_short Passagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio
title_full Passagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio
title_fullStr Passagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio
title_full_unstemmed Passagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio
title_sort Passagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio
author Santos, Fernanda Chaves dos
author_facet Santos, Fernanda Chaves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carrano, Paulo
Vargas, Hustana Maria
Ribeiro, Eliane
Brenner, Ana Karina
http://lattes.cnpq.br/8559991821167805
http://lattes.cnpq.br/9106017105325057
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernanda Chaves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Transição
Ensino fundamental
Ensino médio
Juventude
Ensino fundamental
Ensino médio
Young
Transition
elementary school
high school
topic Jovens
Transição
Ensino fundamental
Ensino médio
Juventude
Ensino fundamental
Ensino médio
Young
Transition
elementary school
high school
description Com esta pesquisa objetivei compreender como é para os estudantes do nono ano do ensino fundamental realizarem a passagem de nível para o primeiro ano do ensino médio. Pois a escola, enquanto espaço de produção e construção de saberes, pode produzir alterações significativas na vida social dos indivíduos, como também contribuir na tomada de decisões, promovendo o seu desenvolvimento como sujeitos autônomos. Quanto à metodologia, foram utilizados três instrumentos investigativos. O primeiro refere-se a uma ficha de identificação aplicada com o objetivo de conhecer os estudantes do nono ano do ensino fundamental. No segundo momento, foi realizado grupo de discussão com nove estudantes que apontaram questões importantes sobre as perspectivas quanto à escolha das instituições. E no terceiro adotou-se a entrevista individual compreensiva (Jean-Claude Kaufmann) que permitiu verificar se os objetivos e anseios traçados no nono ano do ensino fundamental foram alcançados pelos mesmos estudantes no ensino médio. As entrevistas foram realizadas com quatro estudantes já matriculados no primeiro ano do ensino médio em diferentes redes de ensino. Como aportes teóricos a pesquisa privilegia os conceitos de “projeto” (Gilberto Velho) e de “provas” e “suportes existenciais” (Danilo Martuccelli). Os resultados apontam para diferentes mudanças ocorridas na vida e na rotina escolar dos jovens estudantes, como a perspectiva de futuro relacionadas ao mercado de trabalho, as dificuldades enfrentadas e superadas pelos estudantes no primeiro ano do ensino médio
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-10-12T13:40:43Z
2020-10-12T13:40:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Fernanda Chaves dos. Passagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15205
identifier_str_mv SANTOS, Fernanda Chaves dos. Passagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823559726596096